Fedora dá adeus ao Xorg

O que iria acontecer aconteceu: o fedora 41 virá sem o xorg! Para o bem e para o mal, como todos os problemas que o wayland ainda tem.

O Comitê Gestor de Engenharia do Fedora decidiu que o próximo Fedora contará exclusivamente com o Wayland, incluindo os pacotes X11 mais antigos para o GNOME.

O X poderá ser instalado manualmente. E quem atualizar de versão anterior, ele será mantido.

FONTE: X11 Is No Longer Part of Fedora Workstation 41

2 curtidas

É, não tem mais jeito.
Ainda mais agora que os drivers mais recentes da NVIDIA tão vindo com suporte a explicit sync, se funcionar mesmo vai ser um grande salto pro único hardware que ainda apanha no Wayland: placas NVIDIA.

2 curtidas

E como fica os recursos de compartilhar tela/gravar que até hoje tem problema no wayland?

2 curtidas

Fedora sempre inovando. Por um lado isso é ruim, por outro vai fazer com que se acelere o desenvolvimento do Wayland e apressar a resolução dos problemas. Daqui pra frente mais distros devem fazer o mesmo, bastou uma começar.

Agora os caras correm atrás pra resolver isso mais rápido. :wink:

1 curtida

Linus te ouça

1 curtida

É por coisas desse tipo que eu digo que o Fedora não é uma distro para novatos.

1 curtida

Pelo que entendi, o usuário terá que instalar manualmente o X11 e poderá utilizá-lo, caso queira.

2 curtidas

sim. se instalar o fedora 41 do zero. se atualizar, o X será mantido.

1 curtida

Acredito que é um grande passo para que o Wayland consiga “agilizar” um pouco os pequenos problemas que ainda o assombram.

Sinceramente até hoje só tenho problemas com discord(que antes funcionava mas ultimamente parou), e usando ele por dentro do firefox funciona perfeitamente(ou datcord que usa firefox de render backend)

meu pc é ryzen+rtx e uso wayland desde o fedora 38, sem ter muitos problemas, talvez apenas com uma placa nvidia o sistema seja menos estavel, mas pra mim tudo funciona muito bem

1 curtida

Esses 2 “pequenos” detalhes são muito importantes:

Eu instalei o Fedora 31, em Janeiro 2020, ao inaugurar meu “novo” PC – e venho fazendo upgrades até hoje, Fedora 40. – Imagino que ainda tenho a opção de sessão X11, mas…

Escolhi o Fedora para experimentar Wayland – “sempre” (em caráter permanente) – pois tenho a impressão de que ficar alternando, às vezes Wayland, e às vezes X11, acaba bagunçando algumas configurações (em especial, no Kwin).

Em todas as outras distros, continuo usando X11 – também, “sempre”. – Nada de ficar alternando.

É aquela coisa de “provar a água com 1 pé”, antes de mergulhar. – Escolhi o Fedora para essa função, em caráter permanente – e os outros 11 pés, mantenho em terra firme. :octopus:

Desde meu PC anterior (2009), fujo de Nvidia. – Sem problemas, nesse aspecto.

Inovar é bom – mas se 1 vizinho “inovar”, fazendo alguma coisa que não aprovo… – Não vou aplaudir, só porque “inovar é bom”. :grimacing:

Mantenho o Fedora instalado, exatamente para “vigiar” essas tais “inovações” – pois às vezes, outras distros acabam tendo de adotar – não porque concordem etc., mas porque aquilo se espalhou e acabou criando um “fato consumado”, que dificulta resistir contra.

No momento (só para dar 1 exemplo), Fedora é a única distro que veio com SELinux ativado. – openSUSE também instalou, mas não ativou – e as outras 10 distros, nem instalaram.

Outro exemplo: – Fedora “inovou” com um tal de Boot Loader Specifications (BLS) – que não é percebido nem compreendido pelo Grub de minhas outras 11 distros.

Valorizo a “solidariedade” que caracterizou o “GNU / Linux”, desde o princípio. – Não vejo valor nenhum, quando 1 empresa rompe essa “solidariedade”, 1 vez, 3 vezes, 15 vezes – e… “lidem com isso” (como diz Musk, em outras áreas).

