Firefox 136 ganha abas verticais, e mais!

Abas verticais, desempenho, segurança e muito mais: conheça as principais novidades que vieram com a atualização para o Mozilla Firefox 136!

6 curtidas

Não sei porque algumas pessoas gostam desse recurso, mas acabei de atualizar o Firefox para a versão 136 e habilitei as tais guias verticais. Vou testar por alguns dias! De toda forma achei interessante pois sei que algumas pessoas gostam desse tipo de organização/personalização. Devo confessar que achei um pouco estiloso.

2 curtidas

Só não gostei que os temas animados ficam cortados pela metade.

As abas ficam mais organizadas (especialmente para quem tem muitas abas abertas), e o espaço vertical aumenta. Porém, eu só acho essa abordagem interessante quando as abas se expandem no momento em que o ponteiro do mouse paira sobre elas. Supostamente a Mozilla está trabalhando nisso.

3 curtidas

Estou usando aqui, o ganho de espaço é sensacional

1 curtida

Brave também entrando na “onda” das abas verticais! Atualizei-o agora, e já está a opção disponível.

1 curtida

Testei, mas não gostei muito. Perdi um pouco de espaço horizontal, o que também é precioso numa tela de 1366x768. No Editor de Posts do meu Blog, fica assim:

Com as Abas normais fica assim:

Acho que se eu tivesse uma tela Full HD, eu iria gostar mais desse recurso.

1 curtida

Ativar o modo compacto ajuda.

Não me adaptei.

A única coisa que me irritou um pouco nessas abas verticais foi a barra de favoritos.

No meu caso, que exibo favoritos apenas na nova aba, ao alternar para uma página carregada, a “linha” das abas verticais “sobe”, e ao voltar para a nova aba ela “desce” para dar lugar a “linha” da barra de favoritos novamente.

Esse comportamento durante o uso incomoda um pouco porque os ícones das abas verticais ficam “subindo” e “descendo”. Uma solução simples seria colocar a “linha” da barra de favoritos ao lado das barras verticais, daí não mexeria na estrutura, porque então a barra de favoritos apenas “sumiria” e “apareceria”.