“aptitude”…esse menino me ajudou muito no debian, com ele consegui mudar o sistema de uma instalação meta, para uma instalação manual, ou seja, não tenho mais aquele problema de deletar um determinado programa que está amarrado ao sistema, depois dar um “apt autoremove” e apagar o sistema todo.
(Já aconteceu comigo)…kkkk
Excelente ferramenta, já se encontra nos repositores do Debian/Ubuntu.
Uma ferramenta pra listar todas as teclas, usadas como atalhos ou não, no i3. Achei que ainda precisa de algum polimento, mas, de modo geral, funciona bem.
Se você é como eu, que usa quase todo o teclado com atalhos no i3, pode ser útil.
Descobri esse novo shell no reddit recentemente. Para quem curti um shell diferente. Vale testar. Parece que ainda está bem fresco o projeto. Testei em máquina virtual. Tem algumas funções que parecem bastante as do fish. Porém ele tem uma preocupação gráfica bem maior que o fish.
logo-ls
Exibi os ícones dos arquivos
Uma vez instalado, basta editar o alias para:
alias ls="logo-ls"
Github do projeto:
pacseeek - interface de usuário de terminal para pesquisar e instalar pacotes do Arch Linux

fonte:
Eu peguei esse no reddit uns tempo atrás, é um mini script que pega o post no top do r/showerthoughts, faz o pipe pro cowsay e pro lolcat, que deixa o texto colorido:
# Credits /u/rage_311
showerthoughts=$(curl -s --connect-timeout 5 -A '/u/<<<SEU USERNAME AQUI>>>>' \
'https://www.reddit.com/r/showerthoughts/top.json?sort=top&t=week&limit=100' | \
python2.7 -c 'import sys, random, json; randnum = random.randint(0,99); response = json.load(sys.stdin)["data"]["children"][randnum]["data"]; print "\n\"" + response["title"] + "\""; print " -" + response["author"] + "\n";')
echo $showerthoughts | cowsay | lolcat
Bem interessante.
Mais pratico e eficiente do que os que tem nas DEs.
No Redcore (Gentoo)
$ emerge --moo
Larry loves Gentoo (Linux)
\ (oo)\_______
(__)\ )\/\
||----w |
|| ||
fml
Definitivamente o menor gerenciador de arquivos para terminal que já vi. É feito totalmente em shell script.
Testei e funciona direitinho. É bem simplão mesmo.
Nvtop (Neat Videocard TOP)
Um monitor de tarefas tipo (h)top para GPUs AMD, Intel e NVIDIA. Ele pode lidar com várias GPUs e exibir informações sobre elas de uma maneira muito familiar.
Github do projeto:
Onefetch
Ferramenta de informações Git, escrita em Rust, que exibe informações do projeto e estatísticas de código sobre seu repositório Git diretamente em seu terminal.
Fonte: