Fedora 39 com bugs na interface gráfica

Sempre fui usuário de Debian/Ubuntu e cia.
Semana passada tive um problema com a fonte da máquina e meu Pop_OS acabou corrompendo.
Já que teria que reinstalar o sistema, decidi sair da zona de conforto e ir para outra distro, escolhi o Fedora 39.
Fiz a instalação do Fedora normalmente, depois instalei o driver da NVidia e aparentemente tudo ok.
Com o uso eu percebi algumas coisas estranhas. Principalmente no Chrome e no VSCode tem horas que eu digito e as letras não aparecem de imediato, como se tivesse um delay. No Chrome em alguns sites os selects ficam bugados, no Gmail tem horas que deleto algum e-mail e aquela mensagem que fica na parte inferior esquerda fica piscando quando eu rolo a tela.
No VSCode percebi que os itens do menu ficam pretos até que eu passe o mouse por cima deles. Na imagem abaixo eu cliquei no ícone de Contas (Bonequinho).

Já testei instalar tanto o Chrome quanto o VSCode via flatpak, rpm e até mesmo snap, mas os problemas continuam.
Imagino eu que seja alguma coisa com driver de video, mas é apenas achismo da minha parte.

O driver de video está na versão 545.29.06:

Alguém já passou por isso e poderia me ajudar?

Segue a config da minha máquina:

• Fedora 39 com Gnome
  • Ryzen 7 5700X
  • Aorus B450M Elite
  • 32Gb memória 2666mhz
  • RTX 3060 Rog Strix
  • SSD ADATA 500gb (onde roda o Linux)
  • Fonte XPG 850w full modular

Muito obrigado.

Você está usando Wayland ou está usando X11?

1 curtida

Estou com o wayland.

Esse problema também acontece na minha máquina com Nvidia e Wayland. É só mudar para o xorg que fica tudo fluido.

2 curtidas

Nem tinha passado pela minha cabeça testar isso, depois que o Melk perguntou eu troquei e realmente parece que resolveu.
Agora com o relato do Edson, fica mais claro que é realmente o conjunto Nvidia/Wayland que não estão se conversando.

Vou testar mais durante os próximos dias, mas acredito que tenha resolvido mesmo essa questão.

Para os novatos, no login, quando clica no usuário, aparece uma engranagem no canto inferior direito. Lá você consegue alterar entre Gnome, Gnome Clássico, Gnome (Xorg), Gnome Clássico (Xorg). No meu caso coloquei no Gnome (Xorg) e foi resolvido.

2 curtidas

Tbm estou passando por isso. Fiz umas configuracoes e esta menos pior. Vi comentário que o driver da NVidia ja esteve bom e voltaram os bugs.
Ou seja, garantia so usando xorg.
Mas a duvida é, nao vai rolar incompatibilidade ja que tudo ta migrando pra Wayland?

O WINE já esta migrando para Wayland.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.