O popular bloqueador de anúncios uBlock Origin está enfrentando um futuro incerto no Google Chrome. A razão por trás disso é a nova arquitetura de extensões do Chrome, o Manifest V3, que impõe restrições significativas às funcionalidades desses bloqueadores.
O Google está gradualmente desativando o suporte ao Manifest V2, a versão anterior da arquitetura de extensões. Isso significa que extensões como o uBlock Origin, que foram construídas com base no Manifest V2, deixarão de funcionar corretamente no Chrome.
O Manifest V3 introduz uma nova forma de bloquear conteúdo, chamada DeclarativeNetRequest, mais segura e menos flexível, o que limita as capacidades de adicionar regras personalizadas para bloqueios de conteúdo específico e o carregamento de imagens e vídeos, especialmente os usados para publicidade, levando a um desempenho mais lento e menos confiável dos bloqueadores de anúncios.
O desenvolvedor do uBlock Origin está oferecendo uma versão Lite reduzida, compatível com o Manifest V3. No entanto, ela tem funcionalidades limitadas e pode não atender às necessidades de todos os usuários.
O Firefox, por outro lado, continua a oferecer suporte ao Manifest V2, o que significa que os usuários do uBlock Origin podem continuar a utilizar a extensão em sua forma completa.

Fontes: links no texto e na imagem
2 curtidas
E não tem como contornar isso?
Eu testei a versao lite no Chrome (desabilitei a outra durante o teste) e ela é bem competente para uso comum, nos testes q eu fiz diria q pegou 95 de 100, é pior, menos completa e personalizavel, mas ajuda.
Por outro lado, a solução mesmo é usar um navegador alternativo, pessoalmente eu gosto muito do Firefox, meu navegador padrão(inclusive no android), onde o ublock funciona lindamente também.
5 curtidas
eu acho que bloqueio de 95% é muito bom. eu nem uso mais. e não fez muita diferença. obviamente sou assinante do youtube e estou livre de propagandas. mas temos de entender o lado da companhia também.
2 curtidas
Justo, mas há de se citar que nem só para o youtube setvem os adblockers, tem muito site por ai bem irritante, eu gosto do ublock pra bloquear aqueles pop ups e requests estranhas de sites “suspeitos”
4 curtidas
Bem, eu só espero que outros projetos baseados no Chrome contornem isso, como o Ungoogled Chromium que eu uso, caso contrário, eu usarei só base Firefox mesmo, porque eu não vou perder meu tempo vendo propaganda alguma.
4 curtidas
Sem contar que uma página com ublock carrega mais rápido, diferente de você não usar e que para min fica mais lento sem bloqueador.
2 curtidas
não contornarão, ao meu entender.
Rapaz, eu acabei de instalar esse programa no vivaldi, já tem uma semana mais ou menos ele tá funcionando muito bem até o momento, como eu gosto de acessar o dailymotion, redecanais e OK.ru que tem muita propaganda.
1 curtida
Em computadores mais fracos pasmem, a diferença pode chegar a 10 segundo pra abrir totalmente uma página com e sem adblock.
5 curtidas
O Adblock nativo do Vivaldi não funcionou pra você?
Bom dia rapaz, sim sim funcionou exceto o modo rigoroso que alguns sites te notificam para desabilitar se quiser continuar navegando naquele site.
Ah sim, esqueci desses sites.