Teste a velocidade da sua internet via terminal
sudo apt install speedtest-cli
Para executar basta utilizar o comando de mesmo nome do app:
speedtest-cli
Créditos: Teste a velocidade da sua internet via terminal - Diolinux
Teste a velocidade da sua internet via terminal
sudo apt install speedtest-cli
Para executar basta utilizar o comando de mesmo nome do app:
speedtest-cli
Créditos: Teste a velocidade da sua internet via terminal - Diolinux
Esse realmente é muito bom!!
Esse é bem útil e se usado desta forma:
speedtest-cli --share
Ele cria uma imagem com o resultado do teste:
Fala galera!
Comecei a usar alguns utilitários de linha de comando recentemente que me salvaram muito - alguns exemplos são: ghostscript para comprimir arquivos, mergear pdf’s, etc.; zbar-tools (usei principalmente para decodificar códigos QR); pdftoppm para converter pdf’s para formatos de imagem, e por aí vai.
Com certeza existem milhares de outros programas úteis que eu não conheço ainda, então queria saber de vcs! Qual programa de terminal te dá aquele quentinho no coração em usar?
Já foi mencionado em outros tópicos do fórum, mas não neste em específico, o cmus
:
Basicamente um tocador e organizador de bibliotecas musicais para o terminal.
Aproveitando um pouco da proposta do dodekafonos acima, e listando os que eu mais uso:
nnn
: gerenciador de arquivos leve e rápido, acabei gostando mais que o Ranger aqui. Gosto da facilidade em adicionar funcionalidade a ele com scripts.ImageMagick
: editor de imagens de propósito geral, uso ele para automatizar tarefas repetitivas com imagens e para tirar prints de tela (inclusive o do cmus
nesse post).pdftk
: cortar e unir PDFs, com uma uso mais fácil que o Ghostscript (ao menos na minha opinião).ffmpeg
: conversão e corte de áudio e vídeo, também para organizar os metadados da minha biblioteca de músicaUso ele, é realmente muito bom.
Antes eu gostava de usar o Midnight Commander que também é muito bom (e me lembra dos meus tempos de usar o Norton Utilities e o XTreeGold, do DOS ). Mas depois que conheci o Ranger, só uso ele.
Cortar / exportar trechos de um arquivo mp3 muito grande ─ pode ser usado para os demais arquivos de mídia ─ com a vantagem de ser rápido e não consumir recursos, pois não realiza nenhuma “edição”, não existe “processamento”:
hora de início, duração:
$ ffmpeg -i InputFile -vn -acodec copy -ss 00:00:00 -t 00:01:32 OutputFile
hora de início, hora de término:
$ ffmpeg -i InputFile -vn -acodec copy -ss 00:00:00 -to 00:01:32 OutputFile
Com Youtube-DL:
Ignorar nome longo demais ou inadequado:
$ youtube-dl --id URL
Extrair áudio:
$ youtube-dl -x --audio-format mp3 URL
Baixar uma playlist e extrair o áudio:
$ youtube-dl --yes-playlist -x --audio-format mp3 URL
Corona-cli ─ limitando o número de linhas, para a data & hora serem exibidas, conforme o tamanho do emulador de Terminal:
$ corona -l 21
Primeiro, instalar o npm:
# pacman -S npm
Em seguida, instalar o corona-cli:
npm i -g corona-cli
(a contagem do Brasil “vira” após 22:00)
Para “datar” o histórico dos comandos bash
:
$ echo 'export HISTTIMEFORMAT="%F_%H-%M-%S "' >> ~/.bashrc
em seguida, fechar / abrir o Terminal ─ ou deslogar / logar o usuário, caso esteja num console tty ─ ou apenas recarregar com um desses comandos:
$ source ~/.bash_profile
$ source ~/.bashrc
(repetir o procedimento como su
para datar também os comandos do super-usuário).
Direcionar o comando man
para um navegador ─ especificando ou não qual navegador:
$ man --html=chromium conky
$ man --html=google-chrome-stable conky
$ man --html conky
Às vezes, ao instalar uma nova versão do Grub (principalmente no Debian, Buntus, KDE Neon, Mint) ele se coloca no topo das prioridades que configurei na UEFI-Bios Setup.
