Feliz aniversário, Debian!

Em 16 de agosto de 1993, Ian Murdock pela primeira vez anunciou o Debian. Um mês depois, houve o primeiro lançamento, Debian 0.1, em 15 de setembro. Entretanto, apenas a versão 0.9, de 1994 alcançou o público, propagada pela lista de e-mail mantida pela produtora de animações Pixar.

Mas o que a Pixar tem a ver com isso tudo? Bruce Perens é um dos primeiros contribuidores do projeto e em 1996, assumiu a liderança do projeto. Acontece que, naquele tempo, ele era funcionário da Pixar, inclusive, foi creditado como engenheiro de ferramentas no filme Toy Story 2. Foi Bruce que decidiu que os codinomes do sistema deveriam se basear nos personagens da franquia.

E de onde vem o nome Debian? Ele possui uma origem romântica, basicamente é a união no nome de Ian com sua então namorada, Debra Lynn. Já o logo atual é a simplificação do conceito feito por Raul Silva em 1994, vencedor do concurso para definir um desenho para substituir a antiga solução provisória. Originalmente, a espiral seria uma fumaça advinda de uma garrafa em estilo árabe. Em seu conceito, a fumaça representaria a “mágica do gênio” que faz o sistema funcionar. Também há uma variante coloria, que representa a diversidade da comunidade por trás do projeto.

Por pouco o Debian não é o mais antigo sistema operacional Linux mais antigo, ele foi precedido pelo Slackware por um mês. Atualmente o Debian é popular em servidores, desktop, IoT e ainda é a base de diversas distros, dentre elas, a mais famosa é o Ubuntu.

Agradecemos à imensa comunidade global que mantém esse importante projeto do mundo Linux e parabenizamos por seu 26º aniversário!

7 curtidas

História linda

1 curtida