Até hoje eu usava o S3 Translator, mas depois do comentário do @denielt, testei, gostei bastante e troquei para ao que ele indicou, top!
Claro que da, o Firefox não é um navegador terrível, no geral tudo funciona bem nele, depende das suas necessidades… Eu experimentei o Firefox diversas vezes nos últimos anos e tenho uma lista de coisas (que foi crescendo nesse meio tempo) que tornaram o Chrome meu navegador padrão, de pequenos detalhes a detalhes grandes. De qualquer forma eu ainda dou uma olhada volta e meia no Firefox, é sempre legal saber quais ideias outros navegadores tem para por na mesa.
Talvez a superioridade do Chrome e do Edge em relação ao Firefox, evidenciada em vários testes, faça diferença para hard users de TI. Uso esses navegadores para o básico, e o desempenho aparente dos três é o mesmo. Então continuo dando preferência ao Firefox, porque estou mais acostumado a ele, suas extensões e opções de configuração, e também porque gosto de estar apoiando uma alternativa aos tantos browsers de base Chromium.
Pode dizer quais são?
Eu também uso o Chrome e o Firefox (às vezes) aqui e percebo que em algumas coisas, o Chrome se sai melhor, especialmente se tratando de reprodução de vídeos no Youtube. Ah, isso pode ser porque o meu hardware é bem básico, mas no Chrome consigo reproduzir um vídeo em 720p60FPS ou 1080p30FPS sem muitos problemas, diferentemente do Firefox.
Também já testei alterar algumas configurações, mas sem tanto sucesso assim.
Mas enfim, eu gosto bastante do Firefox e uso ele como minha segunda opção fixa de navegador, aqui.
Tu sabe que nem é pela performance? Eu não consigo notar diferença de performance, mas tem várias funcionalidades que não só me dão problema como dão problema para diversas pessoas que conheço do trabalho.
- Perfis bem integrados a interface principal, nada de ter de acessar painéis obscuros ou sair catando onde estão os perfis do browser. Qualquer pessoa com perfis empresariais e pessoais, etc, precisa profundamente desta funcionalidade para organizar sua vida.
- Defaults dentre muitos pequenos detalhes que apelam mais a demanda popular, a maioria das pessoas quer por default a sessão anterior (voltar ao que estava trabalhando), quer que o navegador pergunte que perfil ele quer, quer que o navegador mande link para o último perfil acessado, o mesmo atalho que reabre páginas antigas consegue reabrir sessões, etc…
- Mecanismo de agrupamento de páginas descomplicado mas bastante útil. Todos os browsers tem algo similar, mas vem por padrão no chrome, e é mais visual, orgânico e descomplicado.
- Mecanismo a lá “paleta de comandos” que permite navegar facilmente entre páginas abertas e recentes, nada de catar página na aba. Tem plugins similares no Firefox mas envolvem múltiplos painéis, costumam ser mais poluídos e exigem configuração.
- No meu caso particular, é o único navegador capaz de depurar chromium hybrid apps, trabalho com Ionic e também é um dos poucos browsers que suporta PWAs, alguns produtos internos da nossa empresa estão migrando para esse paradigma.
Não entendi a frase kkkkk
@romulopb o Chrome também parece ser mais otimizado quanto à reprodução de vídeo no youtube, especialmente em hardwares mais básicos. Aliás, talvez todos os navegadores base chromium sejam mais otimizados que o Firefox pra esse fim, mas meus “testes” são muito superficiais…
Eu não ligo muito para estas coisas, ambos os navegadores suprem bem isso, trabalho com desenvolvimento e as máquinas que tenho são bem competentes para rodar até 8k bem em qualquer navegador moderno, mas com o tempo esses pequenos detalhes foram surgindo, eu fui fazendo uso profundo deles, principalmente por causa do meu trabalho, foram facilitando minha vida… Hoje para mim é melhor manter o Chrome como default.
Uma coisa legal (em comparação ao Chrome) que uso, é a integração com o app mobile que aceita extensões. Por exemplo o BitWarden que é meu sistema de controle de senhas.
Em relação ao uso de webapps, alguém tem alguma dica?
Instalar o WebApps ou o ICE do Peppermint
Tá ai, para algumas pessoas pode ser muito importante o uso de Webapps, para outras nem tanto. Essa era uma função que tinha no Firefox, estava escondida mas estava lá. Mas simplesmente resolveram limar ela de lá porque estava tomando tempo de desenvolvimento. Se o user depende dessa função vai precisar ter que recorrer a uma ferramenta de terceiros ou usar outro navegador que suporte.
Eu usei Firefox como navegador padrão por mais de 15 anos, infelizmente as decisões como essas e os problemas de desempenho (apesar de que visivelmente nunca presenciei nada tão expressivo) foi o que me fez a deixá-lo como navegador secundário nos dias de hoje.
Eu realmente n vejo necessidade no meu uso de webapps. Mas se eu precisasse usaria o Chrome ou o Edge para criá-los mesmo o Firefox sendo meu navegador padrão. Afinal, se a ideia já é usar um webapp separado do navegador então pouco importa se o backend será chrome. Mas ainda acho mais produtivo usar abas em vez de webapps q pra mim são apenas janelas que tmb posso abrir várias em qualquer navegador. Ainda n conseguir enxergar muito a vantagem do Webapp.
