O Fedora Project anunciou a disponibilidade imediata do Fedora 39 Beta, sendo assim, já temos em mãos algo próximo do que será o próximo lançamento da distro.
Dentre seus destaques, temos os GNOME 45, com todas as suas otimizações, redesigns, novos programas, assim como a polêmica refatoração das extensões, além do kernel 6.5, com suporte a hardwares mais recentes.
Como suíte Office, o Fedora 39 oferece o LibreOffice 7.6. O Conjunto de ferramentas GNU também está atualizado, contando com gcc 13.2, binutils 2.40, glibc 2.38 e gdb 13.2, oferecendo não apenas ferramentas modernas a desenvolvedores, mas mais segurança e desempenho a todos os usuários.
O novo instalador Anaconda WebUI e o gerenciador de pacotes DNF5, prometidos para esta edição, ainda não deram as caras, serão possivelmente adiados a um futuro lançamento, como o Fedora 40.
Por ser uma Beta, não é recomendável ainda utilizar o Fedora 39 em computadores para produção, servindo principalmente como uma prévia para desenvolvedores e usuários.