Um triste mas previsível Fim. No momento que a google fechou os estúdios de jogos so tinha um resultado possível.
https://www.theenemy.com.br/stadia/google-stadia-sera-encerrado-em-janeiro
Um triste mas previsível Fim. No momento que a google fechou os estúdios de jogos so tinha um resultado possível.
https://www.theenemy.com.br/stadia/google-stadia-sera-encerrado-em-janeiro
Já vi serviços bem mais úteis serem encerrados pelo Google.
O duro é que daqui uns anos alguém vem com esta modinha de novo e falando que agora temos estrutura de rede, tecnologia e processamento para rodar aplicações pesadas em nuvem.
Pelo que vi, até que o problema não era a implementação do serviço em sim, mas outros aspectos como o catálogo fraco, a forma de venda dos jogos, até mesmo a baixa disponiblidade de regiões suportadas
Sinceramente não me surpreende kkkk
Google so sabe fazer serviços com certas inutilidades ainda
Stream de games ja se mostrou incompetente mas com SO a Google e a pior do mercado
Na minha opinião é uma pena isso, com meu estilo atual de usar computador e sistemas operacionais (Meu computador é o Samsung Galaxy Tab S5e com Sistema Operacional Linux Android 11). Quanto mais serviços em nuvem disputando mercado, mais interessante ficam os preços e a qualidade oferecida por estes produtos.
Mas mesmo a Google saindo, este mercado de cloud gaming vem crescendo. Temos nomes como Shadow, Paperspace, Blacknut, Rainway, Netboom, Airgpu, Boosteroid, Playkey, Nvidia Geforce Now, Amazon Luna, Playstation Plus, Xbox Cloud Gaming. Uma curiosidade, a Sony e Microsoft parecem com o comportamento antigo do Walmart e Carrefour, onde um ia o outro ia atrás .
Tem as plataformas cloud que são focadas em games mas tem as que vão além de games como o caso do Shadow, Airgpu, Paperspace, onde assinamos o poder de fogo do hardware que pretendemos a fim de instalar qualquer software em cloud computing.
A imagem acima mostra o modelo da Samsung, o Instant Plays, apesar de ser mais simples tem vários jogos “On Demand”, não precisa instalar nada no dispositvo. Exclusivo para a linha Galaxy. Na minha opinião, como um usuário de Android Desktop, a Samsung é a empresa que mais cuida deste Sistema Operacional como Desktop e Ecossistema. Parece que a Motorola tem algo semelhante para Android Desktop chamado de Ready For, mas conheço pouco sobre.
Divaguei mas, tem mais plataformas variadas fazendo este mercado crescer cada vez mais .
Trata-se de um serviço que foi lançado com vários problemas e assim continuou. Este vídeo, por exemplo, retrata os vários aspectos que deram errado já no lançamento:
O Stadia pode ser definido como uma somatória de erros sequenciais.
Esse tipo de “modinha” já tem funcionado bem para diversas pessoas em outras plataformas, como o GeForce NOW. Esses serviços estão se expandindo.
É claro que há diversas limitações, mas inúmeras pessoas, especialmente jogadores casuais, com sistemas incompatíveis ou que não têm dinheiro para comprar hardware, estão tendo acesso ao mundo dos jogos graças ao streaming.
Acredito que ambas as soluções (local e streaming) tendem a coexistir durante um bom tempo.
Mais um pra lista:
Google Graveyard - Killed by Google
Pior que não tem muito tempo que eles tinham feito uma apresentação sobre fazer uma espécie de Proton (da Valve), mas de uma outra forma.
E ainda anunciaram o lançamento da plataforma no México em Setembro.
Corroboro alguns assuntos.
A verdade é que é lamentável sim ela ter que retirar o serviço para cliente final de games. Mas é empresa, então tem estratégia e decisões a tomar.
A problemática do Stadia veio desde a fundamentação de mercado e implementação da cadeia até o usuário. Como player early adopter da tecnologia (cloud streaming baixa latência) trouxe vários benefícios ao Google incluindo Youtube.
