Ferramentas pra manter o foco nas distros Linux, existe?

Antes que alguém fale do min ou similar, não é esse o caso, não estou falando de apps que tem como objetivo oferecer uma tarefa (navegar na web) de forma focada, falo de soluções a nível sistema pra manter o usuário focado

O problema…

Como eu já disse em outros posts eu tenho Déficit de Atenção e dentre outras coisas isso significa que eu tenho uma dificuldade enorme em me manter focado em algo… e isso inclui desde tarefas chatas e entediantes que a maioria das pessoas não consegue ficar focada até coisas do meu interesse como Doctor Who (ótima série, recomendo) e UX Design… essencialmente tudo que não desperta meu hiperfoco eu simplesmente não consigo manter o foco… e isso é destrutivo, e derruba muito minha auto estima, ok, eu tenho um problema neurológico, mas não eu não estou procurando ajuda pra isso…

Pra entender a gravidade da situação, esse tópico está sendo escrito desde as 15 horas

Mas eu estou perguntando se existe uma interface, um plugin, spice, extensão ou qualquer coisa que ajude a fazer as coisas de forma focada…

Um exemplo do que eu estou procurando…

Existe um app para Android chamado Bem-estar digital feito pela própria Google e ele tem algumas features que são chave como por exemplo:

• Bloqueio de apps distrativos
  • Criação de timers pra limitar os apps
  • Permite a criação de task lists, que embora não seja no próprio app, como ele permite bloquear apps, eu posso criar uma tasklist e me só me permitir usar apps definidos para aquela tarefa em específico

Só essas 3 coisas ajudaria bastante, embora algo assim não seja complicado de desenvolver por conta (eu mesmo poderia fazer), eu não tenho tempo hábil, atualmente uso KDE, mas posso migrar sem problemas pra qualquer ambiente desktop que forneça uma solução desse nível…

Quem conhecer uma solução e puder me falar, ficarei eternamente agradecido…

4 curtidas

Quando isso acontece, a melhor coisa que tu pode fazer é dar um tempo no computador.
Sério.

Uma dica: para o Firefox, tem o LeachBlock que se configurado corretamente, coleta as suas estatísticas de uso (só para vc), tempo de permanência nos sites e bloqueio por tempo dos sites…

Mas como disse, essas ferramentas de bloqueio funcionam bem somente enquanto vc não sabe mexer nelas completamente, pq depois fica fácil desbloquear.

2 curtidas

Recomendo que você instale um app de Pomodoro. Funciona da seguinte forma: a cada 25 minutos de trabalho, você descansa 5. A cada 4 Pomodoros realizados, você tem um descanso maior (padrão de 15 minutos, mas eu deixo 35). Ele toca um sino nos momentos definidos para trabalhar e para descansar e pode ser configurado para abrir o protetor de tela e te avisar para sair da frente do computador e se exercitar. Pode ser interessante você registrar o número de horas trabalhado a cada dia e manter um controle sobre isso. Esse método funciona e aumentou minha produtividade.

Qual distro você está usando? Acredito que o GNOME é o DE mais fácil para manter o foco, mas isso vai de cada um… A interface é bem limpa, eu só ativo o “não perturbe”’ e fico na boa.

3 curtidas

Se vc algum dia descobrir algo do tipo, posta aqui rs

Eu nunca procurei ser diagnosticada, mas tenho certeza que tenho um certo nível de déficit de atenção… ou seria procrastinação crônica? Não sei, mas acho que os dois. Só sei que já tentei todo tipo de aplicativo e método de produtividade/organização e SEMPRE arrumo um jeito de burlar essas coisas e perco o foco facilmente do que estou fazendo. Na verdade, eles até funcionam para mim por um tempo, mas aí é só acontecer algo que me tira completamente dessa rotina e volto a procrastinar e perder o foco de tudo novamente.

