Saudações,
Pessoal, tenho usado o Fedora 44 e o KDE Plasma como ambiente gráfico. Acho que o título é auto-explicativo, mas gostaria de detalhar melhor minhas necessidades.
Meu desktop possui 4 armazenamentos:
- Um nvme e um ssd que defini como armazenamento para o sistema e para as snapshots
- 1 HD de 1TB onde fica meus arquivos como imagens, músicas, vídeos e documentos. Ele não é o /home, mas possui links simbólicos para as principais pastas de usuário do sistema que fica efetivamente no disco rígido
- +1 HD de 1TB em NTFS como disco montável de backup.
Eu gostaria de ter uma ferramenta simples para sincronizar meus arquivos pessoais com o HD de backup. Um funcionamento similiar ao que o onedrive faz (mas se a parte de enviar para nuvem). Atualmente estou usando o Pika Backup e ele funciona até que bem, mas me preocupa ele não ser um sistema de backups multi-plataforma o que pode me causar problemas caso algum momento eu precise retornar ao Windows por necessidade.
A solução seria apenas “espelhar” os arquivos de storage para Backup. evitando aquele trabalho imenso que dar uma copiar e colar no HD inteiro toda vez que eu quero fazer um backup de segurança.
Já tentei usar Free File Sync, mas não achei ele muito amigável, teriam alguma outra sugestão?