Antes que alguém fale do min ou similar, não é esse o caso, não estou falando de apps que tem como objetivo oferecer uma tarefa (navegar na web) de forma focada, falo de soluções a nível sistema pra manter o usuário focado
O problema…
Como eu já disse em outros posts eu tenho Déficit de Atenção e dentre outras coisas isso significa que eu tenho uma dificuldade enorme em me manter focado em algo… e isso inclui desde tarefas chatas e entediantes que a maioria das pessoas não consegue ficar focada até coisas do meu interesse como Doctor Who (ótima série, recomendo) e UX Design… essencialmente tudo que não desperta meu hiperfoco eu simplesmente não consigo manter o foco… e isso é destrutivo, e derruba muito minha auto estima, ok, eu tenho um problema neurológico, mas não eu não estou procurando ajuda pra isso…
Pra entender a gravidade da situação, esse tópico está sendo escrito desde as 15 horas
Mas eu estou perguntando se existe uma interface, um plugin, spice, extensão ou qualquer coisa que ajude a fazer as coisas de forma focada…
Um exemplo do que eu estou procurando…
Existe um app para Android chamado Bem-estar digital feito pela própria Google e ele tem algumas features que são chave como por exemplo:
- Bloqueio de apps distrativos
- Criação de timers pra limitar os apps
- Permite a criação de task lists, que embora não seja no próprio app, como ele permite bloquear apps, eu posso criar uma tasklist e me só me permitir usar apps definidos para aquela tarefa em específico
Só essas 3 coisas ajudaria bastante, embora algo assim não seja complicado de desenvolver por conta (eu mesmo poderia fazer), eu não tenho tempo hábil, atualmente uso KDE, mas posso migrar sem problemas pra qualquer ambiente desktop que forneça uma solução desse nível…
Quem conhecer uma solução e puder me falar, ficarei eternamente agradecido…