Não tenho uma tática, nem aplicativo definitivos agora, mas estou tentando:

• Um “método” chamado Ivy Lee que é simplesmente escrever uma to-do-list com apenas as 5 tarefas mais importantes a serem feitas no dia seguinte. As tarefas que não forem completadas vão passando para o próximo dia e assim por diante. Nada de mais. (mas esse ajuda mais com procrastinação do que foco propriamente dito)
  • Simplificar e reduzir as coisas ao meu redor (incluindo o mundo digital), já que qualquer coisa me distrai
  • Implantar rotinas e “protocolos” de ação, pois isso automatiza nossa vida e economiza energia mental. A gente meio que entra no piloto automático
  • Eliminar as redes sociais mais viciantes (já eliminei o Face; minha vida melhorou muito). O Insta quase não uso, então não faz diferença.
  • Me obrigar a fazer uma tarefa chata por 5 minutos. Depois desses cinco minutos fica mais fácil focar e às vezes eu até consigo entrar no hiperfoco.
  • Uso uma extensão chamada BlockSite no navegador E coloco uma senha muito cabulosa e dificil de lembrar. Dessa forma, bloqueio alguns sites e não tem como desbloquear porque precisa colocar a senha que é difícil de lembrar.

Enfim, tô testando essas coisas ainda que provavelmente não serão a solução dos meus problemas, mas fazer o quê.
Seria bacana ter um aplicativo bom desse tipo que você está procurando.

4 curtidas

Uhm… tu deveria fazer um mapa da tua rotina… por uma semana… logo depois tu olharia o que se repete mais…

• Horários de refeições;
  • Horários pra higiene pessoal.

Isso ai sempre vai se repetir e com frequência… outras coisas vão se repetir… tu listaria o que te distrai e logo em seguida tu tentaria é separar um horário pra essas coisas e tipo 1h ai depois tu criaria um horário específico para as coisas importantes… ai tu montaria uma rotina pra essas coisas.

2 curtidas

Gente, eu queria agradecer a todos, @anon6385769, @KairanD, @Ana e @narutoolavo

Eu segui todas as dicas de vcs (ou tentei pelo menos) e o resultado foi incrível, o que eu não fiz em 30 dias eu fiz em menos de 1 dia…

Infelizmente eu não posso, eu tenho um trabalho que tem 30 dias que eu tô fazendo e só tenho mais 3 dias pra entregar, masaté hoje eu não havia conseguido me focar nele

No meu caso isso não foi suficiente, mas uma extensão em específico me ajudou , eu já conhecia a extensão já até tinha feito review pra um blog, mas não me toquei que poderia me ajudar até que li seu comentário, a extensão junto com um script que eu fiz que usei pra travar todos os meus apps seguindo essa tática da @Ana:

Me ajudou muito

Outra coisa que eu fiz foi combinar a dica do @KairanD com a do @anon6385769 , assim eu usei o

Pra criar um timer que destravava os sites como a técnica pomodoro:

Isso ajudou bastante, o resto foi o que a @Ana disse só que compactado no prazo de um dia:

O que eu enrolei no primeiro Pomodoro eu deixei pro próximo e bastou dois pomodoros pra minha mente ser forçada a terminar, curioso que na primeira fez de 5 eu passei 3 pro próximo no segundo eu também passei 3 sendo 1 ainda do primeiro, já no terceiro eu consegui finalizar as 5, o que facilitou e muito

Outra coisa que fiz foi prender minha coelhinha de fora do meu quarto (não me levem a mal, ela ainda tinha uma casa inteira pra correr) e retirei tudo que poderia me tirar a distração, fiz uma limpa nos favoritos

Isso eu fiz no LeachBlock que está disponível pra Chromiums like também, isso eu fiz nela porque mesmo sem ter a opção de colocar senha (pelo menos eu nao achei) ela permite emular um pomodoro

Fazer isso combinando lvy Lee e o Pomodoro foi matador sem perceber eu já tinha concluído 90% do trabalho

e por fim o que eu usei de base pra fazer:

Eu fiz um mapa hierárquico separando os requisitos em em grupos relacionados e depois apliquei as técnicas acima

Gostaria de agradecer a vcs, de coração, vcs realmente ajudaram MUITO nisso

10 curtidas

Blza, agora vai estudar então… Rs
Boa sorte!

@Natanael.755 obrigado por suas contribuições, baseado nas sugestões dos demais. Para alguns de nós, que não consegue focar, a solução é misturar soluções.
Em Linux Apps úteis para o seu dia a dia - Diolinux App Showcase #8 em 6min31seg há a apresentação do Temporizador de Pausa.
Você enxergar, para sua rotina, a inclusão desta ferramenta?
Gostaria de saber se, de Out/2020 para cá, algo mudou na sua busca pelo foco?
Há possibilidade de compartilhamento das customizações que você fez em algumas das ferramentas?
@Diolinux há espaço para um post específico para quem busca foco?

1 curtida

Eu li realmente muito sobre o assunto, testei diversas ferramentas, algumas eu continuo usando até, especialmente aplicativos de lista, como o Todoist, porém, o ponto central, que nem sempre os gurus da produtividade falam, pelo menos para mim, é a sua mente.

Se você não estiver com a cabeça em ordem, não adianta ficar trocando e trocando de apps, porque com alguns você vai até conseguir produzir, mas isso vai ser apesar da sua mente, e no fim, ela sempre ganha.

Para mim, o que realmente tem funcionado para organizar, reduzir ansiedade e aumentar o foco, foi cuidar do meu psicológico, não digo necessariamente ir a um profissional, mas isso pode ajudar em muitos casos.

Fazer meditação, fazer exercício (Mens sana in corpore sano), e claro, organizar e planejar as minhas atividades durante o dia em pequenas rotinas, fazer listas e não fugir delas. Se você conseguir ter auto-controle, você não vai precisar de app nenhum praticamente.

Ainda assim, como isso é um grande processo, algumas coisas me ajudam a evitar de me distrair.

No celular, eu praticamente deixo sem notificações. Só uso os apps e vejo as mensagens quando deliberadamente preciso, no PC, foco em uma atividade por vez, e o GNOME tem me ajudado muito a focar nas atividades também. Não formato o meu computador de produção por qualquer motivo, não fico testando configurações nele, faço isso em ambiente controlado.

Com a sua mente “em paz”, digamos assim, você consegue ver as coisas com maior clareza, e na maior parte das vezes os grandes problemas e grandes distrações, não são tão grandes assim.

Ainda assim, eu sinto que procrastino às vezes, mas tem sido cada vez menos, e o próprio fato de eu conseguir perceber que estou procrastinando, serve como gatilho para “levantar” e fazer o que for preciso ser feito, ou até para usar a minha criatividade e criar uma forma de atingir o mesmo objetivo com menor tempo e menor esforço, é assim que nascem muitas ideias e invenções eu imagino.

As ferramentas são para te ajudar a focar, mas elas não realmente focarão por você.

6 curtidas

Bem isto. O máximo que pode acontecer é você ter uma melhora pontual da produtividade e depois retomar o ciclo de desatenção.

Aplicativos resolvem muito, mas não resolvem tudo.

No meu caso, um velho bloquinho de rascunho do lado da minha mesa resolve muito mais. Ele fica bem na minha frente, com caneta de fácil acesso. Priorizo o que é mais importante resolver naquele dia e vou ticando. O que não der para resolver eu jogo no dia seguinte, bem como adiciono as coisas urgentes que aparecem.

Desativar notificações também é uma ótima estratégia. Hoje em dia, é uma loucura se você não escolher bem que aplicativo e/ou quem pode criar uma interrupção em seu pensamento.

2 curtidas

Idem!
E ainda o bloquinho do celular!

1 curtida