Filtro de Linha iClamper Energia 5 com possível falha

Bom dia,

Primeiramente desculpe se postei na categoria errada, se a moderação puder corrigir.

Se algum colega aqui usa filtros da Clamper e puder contar a respeito da experiência, pois eu tenho adquiri um Clamper Energia 5 em setembro do ano passado e somente a dois meses eu abri a embalagem e comecei a usar, mas não estou gostando do que vejo.

Nesse filtro eu liguei somente 1 monitor de 24 polegadas e 1 PC com fonte XFX Core Edition Pro 450W, acontece que por diversas vezes o filtro começa a fazer ruídos de energia e quando isso acontece esses ruídos também são feitos na fonte do PC. Antes eu tinha um filtro SMS e esse problema nunca aconteceu.

Outro problema é que quando acontece uma “queda de energia”, aqui falamos assim, mas não é uma falta de energia, mas sim quando a energia falha e em alguns casos, certos equipamentos ou eletrodomésticos tem uma queda de tensão ou até desligam por coisa de 1 ou 2 segundos, creio que isso já deve ter acontecido com os colegas aqui. Então, quando isso ocorre o PC desliga mas o filtro fica ligado normalmente, as vezes nenhum outro equipamento desliga.

E por fim, aconteceu hoje pela manhã que um transformador de energia na rua teve uma sobre tensão ou curto, provocado pela chuva e fez um barulho bem alto, a anergia não chegou a acabar mas teve uma falha. Porém nenhum eletrodoméstico ou eletrônico aqui em casa chegou a desligar, apenas deram uma falhada rápida, mas o PC desligou e o filtro continuou com a chave ligada. Não era para a chave micro disjuntor do filtro ter sido desligada?

Resumindo: o filtro não filtra nada de ruídos e quando acontece um problema na rede elétrica de uma possível sobretensão ou curto ele não permanece ligado, quando penso eu que não deveria por ser um equipamento que afirma ser um DPS.

Entrei em contato com o suporte da Clamper mas não me deram nenhuma resposta até o momento, por isso queria compartilhar com os colegas e se algum tiver esse mesmo filtro puder compartilhar se acontece também.

Poderia descrever melhor como seria esse “ruído” de energia que ocorre no filtro e na fonte do computador? É intermitente ou constante?

Você (ou algum vizinho próximo, especialmente se morar em prédio) usa chuveiro eletrônico ao invés de chuveiro elétrico? Esse tipo de equipamento - não é o único, mas é o mais comum - insere muitos harmônicos na rede elétrica, o que provoca esse tipo de ruído em dispositivos de proteção (tanto o filtro quanto a proteção interna na sua fonte). O barulho é normal e não compromete, de forma alguma, o funcionamento.

Eu aqui tenho chuveiro eletrônico e, toda vez que alguém toma banho, há o ruído. O que é normal e mostra que o filtro (Clamper Energia 5) está funcionando bem. O filtro da SMS provavelmente não produzia tal ruído porque não fazia a filtragem desses harmônicos, os deixava passar direto… Boa parte dos filtros SMS são muito ruins.

Quanto à questão do micro-disjuntor, o filtro não desligará em caso de queda de tensão, apenas caso exista algum surto de tensão associado (o que ocorre principalmente na volta da energia, mas não necessariamente). Você fala de quedas e “possíveis” surtos, mas imagino que não tenha chegado a quantificar isso para determinar se realmente houve alguma sobretensão… O filtro não desligará por “possível” problema, mas sim quando realmente ocorre um problema.

Além disso, o micro-disjuntor só é desarmado a partir de determinada intensidade. Não desarmar não quer dizer que os demais componentes do filtro deixaram de cumprir seu papel.

O que você descreveu não indica mal funcionamento do filtro, pelo contrário…