No caso, se queres usar o Fedora, com KDE, eu recomendo a spin do Fedora que já vêm com o KDE configurado, numa instalação mais tradicional, o Fedora Kinoite está mais baseado num conceito mais novo de imutabilidade e eu sinceramente não sei se é o melhor a se usar nesse estágio. Spins - Fedora
Também há o Debian 12 com KDE, já que o Debian 10 está desatualizado.
Não cogitei usar o Debian com KDE, mas poderia ser uma opção. A muito tempo sair do .deb, e atualmente comecei usar o Fedora, após anos de Manjaro. Minha dúvida quanto a usar a Spin ou o Kinoite foi porque aqui no fórum já falaram que o consumo de RAM do Kinoite é menor, e por ser um sistema “imutável” poderia ser mais seguro que a Spin tradicional para o uso no trabalho.
O seu estudo é em relação a linux? Se sim escolhe o Kinoite, senão vai de normal. Quando testei um Fedora imutável, algumas coisas não funcionaram como em uma versão normal, tive que procurar soluções para situações triviais.
Sobre o consumo de memória RAM, posso te falar uma opinião sincera, hoje em dia é lenda urbana. Instalo vários tipos de sistema em máquinas virtuais e a diferença entre eles é uns 300mb, o que consome muito memória é o browser.
OBS: Os sistemas são mais leves em termo do processamento, mas como você esta com um processador da 10ª geração, não terá problema.
Estou usando o Arch com Qtile (WM que é muito mais leve em relação a DE como Gnome ou KDE, estou com 9 abas do Chrome abertas consumindo 2.3GB)
Minha questão com o Kinoite é que ele usa tecnologias menos testadas ou “menos postas a prova”. Imutabilidade disponível assim, para o público geral, é uma coisa relativamente recente. Conforme o camarada @Pio disse, ao menos que tu estejas a estudar sobre isso no momento, eu te recomendaria ir no normal. O Fedora é bem atualizado, eles não alteram muito as coisas, então terás um sistema, no geral, bem coeso e funcional.
Meu trabalho é mais suíte de escritório, e alguns apps que provavelmente não terão versões nativas para Linux. Vou usar muito o LibreOffice, e talvez o Onlyoffice. De resto, estudo e reuniões remotas.
Como já tenho um PC pra testes, este será exclusivo para trabalho, então prezo pela estabilidade, confiabilidade e facilidade em resolver pequenos problemas que possam acontecer com as atualizações.
Obrigado pela atenção, vou escolher o Fedora Workstation…
Se você tiver problema em relação a memória RAM, a mudança de sistema ou interface não alterará grande coisa, o melhor a se fazer é colocar mais memória e ser feliz.