Firefox 102: como está a experiência com o navegador

Firefox 102: como está a experiência com o navegador - Diolinux

Veja se as várias melhorias trazidas no Firefox 102 são suficientes para elevar o navegador à altura dos seus maiores concorrentes.

4 curtidas

Uso o FIrefox como principal desde que migrei para Linux, e pra mim está sendo muuuito melhor. Primeiro que o Chrome pra Linux é meio capado (nem modo escuro nativo tem).
E sem falar que o Chrome rastreia sem dó nem piedade.

Inclusive no celular o Firefox virou meu navegador principal. Uso o Chrome no PC só pra conta da universidade, e aí mantenho separado. De resto, FIrefox tem me atendido muito bem :slight_smile:

5 curtidas

Sobre o Oi Play, o site sempre foi ruim para mim que acesso pelo Chrome no Windows e usando a Internet Fibra da Oi, acredito que o site seja mal feito mesmo

Meu problema em usar Firefox está em sites como a Twitch ou YouTube em 4K, fica impossível. Piora mais ainda se você usar um computador mais fraquinho, o Google Chrome tem melhor desempenho nesses ambientes.

Apesar de não usar mais o firefox, aqui o site Oi play/twitch carrega melhor que no Chrome por incrível que pareça, tô até repensando em utilizar só o firefox nos sites de vídeos por causa da aceleração por hardware.

Aqui no Chrome ahahaha deu o contrário do @Jedi_Fonseca

3 curtidas

Mas o Firefox já está no 103, mas ok…realmente este oiplay demora para carregar aqui, principalmente na primeira vez, mas no chrome também!

2 curtidas

Feliz de ver a aceleração de hardware pra vídeo finalmente implementada pra todo mundo, o Fedora tinha feito um backport dos patches necessáŕios já na versão 101, mas agora tô na ansiedade pra v.103 chegar logo nos repositórios para ter acesso aos gestos de avançar/voltar com o trackpad do notebook, que finalmente estão pra ser implementados.

Aqui está na 102 e é instantâneo, pacote rpm oficial rodando no wayland, não utilizo flatpak ainda,talvez no flatpak a versão seja mais recente,no momento não estou levando isso em consideração.

existem ajuste que faz ele ficar bem mais rápido

“nglayout.initialpaint.delay.” = 0 ele deixou a abertura do navegador bem mais rápida

Talvez essa seja a razão da diferença entre os nossos testes. Aqui eu testei na versão 102 em Flatpak. Quando fiz os testes ainda não estava na 103. Mas de qualquer forma, a OiPlay é ruim em qualquer navegador mesmo. haha Ao menos pra mim. Só que no Firefox, aqui, apresenta esse problema das thumbs não aparecerem.

Sim, é que quando eu testei estava na 102 e o artigo levou alguns dias pra ser publicado.

2 curtidas

No fedora 36 e Rawhide por enquanto ainda está na versão 102, atualização em dia, os builds do 103 falharam no koji.

1 curtida

Vim do Chrome para o Firefox e, com poucos retoques, consegui me adaptar ao navegador sem problema nenhum. Sempre tive um preconceito de qualquer navegador que não fosse o Chrome, mas agora as coisas estão muito niveladas.

Na maior parte do tempo, eu nem percebo que não estou em chromium-based.

3 curtidas

Eu passei uns 3 anos usando Edge e tem me servido muito bem, muitos recursos que gosto e me ajudam bastante, porém decidir usar o Firefox pela privacidade e pq quero que ele tenha mais usuários (mais concorrência ao Chrome e edge).

Ele tem me servido bem embora sinto falta de muitos recursos do Edge como Webapps, tradução automatica decente, leitor natural de paginas e forma facil de pesquisar imagens, me forçando a colocar mais extensões do que eu colocava no edge pois eu tentava usar o mínimo possível, enfim, tem muito o que melhorar, infelizmente a comunidade do Firefox é horrivel para aceitar opiniões e ideias novas, já tentei sugerir varias vezes mas sempre me ignoram só falam “é só colocar extensão.”

1 curtida

Saí do Google Chrome e acabei parando no Firefox (Já usei ele nos primórdios)…
Pra mim o melhor navegador, principalmente pela segurança/privacidade que proporciona!
No meu uso, só instalo ainda o Chrome por causa do plano de fundo no meet que uso muito, senão o Chrome nem veria a minha máquina…
Firefox + Multi-Containers+Facebook Containers fica perfeito a navegação!

1 curtida

Xutuntu 21.0 , kernel 5.15 , estou usando FF 103 , e ainda não melhoraram o uso de memória do google street View .
No Chrome consigo navegar normalmente , mas no FF começa a engasgar ou travar quando a memória fica cheia . Tenho 8GB de RAM .

Agora que o Firefox 103 chegou na repo do Fedora dá pra dizer, não tem outro navegador que consiga competir com ele pro meu uso específico. Nem de perto.

• Único navegador que me permite usar aceleração de hardware pra vídeo no Wayland (e que realmente dá atenção pro Wayland como uma tecnologia “do agora”, não “do futuro distante”) nenhum com Chromium ainda tá sendo consistente e fácil de implementar, enquanto no FF é só instalar e usar;

• Único navegador sem ser o Epiphany que usa um gerenciador de downloads compacto, ao invés daquela barra enorme na parte de baixo da tela (se bem que pelo que eu vi nas flags do Chromium eles pouco a pouco parecem estar implementando isso também);

• Único navegador (junto do Epiphany, que usa literalmente do mesmo sistema) que implementa um sistema de sincronização de forma que mantenha a privacidade do usuário, mas ainda sendo conveniente de se usar (porque o do Brave chega perto, pero no mucho)

• A implementação dos gestos no trackpad finalmente ficou perfeita com os gestos de voltar e avançar junto com o pinch-to-zoom e o desenvolvimento da implementação de overscroll. Acho que só o que falta agora é poder atualizar a página rolando no topo da tela junto com o overscroll;

• Poder customizar o layout completamente da barra do navegador através da interface já é fantástico, mas com o userChrome.css fica inacreditável de bom. Eu pessoalmente usei essa capacidade para unir o tema GNOME pro FF com esse projeto pra poder ter meu sonho de abas verticais (que é um dos pontos que me fez até considerar usar o Edge). O resultado final é esse:

Agora me diz um navegador baseado em Chromium vai me permitir fazer algo assim.

Ele pode até não ser tão rápido em benchmarks sintéticos que o Chrome, mas nem ferrando que toda essa customização e potencial vão me fazer trocar tão cedo. Acho que a única feature do Chrome que me interessa que falta no Firefox são os grupos de abas.

13 curtidas

Parabéns!
Ficou muito bom o tema…
Hoje não consigo mais voltar ao Chrome/Chromium… Acho eles, ainda, mais responsivos do que o Firefox, principalmente o Chromium, porém o Firefox me passa mais tranquilidade em utilizá-lo.
O recurso de gestos do touchpad tem que ativar algo? Aqui no Fedora 36 (KDE) não está funcionando.

1 curtida

Tem sim, ele se eu não me engano ainda não vem ativo por padrão em nenhum lugar, você precisa ir no about:config em widget.disable-swipe-tracker e deixar ele como false.

3 curtidas

Na minha experiência a versão 102 ficou bem mais lenta, mais tempo para abrir, mais pesada usando muita ram, vamos ver como vai ficar na 103 liberada essa semana.

O Vivaldi, ele tem muita opção.