Para verificar se a ordem foi alterada ─ listando a ordem das entradas existentes em /boot/EFI:
$ efibootmgr
Para recolocar 0000 (openSUSE) no topo e 0003 (Mageia) em segundo lugar ─ sem precisar teclar DEL para interromper o Boot e sem entrar na UEFI-Bios Setup:
# efibootmgr -o 0000,0003,0001,000D,0008,0006,000A,0007,0002,0005,000E
Para agendar uma tarefa ─ sem depender do SystemD, por exemplo. ─ A resposta diz que ainda não havia agendamentos:
$ crontab -e
no crontab for flavio - using an empty one
Nas distros mais bem educadas, na primeira vez que se executa o comando ele oferece alternativas de editor:
Select an editor. To change later, run 'select-editor'.
1. /bin/nano <---- easiest
2. /usr/bin/mcedit
3. /usr/bin/vim.tiny
Choose 1-3 [1]: 1
Ao salvar e fechar:
crontab: installing new crontab
Nas distros mal-educadas, o jeito é configurar manualmente, criando um alias em um desses arquivos:
nano ~/.bash_profile
nano ~/.bashrc
e colando nele algo assim:
alias crontab='EDITOR=nano /usr/bin/crontab'
Ao editar o arquivo de agendamento ─ por exemplo, para executar um script, 10 minutos após cada boot:
@reboot sleep 600; bash RAM.sh
Para conferir como ficou:
$ crontab -l
@reboot sleep 600; bash RAM.sh
Para filtrar o que me interessa no speedtest-cli:
$ speedtest-cli | grep "Hosted\|Download\|Upload"
Pcurses, para explorar os repositórios oficiais do Arch. ─ Também serve para instalar, remover, atualizar etc., mas me limito a usar para pesquisas rápidas. ─ Do AUR, só aparece o que já está instalado, indicando repositório “local”, pois não sabe de onde vieram Google-Chrome, Google-Earth etc.
(Exige ncurses
)
Também uso muito o Midnight-Commander (mc), principalmente para ver e editar arquivos de sistema, como root, usando seu editor interno (mcedit). ─ Mas ele pode usar nano, vi, vim, conforme a opção do usuário.
Um aplicativo via terminal que eu utilizo bastante é o ncspot, um spotify client escrito em Rust. Bem mais leve que o app normal.
Para usa-lo, só seguir o passo a passo do link abaixo e inserir seu nome de usuário e senha (lembrando que precisa ter uma conta no Spotify). Uma ótima alternativa para computadores mais fracos ou simplesmente quer um app leve, que use apenas o teclado e customizável.
Outro app muito bom e esse tem nos repositórios do Arch é o Qalculate.
Para instalar apenas a versão terminal é só usar o comando:
sudo pacman -S libqalculate
Para abri-lo no terminal:
qalc
Para ver outros comandos:
qalc --help
E pra não deixar passar, uma alternativa bem elegante ao neofetch que a gente conhece chamado ufetch
Para instalar no Arch:
wget https://raw.githubusercontent.com/jschx/ufetch/master/ufetch-arch
chmod +x ufetch-arch
./ufetch-arch
(recomendo mudar o nome do arquivo apenas para “ufetch” após instalado para ficar mais fácil de usar.
Para qualquer outra distro, só substituir o “arch” pela sua distro desde que ela esteja neste repositório: GitHub - jschx/ufetch: Moved to GitLab
Joguinho 2048
Página:
ASCII Flappy Bird
Fonte:
Não sei até que ponto é produtivo, mas fica a dica:
Um cliente/servidor de streaming de música de linha de comando para Linux.
Suporte para Spotify (Premium), Google Play Music (níveis gratuitos e pagos), diretórios do YouTube, SoundCloud, TuneIn e iHeart Internet Radio, servidores Plex e dispositivos Chromecast.
Fonte:
Monitora a temperatura, frequência, potência e utilização da CPU de forma gráfica a partir do terminal.
Fonte: