Resolvi dar mais uma chance ao KDE Plasma, dessa vez, no novo Fedora 44, que promete uma experiência mais madura do que nunca. Confira quais configurações apliquei inicialmente e minhas primeiras impressões.
Eu já experimentei o KDE mas sempre achei ele meio poluido. Linux Mint com Cinnamon funciona muito melhor.
Até que enfim, do lado certo da força…
É brincadeira, tá?
Eu sou usuário Plasma, e não sou fã do Fedora, nem por isso digo que o Fedora é ruim, pelo contrário, o próprio desenvolvedor do KDE, Nate Graham, recomenda FEDORA KDE ou KUBUNTU.
Continuarei achando o Fedora um bom sistema, mas não a melhor escolha pra todo tipo de usuário, especialmente pra quem está iniciando. E o Kubuntu? Bom, é um Ubuntu.
Particularmente sempre fui do time Arch, usei o Manjaro por muitos anos… É a melhor implementação do Plasma? Provavelmente NÃO!.
Porque? Gostaria honestamente de saber sua opinião, fiquei curioso…
Tb não sou fã do Fedora por 2 motivos, um bom e um não bom.
O bom motivo é pq usei ele por um tempo e é simplesmente monótono. Tudo funcionou, atualizações feitas sem problema, nada quebra.
O não bom é que meu notebook é meio antigo então o Fedora KDE é pesado e roda visivelmente mais lento do que outras distros, sem nenhuma vantagem que justificasse eu ficar com ele. No fim das contas depois de muitos testes e trocas, o que se saiu melhor em desempenho e venho usando há meses (também sem quebrar) é o Cachy com KDE.
Não sou um usuário avançado, somente um entusiasta; e dado a esse motivo alguns “problemas” do Fedora meio que me incomodam. Tal como no vídeo do Dio, tem muita coisa que o Nobara traz pronto e no Fedora vc tem que ativar um repositório, mexer em alguma configuração. Sistemas de arquivo, pra meu uso não vejo diferença significativa como leigo entre o EXT4 e BTRFS; por padrão o Fedora utiliza o Btrfs.
Quanto a experiência com o Plasma, pessoalmente, não acho o Fedora melhor ou superior a outras distros, como por exemplo o Arch. Mas é apenas gosto pessoal… Não usaria o Kubuntu por que atualmente não quero usar a base Ubuntu, apesar que no notebook de estudo tem o TuxedoOS, e entre a base Arch e a base Fedora, preferência pessoal é pelo Arch e derivados.
E já usei o Kinoite, mas atualmente minha imutável é o KDE Linux, mesmo ainda não estando em versão final. Entretanto o Nate Graham, já deu a deixa que se não der certo congelar pacotes do Arch, vão mudar a base pro Fedora, porque apesar de ser bastante atualizado, não é tão rápido quanto o Arch, o que facilitaria os desenvolvedores do KDE.
Em suma, gosto pessoal e experiência de uso; e como dito acima no comentário do @GusZanetti , também não acho performático em meu hardware mais antigo.