O projeto Asahi Linux, que visa trazer o Linux a computadores com chips Apple Silicon, desde o meio do ano, abraçou o Fedora como distro oficial e pelo que parece, acompanhará as atualizações do sistema da Red Hat para desktops. Nesta semana, a equipe do Asahi publicou o Fedora Asahi Remix 39, com todas as novidades (não tão grandes) do Fedora 39, mas utilizando o KDE como interface, em vez do GNOME padrão da distro.
A distro, que se proclama a mais polida para Apple Silicon, entrega uma experiência 100% Wayland, sendo compatível com computadores com chips M1 e M2, como o MacBook, Mac Mini, Mac Studio e o iMac. O sistema é a única forma de rodar aplicações OpenGL neste tipo de computador, por enquanto na versão 3.3, mas os desenvolvedores trabalham no OpenGL 4.x e no Vulkan.
Uma novidade relevante, foi o ajuste fino no áudio para ser totalmente compatível com o sistema de alta qualidade integrado aos laptops Apple. Segundo os desenvolvedores, esta pode ser considerada a melhor experiência de áudio em portáteis com Linux.
Nenhuma dessas fabricantes vendem no Brasil, né? No nosso país eu acho que só tem como comprar computadores Linux que vêm com os Satux Linux da vida ou com o Ubuntu GNOME.
Dell é a única que comercializa com Ubuntu aqui, quando vc me falou “Ubuntu Gnome” eu pensei naquele projeto antigo. Ubuntu vem com Gnome mas eu nem cito “Ubuntu Gnome”, pra gente é só Ubuntu kkk. Igual o Fedora, falou Fedora, vem a mente o Gnome, se for Fedora com outra DE, temos que falar Fedora e a DE, tipo Fedora KDE, ou dizer que é uma Spin do Fedora.