Filen. Ele é realmente é seguro?

Nos últimos dias, venho buscando substituir os serviços do Google por outros que respeitem mais os dados dos usuários. Alguns serviços foram trabalhosos, mas relativamente fáceis de se substituir (como o Gmail pelo Proton; o search pelo Duck; tradutor pelo DeepL; Chrome pelo Firefox; e etc.). Porém, o Google Drive, em específico, está sendo um problema. Conheço apenas alternativas que, igualmente, não são muito parceiras da privacidade — como o Dropbox e o OneDrive.

Pesquisando um pouco, encontrei um serviço chamado Filen. Ele me chamou bastante a atenção pela facilidade do uso e pelo armazenamento gratuito — 10GB é pouco, mas, normalmente, guardo apenas o que é importante e necessário, como backups de trabalhos acadêmicos, fotos e documentos.

Estou quase migrando para ele, porém, tenho dúvidas com relação à sua segurança. Alguém já utilizou e/ou sabe se ele é realmente um local confiável de se guardar as coisas? Caso não, vocês conhecem alguma boa alternativa?

1 curtida

Faz algum tempo, mas vou responder mesmo assim. Tô na mesma dúvida atualmente. Já tentei Pcloud, mas eles fazem scan de arquivos, e como tenho muito PDF da faculdade tenho medo. Atualmente uso o Koofr, 10GB código fechado mas tem webdav, uso com Zotero e Joplin. O bom do Filen é que seus apps são open source, mas não sei se posso confiar também tendo em vista a longevidade. Tem o Internxt Drive que também é OPen Source, mas vejo uma galera falanado mal, então só sei que não sei kk

1 curtida

Você pode usar o https://cryptomator.org + pCloud sem nenhum problema com privacidade/segurança, já que os arquivos serão enviados criptografados. Uso ele há alguns anos no plano de 2 TB do Google Drive e nunca tive problemas.

Então, o cryptomator é pago no android. Uso o droidfs mas mesmo assim, cloud eu uso só pra faculdade no note e cel. Coloco alguns arquivos pessoais criptografados, mas pdf e trabalhos eu só jogo na nuvem mesmo, aí tô testando o Filen, mas sempre com pé atrás. O.Pcloud deu block na minha conta grátis pelos direitos autorais dos ebooks, nem usei mais.

Então, estou usando o Filen há algum tempo e, até agora, tem sido uma experiência relativamente positiva. Por enquanto, venho colocando apenas arquivos que não são tão importantes, como rascunhos e livros — inclusive não tive nenhum problema com direitos autorais do mesmo, normalmente, prefiro comprar, porém, é muito dinheiro e meus próprios professores acabam disponibilizando os pdfs. Ainda não baixei o aplicativo no meu computador, mas, ainda sim, tem sido bem-bom, me passa certa segurança (tenho apenas receio quanto à longevidade e gratuidade do serviço, já que nunca vi ninguém falando sobre ele).

O que mais me surpreendeu, até agora, foi a criptografia. Esqueci a senha uns dias atrás e descobri que não tem como recuperá-la sem perder todos os arquivos contidos na nuvem. Felizmente, me recordei dela, no dia seguinte (não fiquei tão preocupado, pois tenho cópia dos arquivos localmente, mas, tenho que admitir, foi assustador, nunca vi um serviço assim).

Pois é, tô na mesma. O medo é apenas de chegar dia X e o serviço simplesmente desaparecer, mas tô gostando também. Um amigo deu uma olhada nos códigos no Github, ele elogiou a criptografia e realmente surpreende por ser incluso no plano gratuito (pelo menos até agora). Uma parte negativa é a demora de sincronização no app do Linux, mas da pra se virar.

Eu recomendo dar uma olhada nessas alternativas:

1 curtida

Estou com a mesma dúvida! Mas só de ver que mais pessoas chegaram até aqui, acho que estou decidindo experimentar. Pra falar a verdade, a minha questão é que 10GB não é o suficiente pra mim, mas o plano de 100GB deles parece muito bom e, dentre os serviços compatíveis com o Linux, é o com melhor preço.