Fedora removerá o DNF em sua versão 39

O Fedora 39 provavelmente substituirá o DNF, libdnf e dnf-automatic pela nova ferramenta DNF5 e libdnf5, melhorando a experiência do usuário através de um novo gerenciamento de pacotes.

A proposta de mudança ainda precisa ser aprovada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo). Dado o envolvimento da Red Hat com o DNF(5), isso provavelmente será aprovado e finalizado a tempo de ser concluído no Fedora 39.

Isso eliminará múltiplas ferramentas de gerenciamento de software (DNF5, antigo Microdnf, PackageKit e DNF) e suas bibliotecas, fornecendo um comportamento diferente e não compartilhando um histórico. Também podemos esperar que o DNF tenha suporte limitado do upstream.

O DNF5 elimina o código Python, aumenta o desempenho e substitui o DNF e microdnf existentes. Unifica o comportamento da pilha de gerenciamento de software, introduz um novo daemon como uma alternativa ao PackageKit, para RPMs.

Pode-se esperar um desempenho mais rápido em relação à consulta de repositórios, operações consultivas, consultas RPM e compartilhamento de metadados.

FONTE: aqui

6 curtidas