Firefox 84 lançado com WebRender habilitado ultimo respiro do Adobe Flash Player

O Mozilla Firefox chega na sua versão 84, com melhorias e novidades que podem agradar os seus usuários de todos os sistemas operacionais, do Linux ao Windows.

No começo a release note lançada no site, a Mozilla agradeceu ao pessoal que contribuiu o RC do Mozilla Firefox 84 além de fazer um balanço de 2020, que foi um ano no mínimo conturbado.

Novidades

A primeira novidade é referente ao suporte para os novos processadores construídos pela Apple, os CPUs Apple Silicon, que segundo o comunicado o Firefox 84 é aberto (launch) 2,5x mais rápido que a versão anterior e tem uma responsividade 2x maior nos aplicativos da web, conforme o SpeedoMeter 2.0.

Depois foi a vez do WebRender que será implementado para os MacOS Big Sur, devices Windows com GPU dos processadores de 6ª geração da Intel, além dos laptops com Intel e rodando as versões 7 e 8 do Windows. Já para Linux, eles estarão enviando pela primeira vez um accelerated rendering pipeline para Linux/GNOME/X11. Vale mencionar que o WebRender ainda não está compativel com o Wayland.

Falando em Linux será implementado modernas técnicas de Memória Alocada Compartilhadas (allocating shared memory), aumentando tanto o desempenho quanto a compatibilidade com Docker.

O Mozilla Firefox 84 vai ser a última versão a oferecer suporte ao Adobe Flash. E também tivemos várias correções de segurança e bugs para quem usa o Firefox para empresas.

Essas novidades muito em breve devem chegar nos repositórios das distros (se já não chegaram) e aí basta atualizar o sistema para “Puxar” a versão nova do Firefox 84. Mas se quiser experimentar antes, uma das formas é instalar as versões em Flatpak ou Snap.

Para instalar via flatpak basta “rodar” o seguinte comando flatpak install flathub org.mozilla.firefox e para a versão snap basta “rodar” esse sudo snap install firefox --candidate . Se os repositórios do Flathub e da Snapcraft estiverem configurados no seu sistema, basta mudar a versão do Mozilla Firefox diretamente da loja de app da sua distro.

A release note anunciando as novidades você pode conferir aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

7 curtidas