É aquele negócio, o mesmo que acontece com usuários de longa data de Windows. Boa parte das pessoas cresceu usando ou aprendeu a usar um computador com Chrome. O Firefox é um ótimo navegador, mas eu não vejo ponto em migrar do Chrome para ele. Eu uso o Firefox, pois sempre o usei, e o usarei até não estar mais disponível, pelo simples fato de estar acostumado a ele. Não há vantagem em migrar de um para o outro se você consegue realizar o seu trabalho.
Lembre-se, o que importa não é o sistema operacional, muito menos quais programas você utiliza, mas sim as tarefas que você realiza neles.
O ponto é justamente esse, você ter que usar um outro navegador para tal sendo que a função estava lá, nunca foi difundida e por fim removida pela raiz. A empresa dá margem para que as pessoas concentrem as atividades em outro navegador pois, pra que eu vou querer dois se apenas um faz as duas funções que eu preciso (a navegação e os wepapps)?!
É claro que vale! Agora, é sabido que há um desempenho de web inferior à família Chrome, mas, o importante é você testar, pois, se ao navegar você não sentir tanta diferença é isso que vale.
Bem, eu fiquei meio órfão depois que larguei o Brave, aí usei o Firefox por uns 2 meses e funciona bem, só que tive alguns problemas para renderizar certas páginas como o Flathub.
Hoje uso o Ungoogled Chromium que promete ser bem privativo e se desprender dos serviços da Google.
Eu uso o próprio BitWarden para Android, logo não vejo sentido no navegador mobile, até porque eu quero poder preencher informações de senhas e contas bancárias em qualquer app.
Quanto a extensões no celular, não me fazem falta pois eu raramente uso o chrome mobile, quase sempre quando uso, mando o link para um desktop ou notebook, mas é raro, a maior parte do tempo eu uso apps dos serviços. Ironicamente ou não, o app do serviço é um webview (chrome) ou um WPA as vezes.
Usei o firefox por muito tempo, sempre achei ele bem leve e com recursos bem interessantes (pocket, extenção de conteiners, picture in picture,bloqueador de anúncios). Eu acabei migrando para o chromium por conta de algumas páginas ficarem bugadas pra mim e por ele ser um pouco mais rápido. Se não fosse isso eu continuaria no firefox.
Eu tenho os 2 mas o firefox é exclusivo para testes de desenvolvimento, não tem nada pessoal nele. Gasta tempo manter 2 navegadores, se tivesse um ganho real para minha vida eu faria, mas não tem.
Desde que comecei a usar Sistemas Operacionais baseados no Kernel Linux, lá em 2008, o Firefox sempre foi meu preferido, mas eu também usava o Chrome como 2nd opção.
Já tem mais de 2 meses que migrei 100% para o Sistema Operacional Android que é um OS baseado no Kernel Linux, “só que mais particular e diferente dos demais, um pouco engessado eu diria”, que o Chrome acabou tomando a dianteira do Firefox por causa de um problema “bobo”.
Uso mouse e teclado sem fio Bluetooth, o dispositivo é um Samsung Tab S5e e raramente eu toco na tela (Se tivesse uma opção de desativar a tela que lê toques, iria aumentar a performance e a economia do dispositivo, pois menos pulsos elétricos passando entre RAM, Processador e I/O. Tem telas touchs que ficam a 900hz por segundos para ter uma leitura mais precisa dos toques. Acredito que isso será resolvido aos poucos com a Samsung e demais começando a focar mais em Tablets e nos orientados em Paisagem).
Mas no Firefox, o problema “bobo” é que quando usamos o teclado para selecionar algo, as setas por exemplo, ele fica “acinzentado”, como se ele tivesse “highlighted” toda tela. Aqui no Diolinux Plus, eu uso as setas para ler e rolar para baixo, cima os títulos e os tópicos, e o tema dark fica “esfumaçado”.
Isso acontece no PlayStore e alguns outros apps também, mas não acontece no Chrome, ainda bem. Se fosse tela IPS ou similares, talvez eu relevaria, mas em tela Super Amoled… Chrome foi a solução até então.
Off Topic: Até uns dias atrás tinha um problema que todas as vezes que o teclado ou o mouse bluetooth “dormiam”, quando “acordavamos” eles tudo era refresh, atualizado, como se fosse a famosa tecla f5, e isso era ruim em uns cenários pois perdiamos oque estavamos fazendo. Mas isso foi resolvido dias trás. Isso é um excelente sinal que o Android esta caminhando para ser um Multi OS, Mobile e Desktop.
Mas eu sempre estou usando o Firefox e vendo se este problema desaparece a cada atualização, afinal de contas o Firefox sempre foi meu preferido devido seu nível de customização ser praticamente infinito.
Como falei eu n vejo real necessidade de uso em webapps a não ser pra algo que so funcione na base Chromium. Porq em questão de multitarefas ao meu ver a aba ainda é o meio mais rápido de trabalho na web. Ex: é extremamente mais rápido mudar de aba do que de janela.