Fedora 39 chega aos MacBooks M1 e M2 utilizando interface KDE

O projeto Asahi Linux, que visa trazer o Linux a computadores com chips Apple Silicon, desde o meio do ano, abraçou o Fedora como distro oficial e pelo que parece, acompanhará as atualizações do sistema da Red Hat para desktops. Nesta semana, a equipe do Asahi publicou o Fedora Asahi Remix 39, com todas as novidades (não tão grandes) do Fedora 39, mas utilizando o KDE como interface, em vez do GNOME padrão da distro.

A distro, que se proclama a mais polida para Apple Silicon, entrega uma experiência 100% Wayland, sendo compatível com computadores com chips M1 e M2, como o MacBook, Mac Mini, Mac Studio e o iMac. O sistema é a única forma de rodar aplicações OpenGL neste tipo de computador, por enquanto na versão 3.3, mas os desenvolvedores trabalham no OpenGL 4.x e no Vulkan.

Uma novidade relevante, foi o ajuste fino no áudio para ser totalmente compatível com o sistema de alta qualidade integrado aos laptops Apple. Segundo os desenvolvedores, esta pode ser considerada a melhor experiência de áudio em portáteis com Linux.

Fonte

4 curtidas

Time KDE :heart: sempre na vanguarda.

SteamOS - KDE
Asahi Linux - KDE
Pinebook - Opções com o Manjaro KDE
Pinephone - Opção com o Plasma Mobile

Ainda temos fabricantes de hardware como a Tuxedo que usa o Plasma em suas máquinas. Kubuntu Focus , Slimbook e outros hardwares com o Plasma.

1 curtida

Nenhuma dessas fabricantes vendem no Brasil, né? No nosso país eu acho que só tem como comprar computadores Linux que vêm com os Satux Linux da vida ou com o Ubuntu GNOME.

1 curtida

Ubuntu Gnome nunca vi também, vi alguns Debian mal customizados com o Gnome padrão kkk.

Meu notebook é um Dell que veio com Ubuntu.

Dell é a única que comercializa com Ubuntu aqui, quando vc me falou “Ubuntu Gnome” eu pensei naquele projeto antigo. Ubuntu vem com Gnome mas eu nem cito “Ubuntu Gnome”, pra gente é só Ubuntu kkk. Igual o Fedora, falou Fedora, vem a mente o Gnome, se for Fedora com outra DE, temos que falar Fedora e a DE, tipo Fedora KDE, ou dizer que é uma Spin do Fedora.

https://ubuntugnome.org/

E ainda tem gente que diz o Fedora não tem uma DE padrão KKKKK.

“Todas as DEs do Fedora têm a mesma importância”. Aham…

1 curtida

exatamente,ate hoje nao vi alguem que usa fedora lxde ou fedora budgie

1 curtida