Nesse tempo para cá, acabei tendo alguns problemas de estabilidade e alguns travamentos no meu Arch Linux, então acabei pensando em utilizar uma distro mais estavel, logo pensei no Ubuntu e no Fedora.
Mas agora estou com dúvidas de qual usar, já que estou querendo algo mais estavel. Procurei por alguns tópicos e vi que a estabilidade está bem relacionada com a compatibilidade de hardware.
Como as duas bases são bem ricas em aplicativos e soluções de problemas e a DE já foi escolhida, a minha recomendação é que teste por um tempo ambas e descida qual é melhor para você. Vejo, pelo seu print, que já está usando o Fedora, logo já tem um ideia se formando sobre o sistema, agora é colocar na balança e ver qual atende mais ao seu propósito.
Aliás isso sai bastante do assunto do tópico, mas escolhi o Ubuntu e estou instalando, mas por algum motivo eu não consigo montar o /boot/efi na partição de boot do Windows, já q eu tenho um dual boot. E tem um bloco onde aparece em qual dispositivo seria instalado o GRUB, neste caso, eu colocaria na partição EFI do Windows, ou no próprio HD mesmo?
Se algum dia voltar para o Arch (ou mesmo ter esse mesmo problema em outras distribuições), recomendo que dê uma estudada em como instalar o suporte a VAAPI e como ativá-lo em aplicativos específicos. Mesmo em hardware onde não há esses engasgos, alivia bastante a carga sobre a CPU.
Ah então ai esta o problema, eu uso essas flags pra forçar aceleração
chrome://flags/#ignore-gpu-blocklist
chrome://flags/#enable-accelerated-video-decode
Aqui funciona, mas nesse hardware vc não pode forçar acima de 720p
Nem toda distribuição compila o Chromium com a possibilidade de encontrar/ativar a segunda chave.
O Arch, porém, é uma das que ativa, por exemplo. O Firefox com alguns encantamentos também pode decodificar vídeo em hardware (e isso em quase todas as distros onde ele está atualizado).
De qualquer forma, é estranho ela estar ausente no Brave, eu tenho a impressão que mesmo o pacote binário direto do site tem ela.
Além de todas as considerações que os colegas já fizeram, gostaria de acrescentar que as distros (Fedora/Xubuntu) tem ciclos de lançamento bem distintos.
Você poderia, por exemplo, optar por um Xubuntu LTS tendo um ciclo de lançamentos mais lento recebendo atualizações de segurança e focando mais em um ambiente estável (no sentido de mudar mais lentamente) ou optar pelo Fedora com seu ciclo razoavelmente rápido de lançamentos, te trazendo além das atualizações avanços em outras áreas como pipewire, drivers de vídeo e kernel.
No Xubuntu também poderia atualizar a cada lançamento, o que acabaria causando o mesmo efeito da adoção do Fedora, implicando em ciclos de mudança de sistema operacionais relativamente curtos.
Tô curioso pra saber se você conseguiu resolver esse problema do YouTube travando, pois tenho um hardware quase idêntico (um AMD E1-6010 com a GPU Radeon R2 integrada) com um pouco mais de memória RAM, já testei o Fedora, Ubuntu, openSUSE e seus derivados até hoje nunca consegui encontrar uma solução pra esse problema. As vezes chego a pensar que tem algum problema entre o Linux e a aceleração de hardware, por que no Windows eu não passo por esse problema.
No Windows eu uso um programa chamado K10STAT pra deixar o clock do meu CPU no maximo e uma extensão chamada h264ify para tirar o 60 fps dos vídeos, assim tudo já roda tranquilo. Nas distros linux tem 2 alternativas para o K10STAT que eu conheço, o k10ctl e o amdctl (se n me engano esse é o nome) mas nenhuma é compativel com o meu processador, talvez no seu seja compativel.
Por conta disso mesmo com a extensão e o chrome flags, é dificil rodar um vídeo em HD sem alguns travamentos no Linux, mas é claro que dependendo do que acontece na tela, é possivel rodar vídeos em HD tranquilo.
Comigo no Windows uso essa mesma extensão que consigo assistir vídeos lá em até 1080p 60 fps. Agora em qualquer distro Linux não funciona de jeito nenhum, e olha que já testei todos os tutoriais que tem aqui no fórum e não funcionaram. Tanto que nem em 1080p sem 60 fps eu consigo assistir nada e em 720p sem travar só em vídeos com pouca movimentação
O pior é que eu testei de novo e os vídeos com movimentação razoavel estão rodando até que bem em 720p, as únicas coisas q eu fiz foram: instalar a extensão h264ify, ativar aceleração de hardware no navegador e ativar o #ignore-gpu-blocklist no chrome flags (eu não sei se isso também ajudou, mas eu instalei um pacote chamado “chromium-codecs-ffmpeg” no xubuntu). Aliás eu também deixo marcado a opção “block 60fps videos” no h264ify