Fifine A6V é detecctado porém não representa som exceto ao usar pelo arecord

Recentemente comprei um Fifine A6V pela Kabum, o qual chegou ontem. Ao tentar usá-lo, me deparei com o microfone detectado, porém sem nenhum sinal de som. Tentei de tudo: testei todas as portas USB, tentei usar o PulseAudio no lugar do PipeWire, testei várias distros Linux em LiveCD e até reconfigurei a BIOS, e nada funcionou. Lembrei de um notebook antigo, testei nele e funcionou.

A esse ponto, decidi pedir reembolso. Fiz o processo explicitando incompatibilidade, e tudo aparenta estar certo. Falta apenas enviar.

Mas, por estar bem curioso, testei o microfone por meio de um Windows LiveCD que encontrei na internet, no meu PC principal, e funcionou. Após tudo isso, decidi, com instrução da I.A., usar o comando:

arecord -f S16_LE test.wav

o qual funcionou e gravou perfeitamente. Até agora, não achei nenhuma forma de fazer o microfone funcionar pelo PipeWire nem pelo PulseAudio.

Fico no dilema se há solução para o problema, se devo realmente retornar o microfone e se, caso eu compre um microfone novo, ele apresente o mesmo problema.

Sobre meu sistema, estou usando Debian 13 com KDE Plasma 6. Minha CPU é um i7-2600 e minha GPU é uma RX 570 de 4 GB. Tenho 16 GB de RAM DDR3, limitados a 1333 MHz em dual channel, uma fonte de 400 W e uma placa-mãe H61 genérica da marca World PC (creio que esse seja o maior problema).

Olá!

Já houve várias interações aqui no fórum sobre esse microfone. O problema que vem se consolidando é referente ao padrão de controladoras em placas mães antigas. Mesmo que por especificação suportem USB2.0 ou USB3.0 a controladora não dialoga com o dispositivo.

Há relatos de que a solução é comprar um placa pcie controladora com portas USB 3.0.
Porém, na dúvida, seguiria com o processo de devolução e verificaria outro mic que já tem relato de funcionar perfeito em sua placa mãe.

OBS: HUB USB que usa uma USB do seu PC pnão adianta, tem que ser uma nova controladora dedicada via pcie.

Caso queira investigar mais a fundo vale pesquisar sobre o tema aqui no fórum.
Lembrando que drivers de Windows para controladoras podem ser diferentes de drivers do Linux para controladoras. E já ví vídeos de pessoal com Linux usando normalmente esse mic, porém em equipamentos mais recentes.

Eu cheguei a ler essas postagens antes de fazer a minha. Mas ao que tudo indica é que se trata de um erro de incompatibilidade de software, provável que por parte do kernel. Ainda fico com um pé atrás em comprar um novo mas vou tentar um modelo diferente de microfone e ver no que dá.

1 curtida

Há outros Fifines que tem report de funcionar bem.
De qualquer forma, pesquise aqui também:

Atualizações:
Eu finalmente consegui usar o microfone. Primeiro, ele só funciona na porta USB 3.0. Segundo, apenas no PulseAudio. A parte que me deu dor de cabeça foi que ele só funcionava se eu reiniciasse o serviço do PulseAudio enquanto algum aplicativo tentava ler o sinal do microfone; só assim ele passava a funcionar, até que eu fechasse o app. Resolvi isso comentando a linha “load-module module-suspend-on-idle”. Tudo certo, vou usar esse microfone mesmo.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.