Depois de um bom tempo lendo documentação e vendo vídeos na internet, consegui fazer a primeira instalação mínima do Fedora com o GNOME e tudo está quase perfeito. Meu problema está sendo com o uso da swap (ZRAM).
Em meus testes, na hora da instalação, não é necessário criar uma partição swap, pois o próprio sistema lida com isso usando o ZRAM. Mesmo tendo configurando o arquivo “/etc/sysctl.d/99-sysctl.conf” conforme a recomendação da wiki do Arch Linux:
Ele ainda acaba usando a memória virtual, que é mais lenta, mesmo não tendo ocupado 95% da memória RAM, já que o “vm.swappiness” está configurado para 5% e ele parece não respeitar o número.
O problema realmente fica pior quando começo a abrir várias abas do navegador ou até mesmo um programa que use mais da RAM, fazendo com que ele não use 95% da RAM e comece a enviar tudo para a ZRAM, começando um trava-trava irritante.
Fiz um teste com o navegador e isso aconteceu várias vezes, ele consumindo 1.9 GB de RAM e o restante jogando na ZRAM, sendo que tinha espaço o bastante disponível na RAM para o uso do navegador. Mesmo sabendo que o sistema “core” gasta +/- 500 MB em idle, eu nunca vi ele chegar a 2.6-2.8GB de RAM sem antes enviar tudo para a ZRAM. Alguém sabe o que estou fazendo de errado ou como forçar o sistema a usar pelo menos 90% da RAM antes de enviar para a ZRAM?