Recentemente comprei um Fifine A6V pela Kabum, o qual chegou ontem. Ao tentar usá-lo, me deparei com o microfone detectado, porém sem nenhum sinal de som. Tentei de tudo: testei todas as portas USB, tentei usar o PulseAudio no lugar do PipeWire, testei várias distros Linux em LiveCD e até reconfigurei a BIOS, e nada funcionou. Lembrei de um notebook antigo, testei nele e funcionou.
A esse ponto, decidi pedir reembolso. Fiz o processo explicitando incompatibilidade, e tudo aparenta estar certo. Falta apenas enviar.
Mas, por estar bem curioso, testei o microfone por meio de um Windows LiveCD que encontrei na internet, no meu PC principal, e funcionou. Após tudo isso, decidi, com instrução da I.A., usar o comando:
arecord -f S16_LE test.wav
o qual funcionou e gravou perfeitamente. Até agora, não achei nenhuma forma de fazer o microfone funcionar pelo PipeWire nem pelo PulseAudio.
Fico no dilema se há solução para o problema, se devo realmente retornar o microfone e se, caso eu compre um microfone novo, ele apresente o mesmo problema.
Sobre meu sistema, estou usando Debian 13 com KDE Plasma 6. Minha CPU é um i7-2600 e minha GPU é uma RX 570 de 4 GB. Tenho 16 GB de RAM DDR3, limitados a 1333 MHz em dual channel, uma fonte de 400 W e uma placa-mãe H61 genérica da marca World PC (creio que esse seja o maior problema).