Concordo 100% – no caso específico do Wayland. – Foi assim que entendi a decisão do KDE, de aderir à migração para o Wayland, de modo explícito.

Estava na hora de tomar essa decisão – e sacudir muitas “inércias” (para não falar de “abandonos” puros e simples). – Porque Wayland não é uma “novidade inventada” por 1 empresa. É um desenvolvimento comunitário, que já tem mais de 10 anos (se não me engano), e chegou a um ponto em que precisava, mesmo, sacudir a inércia de inúmeros “abandonwares” (ao passo que o X11 recebe cada vez menos esforços: Está esgotado, por assim dizer).

E não, porque “Fedora inovou”. – Resisto a adorar bezerros de ouro – que é o que sinto, quando vejo excesso de louvor acrítico a 1 (ou várias) empresa(s).

Nesse aspecto, considero que a adesão do KDE Plasma ao Wayland (após o Gnome), é que foi / está sendo / será o grande impulso. – E não, o fato do Fedora chutar o X11 – que a meu ver, será apenas um impulso “secundário”.

Concordo 100% – pelos motivos que disse antes.

Também concordo 100% – pero sin adorar bezerros de oro, jamás! – Eu não recomendo Fedora para nenhum novato…

… embora considere uma distro extremamente “polida”, consistente, sólida – ao lado do openSUSE.

(Mas não me peçam para dizer o mesmo da Canonical, a 3ª empresa nesse aspecto. – Louvo, sim, seu trabalho passado de “facilitar” e “difundir” o uso do “Linux”. – Kubuntu foi minha porta de entrada, após o fim do Kurumin, e minha âncora de salvação por quase 10 anos. Isso foi um tremendo serviço em favor do “Linux”).

3 curtidas

Eu só tenho problemas do tipo com o Discord, mas, como não o uso tanto assim, não me é um ponto crucial da mudança. Para mim, ao menos, acho o compartilhamento de tela/gravação usando Wayland + Pipewire muito mais fluido do que usando X11, considerando que o meu hardware de produção não é um monstro em desempenho. Gravando dois vídeos a 60fps usando ambas as combinações, sempre percebo mais fluidez do lado do Wayland.

1 curtida

O problema do discord é 100% culpa dos desenvolvedores.
A implementação do discord via firefox(datcord) ou o proprio webapp do discord no firefox funcionam perfeitamente no wayland, agr no oficial n consigo compartilhar tela por nada.
O kde consertou isso com aql kde xwayland video bridge, n sei se da pra usar no gnome, nunca cheguei a testar!

2 curtidas

Quando é que o XFCE adapta ao Wayland?
Só vejo uma solução para esse problema de abandonarem o X11, é utilizar o Fedora Spin XFCE, caso resolvido…

2 curtidas

Exatamente. Na verdade, não interessa aos desenvolvedores do Discord adaptar o software deles para Linux. É uma margem muito pequena de usuários em relação às demais plataformas, e, como é um app Electron, o port é praticamente automático, só se abstêm de fazer essas pequenas mudanças para garantir melhor compatibilidade.

Provavelmente ainda vai demorar. Acredito eu que o Xfce seja um dos, senão o ambiente gráfico mais conservador em termos de adoção de novas tecnologias como essa.

1 curtida

hoje estava pesquisando sobre o discord e como concertar. O mini resumo seria:

Forçar abrir usando x11 no wayland
Forçar usar uma versão antiga que funcionava no wayland (sim o discord já teve uma versão antiga que funcionava no wayland)

Incrivelmente os devs quebraram suporte de algum jeito

Do core do Xfce somente falta o xfwm, o resto já tem suporte. Abaixo tem o link do roadmap com o avanço do wayland no Xfce.

Fonte: releng:wayland_roadmap [Xfce Wiki]

1 curtida

Na verdade é um dos mais adiantados dentre os que ainda não adotaram o wayland como padrão.

2 curtidas

Não sabia dessa! Não é costume do projeto se adiantar na adoção de novas tecnologias. Será que o avanço do GTK tá “empurrando” a evolução da DE? :joy: