Fedora 39 consumindo muita bateria

Olá a todos, instalei hoje mesmo o Fedora 39 em meu Galaxy book 2 com I3 1215u, mais por questoes de testes e curiosidade, ja que uso Windows a maior parte do tempo em meu pc principal. Após a instalação notei que tudo ficou bem rapido e otimizado, instalei as atualizações disponíveis e acredito que tenha feito corretamente a instalacao de drivers intel, porém tirando do carregador a bateria do notebook nao aguenta nem 40 minutos, percebi que ele esta bem quente e com a fan em alta rotação o tempo inteiro.

Pode ser alguma incompatibilidade ?
Pode ser falta de algum driver ?
O que pode ser que esta causando esse consumo elevado de energia ?

Ia indicar esse app do link, mas parece que no Fedora ele tá limitado.

https://linrunner.de/tlp/installation/fedora.html

Escolhi esta distro por nas listas de benchmark do Dio ela ser umas das melhores em multicore, ja que usando o Windows nesse notebook ele perde muito desempenho multicore, sera que pode ser falta de compatibilidade da distro? Tem alguma sugestao de distro para testar ?

Eu usaria o Linux Mint. No link, as primeiras de cima pra baixo são as mais recentes:

Tem o powertop que pode dar um diagnóstico do que está acontecendo em seu computador. Ele mostra quanto o computador está consumindo de energia, qual a frequência do processador e o que está consumindo mais energia. Ah! E o Powertop é em linha de comando, mas ele é bem útil.

Tem também o TLP que você pode instalar, e não sei se o Fedora já vem com ele instalado por padrão, mas o TLP faz alguns ajustes no sistema para economizar bateria. E trabalha bem junto com o Powertop. Geralmente o TLP é aquela coisa de “instalar e esquecer que ele existe”, mas tem alguns ajustes a mais que podem ser feitos:

https://linrunner.de/tlp/index.html

Pode ser que isso já funcione para aumentar a duração da bateria. Apesar do TLP estar limitado no Fedora, pode ser que alguns dos ajustes dele possam funcionar.

E claro, tem os perfis de energia do GNOME. Dependendo do computador, você pode usar o “Economia de Bateria” para quando estiver na bateria (e não fazendo um trabalho intensivo). Ele deixa a frequência da CPU bem baixa, mas é o suficiente para tarefas simples. Ou mesmo deixar no “Balanceado”, que irá fazer um balanço melhor disso.

Já o de “Alto Desempenho” é melhor deixar reservado para quando estiver com o notebook na tomada.

1 curtida

Os Galaxy Books tem algumas questões específicas no Linux, nem tudo funciona direito out-of-the-box, eu tenho um Galaxy Book2 Pro, e algumas coisas tive que ajustar na mão, como o brilho da tela que não ajustava automaticamente, e as caixas de som interna que não funcionavam, pra isso eu segui várias dicas desse github.

Nesse link ele também dá algumas dicas para melhorar a bateria (mesmo sendo voltado pro Book2 Pro, deve funcionar no seu):

• Desligar o bluetooth quando não estiver usando.
  • Instalar powertop e rodar esses dois comandos: powertop --auto-tune e powertop --calibrate (a calibração leva algum tempo e vai alterar algumas vezes o brilho de sua tela).
  • Ativar a opção de limitar carregamento em 85% na BIOS
1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.