Fedora é bom de se usar?

Nem cheguei a usar o direito o Endeavour (seja por falta de tempo ou tentando configurar o acl) e ele simplesmente parou de pegar o som.

Troquei de entrada, troquei do fone, desinstalei o gnome boxes que tinha instalado (tava de Cinnamon) e mesmo assim nada, até o Audacity não estava reconhecendo o microfone que já tinha usado antes.

Alguém consegue me dizer se o Fedora é bom de usar ou devo ir em distros fáceis de se usar?

Tinha visto que me recomendaram antes e eu ainda tenho dúvida se devo usar o Arch, pois eu gostei dele com o Cinnamon e a capacidade de instalar somente o necessário, mas a parte de instalar codecs/recursos para deixar ele + usável é um pouco confuso (mesmo tendo explicado).

PC:

CPU: Ryzen 5 3500
RAM: 16GB
GPU: RX 560

1 - Nao recomendo o uso de distros “faca voce mesmo” se quiser simplesmente ter tudo pronto no computador para sair usando logo e fazer suas atividades. Va de Mint, Debian ou Ubuntu e poupe logo seu tempo;

2 - Ta usando placa de video AMD. Comecou bem;

3 - Nao gosto nem um pouco de Fedora. Mas eh uma distro que funciona. Prefiro Devuan.

2 curtidas

E tem uma opção mais fácil ainda, quando se trata do Debian: O SpiralLinux, que é basicamente um Debian já configurado.

Se fosse baseado em Devuan, ate poderia arriscar. Nao quero systemd no meu pc.

Já usei o fedora por um tempo e recomendo, é uma distro bem acertada e tem uma comunidade grande. Faça o teste e veja se vc gosta. Mas considero uma distro completinha sim, basta adicionar os codecs e pronto e tem tudo na gnome software, adicione apenas o rpmfusion e pronto.

2 curtidas

Fedora não é uma distro difícil (pelo contrário, costuma ser um lugar onde começam experimentos para facilitar o Linux de desktop). Se a comunidade e suporte de desenvolvedores em torno dos derivados do Ubuntu não fosse muitíssimo maior, estaria entre as minhas primeiras recomendações para novatos.

Por outro lado, com base no seu relato, não lhe recomendaria o Arch. Como o Endeavoir é basicamente um Arch pré-configurado, o problema ou é culpa dos próprios pacotes do Arch (como bugs, etc.), então formatar não vai resolver, ou é uma questão de configuração inadequada, então isso demonstra falta de condição ou disposição para investigar e consertar problemas, que são necessárias para usar distros DIY proveitosamente.

(Honestamente também não recomendaria o Debian, pois mesmo sendo menos DIY que o Arch, ainda é suficiente para causar algumas dorzinhas de cabeça para quem quer algo mastigado.)

2 curtidas

Pra hardware moderno e interessante, mas o intuito do fedora e ser um “Beta-eterno” do RHEL então vai de vc aguentar usar uma distro que vai ter intrusão de bugs diversos e problemas passivos
Fora as inovações da distro tbm tem a chance de ter “sustos” como a remoção de suporte legacy, então e uma distro pra quem gosta de aventuras

Instalei o fedora com KDE plasma hoje e ja to apanhando e com saudade do pacman e aur, mas vou tentar ficar nela por um tempo p ver o que dá.

Nao desista, passei pelo mesmo, e hoje to amando o fedorinha kkkkkkk

2 curtidas

Fedora foi a distro mais problemática que tentei usar até hoje, em múltiplos hardwares diferentes. Apesar da minha experiência com ele sempre ter sido um desastre, há vários usuários que têm bons resultados e adoram.

Vale a pena testar e ver se te agrada. :wink:

Finalmente consegui instalar o Fedora, botei ele pra atualizar (via terminal) e quando ele terminou apareceu um coisa sobre importar uma chave OpenPGP, o que é isso exatamente?

fedora é excelente. pode experimentar sem medo.

1 curtida

Seu PC tem um hardware perto do meu. Bem, o Fedora rodou muito bem, mas acho que ele usou muito da minha bateria. Então testei várias distros e, atualmente, o Ubuntu serve muito bem. Para esse hardware, indico as melhores que testei: Pop, OpenSuse (ambas as versões), Fedora e Ubuntu.

Salve, @fordpampa

Isso, depende de cada um. – Especialmente, do quanto cada um já acumulou de “experiência pessoal” com distros Linux… O quanto já aprendeu… Se já se sente “médio”, “avançado”, ou se ainda se considera “iniciante”… E depende do hardware, também.

Eu comecei pelos “Buntus” – que usei durante vários anos, até me sentir “à vontade” com o Kubuntu, Mint, KDE Neon – e fiquei tão “acostumado”, que demorei vários anos, até aprender que algumas coisinhas, no Fedora, são diferentes.

