Ferramenta de File Sync para Fedora KDE Plasma

Saudações,

Pessoal, tenho usado o Fedora 44 e o KDE Plasma como ambiente gráfico. Acho que o título é auto-explicativo, mas gostaria de detalhar melhor minhas necessidades.

Meu desktop possui 4 armazenamentos:

• Um nvme e um ssd que defini como armazenamento para o sistema e para as snapshots
  • 1 HD de 1TB onde fica meus arquivos como imagens, músicas, vídeos e documentos. Ele não é o /home, mas possui links simbólicos para as principais pastas de usuário do sistema que fica efetivamente no disco rígido
  • +1 HD de 1TB em NTFS como disco montável de backup.

Eu gostaria de ter uma ferramenta simples para sincronizar meus arquivos pessoais com o HD de backup. Um funcionamento similiar ao que o onedrive faz (mas se a parte de enviar para nuvem). Atualmente estou usando o Pika Backup e ele funciona até que bem, mas me preocupa ele não ser um sistema de backups multi-plataforma o que pode me causar problemas caso algum momento eu precise retornar ao Windows por necessidade.

A solução seria apenas “espelhar” os arquivos de storage para Backup. evitando aquele trabalho imenso que dar uma copiar e colar no HD inteiro toda vez que eu quero fazer um backup de segurança.

Já tentei usar Free File Sync, mas não achei ele muito amigável, teriam alguma outra sugestão?

tens respostas neste outro post