O popular bloqueador de anúncios uBlock Origin está enfrentando um futuro incerto no Google Chrome. A razão por trás disso é a nova arquitetura de extensões do Chrome, o Manifest V3, que impõe restrições significativas às funcionalidades desses bloqueadores.
O Google está gradualmente desativando o suporte ao Manifest V2, a versão anterior da arquitetura de extensões. Isso significa que extensões como o uBlock Origin, que foram construídas com base no Manifest V2, deixarão de funcionar corretamente no Chrome.
O Manifest V3 introduz uma nova forma de bloquear conteúdo, chamada DeclarativeNetRequest, mais segura e menos flexível, o que limita as capacidades de adicionar regras personalizadas para bloqueios de conteúdo específico e o carregamento de imagens e vídeos, especialmente os usados para publicidade, levando a um desempenho mais lento e menos confiável dos bloqueadores de anúncios.
O desenvolvedor do uBlock Origin está oferecendo uma versão Lite reduzida, compatível com o Manifest V3. No entanto, ela tem funcionalidades limitadas e pode não atender às necessidades de todos os usuários.
O Firefox, por outro lado, continua a oferecer suporte ao Manifest V2, o que significa que os usuários do uBlock Origin podem continuar a utilizar a extensão em sua forma completa.
Eu testei a versao lite no Chrome (desabilitei a outra durante o teste) e ela é bem competente para uso comum, nos testes q eu fiz diria q pegou 95 de 100, é pior, menos completa e personalizavel, mas ajuda.
Por outro lado, a solução mesmo é usar um navegador alternativo, pessoalmente eu gosto muito do Firefox, meu navegador padrão(inclusive no android), onde o ublock funciona lindamente também.
eu acho que bloqueio de 95% é muito bom. eu nem uso mais. e não fez muita diferença. obviamente sou assinante do youtube e estou livre de propagandas. mas temos de entender o lado da companhia também.
Justo, mas há de se citar que nem só para o youtube setvem os adblockers, tem muito site por ai bem irritante, eu gosto do ublock pra bloquear aqueles pop ups e requests estranhas de sites “suspeitos”
Bem, eu só espero que outros projetos baseados no Chrome contornem isso, como o Ungoogled Chromium que eu uso, caso contrário, eu usarei só base Firefox mesmo, porque eu não vou perder meu tempo vendo propaganda alguma.
Rapaz, eu acabei de instalar esse programa no vivaldi, já tem uma semana mais ou menos ele tá funcionando muito bem até o momento, como eu gosto de acessar o dailymotion, redecanais e OK.ru que tem muita propaganda.
Essa novela tá engraçada. Porque os usuários apenas não aceitam e colocam logo uma extensão mv3 como Ublock Origin Lite ou Adguard. Não adianta lutar contra isso pois a Google não vai voltar atrás.
Rapaz, fazer isso é o mesma forma usada para os jogos, existe um monte de trapaças por ai e esses anticheat nunca venceram e nunca vão vencer essa guerra, é a mesma coisa o google, o que vai acontecer é que os programadores de adblock vão desenvolver adblock que faz modificação diretamente na memória RAM assim como é feito nas trapaças, essa, essa é uma guerra perdida.
Rapaz, quem controla a maquina é o usurário, come que o google vai entrar na sua maquina e apertar os botõezinhos do seu teclado, é o mesmo caso dos anticheat, é só uma questão de programar um software para acessar diretamente a memória do navegador e trocar alguns bytes de memória do chrome, tipo, tem um byte que é verdadeiro, ai vai o programa atacante vai e troca os bytes para falso, e pronto, anuncio bloqueado com sucesso.
O motivo deles fazerem isso não é porque funciona, mas porque isso atrai investidores, porque nenhum investidor entende de computação para saber que é um objetivo impossível de alcançar.
A única pergunta agora é se os adblocks vão continuar sendo gratuito ou se eles vão passar a cobrar a versão premium.
Eu acho que os adblocks vão pedir compra do premium.