Feliz aniversário, GNOME!

Em 15 de agosto de 1997, o GNOME foi anunciado ao mundo por dois estudantes universitários, Miguel de Icaza e Federico Mena Quintero. Sua proposta era oferecer um pacote completo de aplicações amigáveis para desktop, totalmente baseadas em software livre, similares ao CDE e ao KDE.

Seu maior diferencial era justamente ser completamente baseado em software livre, pois os desenvolvedores sentiam que o kit de ferramentas não livres do QT poderia restringir a redistribuição. Dessa maneira, o GNOME adotou o kit de ferramentas GTK, feito em linguagens que não envolvem C++ ou Python, utilizadas pelo Qt naquele tempo. Mais adiante o GNOME seria lançado sob a licença GNU GPL, sendo totalmente livre para redistribuir.

Os aplicativos GTK mantém um padrão visual, além disso, uma API seria criada para permitir a fácil integração a linguagens de script e módulos elaborados em outras linguagens.

Atualmente estamos prestes a conhecer a 45º versão do GNOME, que virá em setembro, olhando para trás as coisas mudaram muito. Ao longo desses 26 anos, foi criada uma comunidade e ecossistema vibrantes, autoridades quando o assunto é Desktop Environment.

Hoje em dia, o GNOME cria tendências próprias de design e usabilidade, rompendo barreiras e quebrando paradigmas, promovendo uma identidade única para o ambiente Linux. Parabéns ao GNOME e todos os seus contribuidores!

4 curtidas