Firefox 81 disponível

A Mozilla Foundation continua trazendo um ciclo de lançamento mensal para o navegador Firefox que chega a sua versão 81. Ele já foi publicado nos servidores FTP e traz várias melhorias para o usuário.

Um recurso interessante dessa versão é a possibilidade de controlar a reprodução de áudio e vídeo através das teclas multimídia de um teclado, fone de ouvido ou uma interface de controle de mídia.

A versão de Linux ganha alguns “mimos”, já que nesta versão a aceleração por hardware que foi incluída na versão 80 vem habilitada por padrão em sistemas que utilizem Xorg.

Outra novidade para os usuários de Linux é uma configuração que permite substituir a configuração de restaurar janelas em espaços de trabalho específicos. Essa opção vem desabilitada por padrão, porém o usuário pode acessá-la digitando about:config na barra de endereços e definir o valor de preferência em widget.workspace-management.

Essa versão também inclui a capacidade de preencher automaticamente informações de cartão de crédito, além de recursos para preenchimento de formulários em PDF.

Embora o lançamento oficial seja amanhã, o Firefox 81 pode ser baixado a partir dos servidores FTP da Mozilla.

Você utiliza o Firefox? O que achou dessa versão? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

8 curtidas

Recursos interessantes que vieram nessa atualização :grin:

O que me chamou a atenção foi a aceleração de hardware habilitada por padrão no Xorg, já que ela chegou primeiro no Wayland e, até onde sei, ainda não é o padrão.
Eu cheguei a testar (Wayland) mas dava buffering com frequência e alguns crashes. Alguém sabe se no Xorg já está estável?

1 curtida

Interessante! Vale mais a pena esperar a atualização de amanhã ou baixar hoje? Meu Firefox está na versão 71 e não mostra opção pra atualizar pra 80, sendo que antes de eu formatar eu usava ele na versão 80 aqui no Mint.

1 curtida

Você usa o do repositório ou flatpak?

1 curtida

O que já vem com o sistema, só não sei como vocês chamam :blush:

2 curtidas

Ah, esse deve ser o do repositório. Espera que ele deve atualizar alguma hora. Ou instala em flatpak e atualiza pelo terminal quando vier notícia de nova versão…

2 curtidas

Tudo bem irei esperar, acho estranho pq antes na primeira vez que formatei e instalei o Mint, no gerenciador de atualizações tinha um monte de coisa pra att e inclusive o Firefox, atualizei tudo e o Firefox ficou na versão 80, dai acabei precisando formatar e agora ele não aparece pra atualizar no gerenciador, atualizei tudo o que pedia lá mas ele não tava lá.

1 curtida

Aqui já está no 80, mas dps que saiu demorou um tantinho, e olha que uso Manjaro, onde as atualizações andam rapidinho. Mas tenta pelo terminal com sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y e veja o que acontece

1 curtida

Vai na Software Manager(Loja de apps) e baixa o flatpak, ele vai atualizar sozinho e já vem com a versão mais atual disponível no flathub(que no caso, atualmente, é a 80).

3 curtidas

Bah pior que nem tinha pensado em procurar na loja, obgd! Olhei lá e realmente a que estou usando está parada na versão 71, pessoal pedindo pra atualizarem. Tenho a opção de remover ele lá, fazendo isso vai tirar tudo do Firefox? Não gostaria de ficar com dois Fires :blush:

1 curtida

No Firefox 80 (ainda não testei o 81) a aceleração via Xorg faz o YouTube vez ou outra piscar com uma cor verde e/ou congelar, especialmente no modo Picture In Picture (ver o vídeo no próprio YT torna isso imperceptível).

Quando comecei a usar, os vídeos também “bufferavam”, davam erros de reprodução, etc., mas esses problemas parece que desapareceram com o tempo. Provavelmente atualizações no VAAPI?

1 curtida

Não sei, imagino que sejam vários fatores combinados. Mas a aceleração no Xorg parece mais avançada, provavelmente pelo fato de ele ser mais ‘simples’ que o Wayland.

Até hoje o Firefox ainda roda pelo XWayland ao invés de usar a forma nativa :sleepy:, então até env pra mudar isso foi necessário aplicar. Eu tive problemas com YouTube e Twitch, mesmo sem PIP. O problema maior eram os ‘erros de reprodução’, que me obrigavam a ficar atualizando a página

1 curtida

Acho que é ao contrário, o wayland é mais simples que o xorg.

1 curtida

ja tive buffering tanto com X ou Wayland, atualmente está melhor…

1 curtida