Fedora KDE Desktop Edition já é uma realidade, e agora?

Neal Gompa, desenvolvedor e mantenedor do Fedora KDE conta como foi sua chegada ao projeto, e detalha alguns fatos a respeito do desenvolvimento da edição do Fedora com o ambiente Plasma.

Nesta palestra ele cita a importância de terem abraçado o Wayland por padrão, e cita o caminho percorrido desde as edições anteriores para que o Fedora KDE chegasse ao status de edição principal, com a mesma importância do Gnome.

Mostra dados a respeito do número de usuários ativos, utilizando o check-in de atualizações do sistema DNS; citando também que desde 2021 até o presente momento tiveram um aumento de 7x vezes na sua base de usuários.

“Contando todas as versões do Fedora KDE que fizeram check-in, não somente a versão 42, o número de solicitações de check-in ultrapassa os 100 mil semanalmente. Em instalações consideradas persistentes, não considerando sistemas que ficaram menos de 1 semana ativos, o número saiu de 1,2,3 mil instalações para incríveis 45-50 mil sistemas”.

Nesta palestra também foi mencionado outros projetos como o Kinoite (versão Atômica com o KDE Plasma para sistemas imutáveis) e o Fedora Asahi Remix.

“Não sou só eu (Neal Gompa) ou Yan, mas todos vocês que trabalham com o KDE, mesmo que não utilizem o Fedora, os que estão na construção do Banana (KDE Linux), todos estão ajudando com isso”

Conheça mais da edição do Fedora com KDE Plasma:

2 curtidas

Rapaz, será que é melhor que o Suse no KDE?
Vou testar depois.

1 curtida

Eu não usei por muito tempo, não tenho boa experiência com o Suse; usei o Kinoite, a versão imutável do Fedora KDE; achei um pouco “travado” mas ok.

Até o presente momento acho que a melhor experiência com o Plasma foi com sistemas baseados no Arch; nunca tive problemas no Manjaro com KDE, e atualmente uso o Arch Linux.

Atualmente também estou usando o Tuxedo OS; em relação ao Neon, pra mim foi uma experiência de uso melhor; entretanto não espere que a Tuxedo envie o Plasma mais atualizado possível. Kubuntu tem anos que não utilizo, na época que usei base Ubuntu, fui logo pro Neon pra ter o Plasma mais atualizado.

Talvez meu ranking seja: Arch, Manjaro, Tuxedo OS, Neon, Suse … Fedora não serei leviano de ranqueá-lo porque não usei por muito tempo, e utilizei o Kinoite, creio que a versão Workstation seja bem melhor, e pelos feedback nas comunidades, talvez a sua resposta seja sim, Fedora >>>>>Suse na experiência com KDE :heart:

1 curtida

Eu não consegui instalar o Arch, a iso que peguei exigia entrada de cabo lan.

O KDE NEO está sendo muito bem otimizado, mas eu fui mudar uns fimwares para áudio e quebrei, então ele ficaria em 5º lugar na minha lista pessoal.

Eu prefiro o Suse, muito bom.

1 curtida