Olá, pessoal!
Nas últimas semanas venho desenvolvendo um projeto pessoal chamado FileSwift e achei que poderia interessar ao pessoal daqui.
A ideia surgiu porque eu queria uma forma simples de compartilhar arquivos entre dispositivos da rede local, sem depender de serviços em nuvem ou instalar aplicativos em cada equipamento.
O resultado foi um pequeno servidor de arquivos que roda em qualquer computador e pode ser acessado pelo navegador. Assim, qualquer dispositivo da rede (Linux, Windows, Android, iPhone, macOS…) consegue enviar e baixar arquivos sem precisar instalar cliente.
Uma forma simples de resumir a ideia é: um “AirDrop sem ecossistema”.
O que ele faz?
- Upload e download de arquivos;
- Navegação por pastas;
- Criação e exclusão de diretórios;
- Interface totalmente via navegador;
- Tudo permanece dentro da rede local.
Além disso, acabei adicionando um recurso que uso bastante no dia a dia: um sistema simples de notas rápidas com anexos em PDF. Hoje ele serve para guardar etiquetas dos Correios, comprovantes e confirmações de pedidos da nossa editora, facilitando encontrar esses documentos depois.
Tecnologias
O projeto é escrito em Python + Flask, é open source (licença MIT) e atualmente possui:
- Script de instalação para praticamente qualquer distribuição Linux;
- Pacote
.debpara Debian/Ubuntu e derivados; - Instalador para Windows.
GitHub
É um projeto de hobby que foi crescendo conforme minhas próprias necessidades. Ainda tenho várias ideias para implementar, então qualquer sugestão, crítica, relato de bug ou contribuição será muito bem-vindo.
Obrigado! ![]()