Uso o Fedora Workstation há mais de 2 anos, e nesse tempo um único problema me incomoda desde a versão 38 ou 39 e nunca consegui achar uma solução.
Basicamente quando meu notebook fica inativo e suspende as atividades, algumas vezes, não todas, ele simplesmente não volta, a tela fica preta e mesmo apertando alguma tecla a tela continua preta fazendo com que eu tenha que forçar um desligamento segurando o botão power.
Já tentei achar uma solução no fórum oficial do Fedora, mas nenhum resolveu. Dentre as soluções falam em atualizar os drivers na Nvidia, mas meu notebook é Intel (i5 8gen), já falaram que poderia ser a versão do Kernel, mas o problema persiste desde a versão 38/39 do fedora e de lá pra cá o kernel já foi atualizado incontáveis vezes. E por fim já mencionaram ser algo associado ao Bluetooth, o que realmente pode ser, já que uso fone bluetooth na maior parte do tempo, mas não achei nada de concreto sobre ainda.
Gostaria de saber se alguém já teve esse problema ou saberia me ajudar a resolvê-lo.
Estranho, vamos ter que ir pela eliminação:
Primeiro teste desabilitando o Bluetooth
sudo systemctl stop bluetooth
sudo systemctl disable bluetooth
Veja se o problema vai acontecer após a suspensão.
Daí podemos tratar a questão se o problema for realmente aí.
Aproveita e e manda essa linha toda em
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT
em
/etc/default/grub
1 curtida
Vou desabilitar o bluetooth e ver se resolve.
Aparece o seguinte:
GRUB_CMDLINE_LINUX=“rhgb quiet”
Não é exatamente uma com o default após o Linux, então acredito que seja essa mesmo que mandei. Mas de qualquer forma, vou deixar abaixo todas as linhas do etc/default/grub
RUB_TIMEOUT=5
GRUB_DISTRIBUTOR=“$(sed ‘s, release .*$,g’ /etc/system-release)”
GRUB_DEFAULT=saved
GRUB_DISABLE_SUBMENU=true
#GRUB_TERMINAL_OUTPUT=“console”
GRUB_CMDLINE_LINUX=“rhgb quiet”
GRUB_DISABLE_RECOVERY=“true”
GRUB_ENABLE_BLSCFG=true
GRUB_THEME=“/boot/grub2/themes/Elegant-forest-window-left-dark/theme.txt”
Testa desabilitando o bluetooth. Se funcionar a suspensão aí te passo a linha com o parâmetro do kernel para desabilitar a economia de energia do bluetooth pra você testar
2 curtidas
Aparentemente era o Bluetooth mesmo, até agora não tive nenhum problema com a suspenssão.
1 curtida
Estou com o mesmo problema no meu laptop. Comprei um recentemente com CPu AMD e GPU NVIDIA (não tem gpu integrada, vivo perigosamente). Instalei Fedora 43, rodando no Wayland, pois o computador vem sem sistema operacional. Desde o início, com instalação limpa, toda vez que o computador suspende, não volta mais. Preciso forçar a reinicialização pressionando o botão de energia. Já atualizei e reinstalei drivers da Nvidia diversas vezes e isso nunca foi resolvido. Não sou avançado o suficiente em Linux pra testar as sugestões mais complexas, por isso resolvi só configurar para apagar a tela nas opções de energia. Se necessário, é melhor desligar o sistema ao invés de suspender.
No momento, começou mais um problema de iniciar o sistema sem reconhecer o monitor interno, somente o externo. Reinstalar os drivers da nvidia ajudam a resolver, mas cada reinicialização é uma roleta russa.