O bacana que a base da plataforma já está reabsorvida em outras frentes enterprise. Parênteses, inclusive, hoje vários outros serviços utilizam diversas tecnologias e aperfeiçoamentos de streaming que a própria Google lançou no mercado reforçando até algumas frentes open source como as de CODECs.
Ela tem uma cartela de clientes que estão usando a “plataforma/tecnologia” alocada para soluções de streaming. Outro ponto que parte vai pra GCP.
Depois que o Google arriscou vieram as sequências de empresas e com algumas correções, vide a Microsoft. Também, hoje usando esse aprendizado do streaming tem essas várias empresas menores crescendo inclusive apoiando sobre o ecossitema Android como você bem mostrou. Querendo ou não, por número na indústria de games a plataforma Android é gigante e vai continuar crescendo ainda mais com essa tendência da plasticidade desktop/mobile.
Então, dialogando sobre isso…
Na verdade ja se tem “estrutura de rede, tecnologia e processamento para rodar aplicações pesadas em nuvem”. Há muitas empresas que operam completamente em nuvem. a AWS vem crescendo nas frentes DaaS desde 2018. Não fosse válido a MS não entraria 2021 no segmento desktop as service com o Windows 365. Outro segmento que é extremamente competente e usa uma infra pra lá de parruda e via cloud é fazendas de renderização. Bom daí falando em serviço de streaming cloud tem os exemplos tradicionais NetFlix, Prime, HBO, Disney… etc altamente performáticos, colossais no tráfego de dados e balanceamento além da altíssima disponibilidade que é uma aplicação em nuvem.
Agora especificamente ao streming de baixa latência que é o desafio para GAMES ainda tem muito que melhorar, mas novamente, a MS está mostrando pela Xcloud que é bem possível.
Mais um encerramento, Google?
Fato é que apenas o android e YouTube é oq vingou de fato dessa empresa. Pq é nítido o desleixo e fracasso de seus projetos.
A google tem que dar graças a deus todos oa dias por ter sido esperta e ter comprado o YouTube logo no começo e o android ter vingado, pois fora esses ela esta bem aquém ja que nem seu buscador e email fazem mais parte da demanda popular e se tornaram ultrapassado e limitados em relação aos concorrentes.
Um belo exemplo de empresa fundo de quintal.
Gestão nem deve existir nesse pulgueiro!
Obs: só uso android por me recusar a pagar superfaturado na concorrência. Mas até o projeto android é uma vergonha! Se nao fosse o "empenho " das empresas fabricantes de smartphones o android estaria fadado ao fracasso pq nem a google sabe operar o proprio produto. Exemplo seus smartphones proprios mega flopados!
Peço perdão mas, eu irei fugir um pouco do tópico: quando vem a pergunta, “Quem é o dono do Android?”, a resposta é simples, a Google. Mas não é tão simples quanto parece.
O Sistema Operacional Android veio do mesmo lugar que o Debian, Arch, Red Hat e cia… Eles vieram do Kernel Linux. O Android OS é Open Source.
O Linux nos da a liberdade e permite criarmos nossos próprios Sistemas Operacionais focados para as nossas necessidades. Dito isso, o Android OS foi criado, a partir do Linux, por uma empresa chamada de Android Inc. com foco em câmeras. Mas a Google comprou a Android Inc. em 2005. A Google é responsável pelo o AOSP (Android Open Source Project). Assim que a Google libera versões novas do AOSP então as “donas” passam a ser algo mais complicado.
Por exemplo, o Android da Samsung passa por grandes mudanças e se torna responsabilidade dela.
O Amazon Fire OS é um fork do AOSP.