Depois disso, hoje me sinto bem à vontade com o Fedora – mas para quem está iniciante, costumo recomendar Linux Mint – que se beneficia de zilhões de dicas, blogs, fóruns etc. do mundo “Buntu”.

Encontrar dicas, logo na primeira busca no Google, é tudo de bom – e isso é uma das vantagens do “mundo Buntu”.

Mas, minha experiência e minha opinião estão ligadas ao fato de que sempre usei CPU Intel com iGPU “onboard” (integrada) Intel. – O que eu poderia falar, sobre outros hardwares?

Depois de uns 15 anos experimentando e usando distros Linux, hoje prefiro o Arch, acima de qualquer outra. – É a distro que uso 99% do tempo – já faz uns 2 ou 3 anos.

(Faço dualboot / multiboot, então, é fácil reiniciar o PC, e em 2 minutos já estou usando outra distro).

Mas nunca recomendo Arch para ninguém. – Não é uma distro para alguém usar “porque recomendaram”. – Cada um chega lá, mas só “se” (e quando) achar interessante, se gostar, se quiser.

Assino embaixo.

Esse é um ponto importante: – Fedora e openSUSE “funcionam”.

Já fiz um monte de upgrades de versão do Fedora, e nunca tive problemas. – Tudo corre bem – e continua funcionando, ano após ano.

Também já fiz vários upgrades de versão do openSUSE Leap – em seguida fiz upgrade para Tumbleweed – e até hoje não tive nenhum tropeço, com isso.

Mas… estou falando das versões KDE, em ambos os casos. – Imagino que as outras versões também funcionem bem – mas não posso garantir, “pessoalmente”.

O “rpmFusion” foi o que demorei a aprender – pois eu estava “mal-acostumado”, usando só “Buntus”. – Depois que adicionei os Codecs do rpmFusion, tudo se encaixou.

Mas, lembrando: – Até hoje, só usei CPU Intel + iGPU Intel.

Também penso assim.

Também tive essa impressão.

Isso.

Anotei “absolutamente tudo” das minhas atualizações do Fedora – desde Janeiro 2020 (já são 103 mil linhas em TXT) – e não encontrei “OpenPGP”.

Sugiro que você copie e coloque aqui essa mensagem.

2 curtidas

@frc_kde Seria isso:

talvez seja porque eu não fiz a verificação da iso (nunca consegui fazer isso - talvez fosse por preguiça :sweat_smile:)

Isso aconteceu comigo, logo depois que adicionei o repositório “RPM Fusion” – quando fui instalar VLC.

(61/63): x264-libs-0.157-12.20190717git34c06d1.fc31.x86_64.rpm           1.5 MB/s | 650 kB     00:00
(62/63): x265-libs-3.1.2-2.fc31.x86_64.rpm                               2.3 MB/s | 1.1 MB     00:00
(63/63): xvidcore-1.3.7-1.fc31.x86_64.rpm                                 68 kB/s | 270 kB     00:03
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Total                                                                    5.0 MB/s |  93 MB     00:18
warning: /var/cache/dnf/rpmfusion-free-updates-56469a3c7b1dd113/packages/ffmpeg-libs-4.2.2-1.fc31.x86_64.rpm: Header V3 RSA/SHA1 Signature, key ID c481937a: NOKEY
RPM Fusion for Fedora 31 - Free - Updates                                1.6 MB/s | 1.7 kB     00:00
Importing GPG key 0xC481937A:
 Userid     : "RPM Fusion free repository for Fedora (31) <rpmfusion-buildsys@lists.rpmfusion.org>"
 Fingerprint: 59A7 FE07 F664 C1B2 7687 C5D2 6DEE F051 C481 937A
 From       : /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-free-fedora-31
Is this ok [y/N]: y
Key imported successfully
...
Complete!

E volta a acontecer, todas as vezes que faço upgrade de uma versão do Fedora para outra.

1 curtida

Não me lembro de ter adicionado o rpm-fusion, mas como é uma atualização geral do sistema, deve ser algo parecido.

Então tá de boa?

Isso é fácil de verificar.

Antes de instalar o repositório RPM Fusion, a atualização começava consultando só esses repositórios:

# date && dnf upgrade --refresh && date
dom jan 12 18:32:47 -03 2020
Fedora Modular 31 - x86_64                                             31 kB/s |  45 kB     00:01
Fedora Modular 31 - x86_64 - Updates                                   52 kB/s |  43 kB     00:00
Fedora 31 - x86_64 - Updates                                           48 kB/s |  41 kB     00:00
Fedora 31 - x86_64                                                     41 kB/s |  46 kB     00:01
(...)
Resumo da transação
==============================================================================================================
Instalar     8 Pacotes
Atualizar  585 Pacotes

Tamanho total do download: 803 M
Correto? [s/N]: s

Essa foi minha 1ª atualização, em Janeiro 2020.

