O meu navegador firefox está apresentando um comportamento estranho… demora para carregar páginas web… na maioria das vezes diz que o site não foi encontrado.
Também nos jogos, ao menos o que eu jogo online (Forge of Empires), os objetos que se movimentam, parecem “pular” ou falhar o movimento que seria suave/contínuo.
Isso me pareceu ter acontecido após a atualiozação do driver da nVidia para versão 550.107.02… mas, o estranho é que nos demais navegadores, tudo carrega rápido e normal, sem falhas, inclusive o jogo roda tranquilo.
Já fiz o processo de redefinir as configurações, reconfigurar tudo de novo, importar favoritos, etc e não resolveu.
Ontem, 19/09, teve atualização para versão 130.0.1, resolvendo bugs como:
- Fixed a recent regression causing some UI elements to be rendered as left-to-right instead of right-to-left for users of our Saraiki localization. (Bug 1917175)
- Linux: Fixed black rendering of AVIF images when Firefox is built with GCC. (Bug 1916038)
Estou no mint 22 kernel 6.8.
O que ainda não fiz foi desinstalar e instalar novamente o firefox.
Talvez, antes disse, caso alguém tenha mais alguma sugestão, agradeço.
1 curtida
Tenta alterar a configuração de aceleração por hardware dentro do firefox e vê se resolve
1 curtida
Pode ser questão do DNS, que o Firefox tem opção para escolher qual usar. Geralmente se usa o padrão do computador, mas o Firefox tem opção “DNS sobre HTTPS” que pode se sobrepor à configuração do computador em nome de mais privacidade.
Vá no menu sanduíche (superior direita) → Configurações → Privacidade e Segurança → Role abaixo até “DNS sobre HTTPS” → Selecione opção “Desativado”
Veja se resolve. Se já estiver em desativado, tente ver nas outras opções se resolvem o problema.
1 curtida
Havia esquecido de desativar a aceleração de hardware… parece que no jogo, melhou… vou observar.
Sim… esse parâmetro estava marcado antes da atualização para versão 130.0 … aparentemente, após atualizar, alguma coisa não funcionou bem… desativei… aparentemetne, carrgou todas as páginas… também vou observar .
Embora utilize vários navegadores, eu separo as atividades… então, acaba que utilizo o firefox, Chrome, opera ( meio lento)… Brave e, eventualmente, vivaldi.
Valeu por hora… na correria, nos passamos nos pequenos detalhes.
Bom… observando, o jogo parece ter normalizado… mas, quando vou abrir uma ou outro site, atualizar abas, algumas fica carregando até exibir site não encontrado… então, um F5 consegue atualizar mas, claro, demora para carregar o conteúdo.
Então, penso mesmo em desinstalar e instalar novamente… mais tarde, com tempo.
1 curtida
Bom… também liguei para meu provedor, questionando se não haveria algum problema de rota/DNS ou qualquer problema externo… me sugeriram trocar o equipamento da fibra, pois faz uns 2 anos que estou com o mesmo equpamento e um roteador TP-Link Archer C7 AC1750… bem… agendei a troca, assim que for trocado, vou analisar novamente… por hora, vou deixar o firefox descansando!
Teste o chromium… sem ter q baixar td (dependências) faça isso:
Sudo apt install chromium
Considerando isso…
pausa pra uma historinha desinteressante
Acho que foi quinta… ou sexta-feira dessa semana…
Fui iniciar um pesquisa pela barra de endereços no Firefox (no Linux Mint) e acusou página insegura.
Não lembro exatamente a mensagem, mas lembro de ter passado pela minha cabeça algum problema com DNS… apesar de eu não ter alterado nada recentemente nesse sentido.
E foi durante o uso…
E lembrando agora, pode ser que tenha coincidido com o momento em que eu estava atualizando o sistema (mas não tenho certeza).
O que resolveu na ocasião (ontem ou anteontem) foi um simples limpar os arquivos temporários gerados pelo Firefox (“desde o começo” como faço), sabe?
O crtl + shift + delete? Aí aparece a caixinha de apagar histórico, senhas, cache…
… eu pergunto: Você tentou apagar os “arquivos temporários” do Firefox pra ver se resolvia?
Sim… antes de fazer um “reset” nas configurações, fiz uma limpeza, excluindo tudo…
( * em todos os navegadores, ao menos 1x por semana faço uma geral)
1 curtida
Baixei recentemente o “ungoogled chromium”…
Ainda não testei … só abri uma vez… vou configurar e testar assim que possível.
2 curtidas