Então o Linux Android OS pertence a várias empresas mas, diferente das distros Linux que são descentralizadas, cada um com sua distro, o Android OS é centralizado na Google, eles tem uma aliança muito poderosa chamada de Open Handset Alliance, a OHA, mais de 80 big empresas são donas do Android, como exemplos, HTC, Sony, Dell, Intel, Motorola, Qualcomm, Texas Instruments, a própria Google, Samsung Electronics, LG Electronics, T-Mobile, Sprint Corporation, Nvidia, Intel, e mais…
Repito, o Linux Android OS é open source, qualquer um pode pegar, desenvolver e fazer forks dele, como o Lineage OS fez, o Harmony OS da Huawei que usa seu próprio Mobile Services HMS (Harmony Mobile Devices) inves de GMS (Google Mobile Services).
É como se a Microsoft compra-se a Canonical e passa-se a tomar conta da base do Ubuntu, criar uma aliança com big empresas e passar versões do Ubuntu para estas empresas tomarem posse e fazer as mudanças que preferirem, comercializar, seguindo diretrizes acordadas entre elas, que é o propósito de uma aliança, acordos entre as partes. O Ubuntu seria um OS centralizado que usa o Kernel Linux, e que teria vários donos, assim como o Android OS.
Peço perdão por fugir do tópico mas, penso que o Android OS mesmo sendo uma Distro Linux centralizada, é complexo de entender sua existência.
Parece simples, Google, mas vai além disso. E digo mais: se a Google largar do Android, o Android não vai morrer, a OHA não irá deixar isso acontecer. Arrisco dizer o Android é um Sistema Operacional Imortal.
Como as coisas atuais são “líquidas”, diria até que, “gasosas”…
E Nossa, como o Google tem o Toque de Midas reverso para descontinuar produtos e serviços, a cada mega sucesso da corporação, dez serviços vão para a vala.
Sinceramente acho que a citação nem e a “morte” do software em sí mas a qualidade que e pior que qualquer outro OS
Se o “mercado” focar-se em qualidade o Android não teria saido do papel kkkk
Mas e tipo a M$(acho insulto citar outro software que pelo menos roda no hardware sem gambiarras mas se inclui um pouco), a Microsoft ela faz praticamente a mesma coisa que a Google (agradar o mercado), com o mesmo empenho das empresas “aliadas” e fornece um software com “problemas” justamente pra criar um ciclo de compra e venda sem quebrar o mercado e é isso que muitas vezes importa pra tal empresa no fim das contas kkkkk
Exatamente, o que faz nós voltarmos ao tópico, o fim do Google Stadia. Pode agradar o mercado, as empresas, a aliança, mas não o consumidor final.
Eu acho isso muito triste, desrespeito eu diria. É como pagar um serviço stream para assistir uma série “cliffhanger”. Aconteceu isso comigo no Amazon Prime, onde lá em 2018, eu assisti uma série sensacional chamada de Nightflyers que foi cancelada ao fim da primeira temporada. (Parece que eles voltaram a produzir a 2nd temporada desta série com previsão para 2023, eu acabei de ler sobre isso ).
Uma opinião pessoal, eu penso que isso deveria ser um crime contra o consumidor, pagar um produto para depois eles fecharem , cancelarem e deixar o consumidor com “as mãos entre as pernas”. Mas quem sou eu para dizer algo .
Voltando ao assunto, mais uma dentre várias outras perdas que a comunidade em geral deixa de aproveitar com a retirada do Stadia para consumidor final é o reforço e empenho frente a tecnologias como o Vulkan.
Matéria legal aqui:
Uma coisa que pensei é que com o fim do Stadia a Google possa focar em fazer dos Chromebooks uma plataforma pra jogos utilizando proton e a Steam, e de fato ajudando no desenvolvimento dessas ferramentas e de tecnologias associadas.
Se eles querem criar uma alternativa ao Windows e a Microsoft, se juntar com a Valve parece ser a melhor escolha. A tecnologia está aí, é abertar, eles podem usar, não entendo nada de negócios, mas não sei pq eles precisam ficar reinventando a roda o tempo todo.
Complementando a visão sobre infraestrutura e “aplicações” pesadas em cloud
O Problema ou coincidência,é que o Mesmo cara que estava a Frente do Stadia,já tinha meio que afundado outros projetos de outras empresas.O cara é Pé Frio,ou péssimo adminstrador?