Depois que instalei o Google Earth, ele passou a consultar, também, o repositório do Google:

Tue 14 Jan 15:11:41 -03 2020
Fedora Modular 31 - x86_64                                              35 kB/s |  49 kB     00:01
Fedora Modular 31 - x86_64 - Updates                                    57 kB/s |  46 kB     00:00
Fedora 31 - x86_64 - Updates                                           56 kB/s |  43 kB     00:00    A
Fedora 31 - x86_64 - Updates                                             2.7 MB/s | 5.6 MB     00:02
Fedora 31 - x86_64                                                        56 kB/s |  49 kB     00:00
google-earth-pro                                                          10 kB/s | 1.3 kB     00:00
Dependencies resolved.

Instalei o RPM Fusion – “free” e “nonfree”:

2020-01-14 15:30:25 --- repositórios RPMfusion

# dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

# dnf install https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

(Não sei se esse comando ainda é válido! – Verifique na documentação do site do Fedora, antes de usar!).

Em seguida, instalei o VLC – e ele perguntou se eu aceitava a chave – conforme postei antes. – Mas era só para a parte “free”!

A partir daí, o dnf mostra que está consultando também o RPM Fusion:

Sun 19 Jan 21:28:59 -03 2020
Fedora Modular 31 - x86_64                                                       41 kB/s |  46 kB     00:01
Fedora Modular 31 - x86_64 - Updates                                             46 kB/s |  42 kB     00:00
Fedora 31 - x86_64 - Updates                                                     50 kB/s |  43 kB     00:00
Fedora 31 - x86_64                                                               56 kB/s |  46 kB     00:00
google-earth-pro                                                                 11 kB/s | 1.3 kB     00:00
RPM Fusion for Fedora 31 - Free - Updates                                        13 kB/s |  13 kB     00:01
RPM Fusion for Fedora 31 - Free                                                  12 kB/s |  15 kB     00:01
RPM Fusion for Fedora 31 - Nonfree - Updates                                     14 kB/s |  14 kB     00:01
RPM Fusion for Fedora 31 - Nonfree                                               12 kB/s |  15 kB     00:01
Dependencies resolved.

Portanto, é muito fácil você verificar quais repositórios estão configurados – a cada vez que usa o dnf.

A próxima vez que pediu para importar chave GPG, foi na atualização do Google Earth – que tinha dado umas mensagens de erro ao ser instalado – mas tinha instalado, e funcionava Ok.

Só ao atualizar…

warning: /var/cache/dnf/google-earth-pro-17f28a61f303b7a2/packages/google-earth-pro-stable-7.3.2.5815-0.x86_64.rpm: Header V4 DSA/SHA1 Signature, key ID 7fac5991: NOKEY
google-earth-pro                                                                 25 kB/s |  10 kB     00:00
Importing GPG key 0x7FAC5991:
 Userid     : "Google, Inc. Linux Package Signing Key <linux-packages-keymaster@google.com>"
 Fingerprint: 4CCA 1EAF 950C EE4A B839 76DC A040 830F 7FAC 5991
 From       : https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub

Key imported successfully
Importing GPG key 0xD38B4796:
 Userid     : "Google Inc. (Linux Packages Signing Authority) <linux-packages-keymaster@google.com>"
 Fingerprint: EB4C 1BFD 4F04 2F6D DDCC EC91 7721 F63B D38B 4796
 From       : https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub

Tempos depois (em Março), pediu para importar também a chave da parte “nonfree” do RPM Fusion.

Depois disso, voltou a importar chaves GPG nos upgrades para Fedora 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, e 41 – mas parei de fazer anotações, porque é um tédio total. – Nunca acontece nada de errado!

Se quiser ler um monte de abobrinhas que anotei ao longo dos anos…

• Instalação e configuração do Fedora 28 – Foi minha 2ª tentativa, e eu ainda não tinha entendido que precisava do RPM Fusion, e continuei sem obter sucesso.

• Fedora 30 – Finalmente, caiu minha ficha, e funcionou tudo 100%. – Perdi muito tempo com Chromium & Codecs (hoje, uso o Google Chrome, e isso não acontece mais).

• Upgrade para Fedora 31.

Até aqui, no antigo hardware Bios (Legacy) / MBR. – No novo PC (UEFI / GPT), instalei o Fedora 31, mas foquei mais no UEFI.

O Fedora é um bom sistema.
Kernel atual, recursos atuais, boa pegada e muitos outros.
Não é a toa que linus torvalds o escolheu, eu pessoalmente usei por algum tempo para estudá-lo mas acabei voltando para o mundo debian (foi minha escolha) tanto tempo aprendendo com o linux as vezes me considero um iniciante para aprender mais.

Eu nao me interesso por essas distros mais, mas sei que funcionam. Pra quem nao ta nem ai pra declaracoes dispensaveis dos devs, e ve as coisas de uma forma puramente pragmatica, sao distros que funcionam.

Como nao trazem o que eu quero, porem, em mais de um sentido, prefiro ficar onde minimamente chega perto do que eu quero, e no momento eh o Devuan.

2 curtidas