Fedora 38 - Mensagem sobre suspenção do sistema liga a tela novamente

Olá,

Recentemente atualizei o Fedora para a versão 38 e, por coincidência ou não, uma situação começou a ocorrer desde então. Sei que o texto está longo, mas tentei colocar o máximo de informação porque algum item em específico pode ter ocorrido com outra pessoa e ser de simples solução.

Eu deixo o notebook para desligar a tela após 5 ou 8 minutos e para suspender após 15 minutos. O que passou a ocorrer é que, após apagar a tela, em poucos segundos, aparece uma notificação sobre a suspensão automática. Nela, está escrito:

Suspensão automática
Suspensão em breve por causa de inatividade.

O problema é que, ao desligar a tela, o normal seria o notebook permanecer assim até os 15 minutos, quando ele deveria suspender, novamente sem avisar. Agora, após alguma modificação que desconheço, a tela se apaga normalmente após 5 ou 8 minutos e, quando essa mensagem é exibida, a tela é ligada novamente e permanece ligada com a mensagem sendo exibida. A mensagem aparece no mesmo local que novos e-mails, atualizações, etc. E mesmo com a tela ligada, aos 15 minutos o notebook entre em suspensão diretamente, sem apagar a tela primeiro. A dúvida é: alguém sabe o que ocorre? Não me recordo se antes estava assim, mas uso um mouse sem fio e, antes, aparentemente, ele também não despertava com movimento do mouse ou touchpad, apenas se uma tecla fosse pressionada. Agora, mesmo um esbarrão na mesa que faça o mouse se mexer tira o notebook da suspensão. Se a tela estiver bloqueada ele segue praticamente o mesmo processo, porém quando a mensagem sobre o iminente bloqueio da tela aparece, ele a acende apenas por alguns segundos, na tela de login, e a apaga novamente, seguindo até os 15 minutos e voltando a entrar em suspensão. Nessa notificação, aparece que o software responsável por ela, claro, é o que gerencia a energia. Não me recordo de ver alguma configuração para mudar isso, mas… iniciante, né? Pode ser que esteja lá, quase me mordendo, e eu não vi.

Em tempo, há alguns dias questionei sobre ele travar no momento da suspensão, permanecer com a luz de “ligado” acesa e estar com o boot lento (cerca de 33~35 segundos). Me sugeriram desabilitar a zram. De fato, ele parou de travar e agora entra em suspensão e retorna, pelo menos na maioria das vezes, sem travar. Como também havia questionado sobre o boot estar lento, as poucas alterações que fiz não surtiram qualquer efeito, nem na suspensão nem no boot, então acredito que não foi em razão dessas modificações que fiz.

Também desabilitei 100% das extensões pra testar e, mesmo sem elas, o comportamento é o mesmo.

Após a atualização fiz uma espécie de limpeza. Não me recordo dos comandos, mas acredito que tenha usado esses:

journalctl --vacuum-time=3d
journalctl --vacuum-size=500M
flatpak uninstall --unused
dnf clean all
dnf autoremove

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Opa bem vindo, você usa algum driver proprietário? Este comportamento não é normal.
Eu costumo deixar dias e até meses e nunca observei esse problema mesmo com zram ativado (meu hardware é todo Intel).
Já vi relatos parecidos no arch algumas versões anteriores do GNOME.

1 curtida

Obrigado, xterminator!

Bom, nunca tentei instalar nenhum driver diferente do que veio fornecido pela própria distro. Agora que você perguntou, não sei se pode ter ocorrido isso em relação ao mouse Logitech. Recentemente eu instalei e depois removi um programa chamado Solaar, se não me engano. Era pra controlar alguma coisa do mouse, mas não consegui usar direito e achei melhor remover.

O notebook é um LG Gram de 2019. i7-8550U, Intel® UHD Graphics 620… nada diferente do usual, acho. Não sei se pode ter a ver, mas outro comportamento que ele começou a apresentar recentemente, na mesma época desse problema, foi o de não salvar a posição maximizada de alguns programas (ele sempre abre do mesmo tamanho, mesmo que eu os feche maximizados). E além desse sintoma, a extensão que faz animação das janelas quando se fecha e abre não funciona quando é pra abrir o Brave Browser.

Há como sei lá… reverter qualquer driver, caso tenha havido alguma modificação? Digo, sem ser manualmente um a um, o que eu também nem sei fazer.

Então cara, de qual forma você instalou esse software solaar? só para ter uma base do que possa ter acontecido, pode ser que ele faça alguma alteração sim no sistema para reativar o mouse e isso pode estar causando este comportamento.

EDITADO: Existe uma atualização para o solaar que ainda está no repositório updates-testing,
https://bodhi.fedoraproject.org/updates/FEDORA-2023-6aa7ebd71a
caso queira vocẽ pode tentar instalar manualmente basta (não recomendo no momento fazer um dnf up --enablerepo=updates-testing para não correr o risco de quebrar alguma coisa caso tenha o rpmfusion, pois teria que habilitar os repositórios updates-testing free e nonfree, caso não se sinta seguro basta aguardar alguns dias (uma semana normalmente) e fazer a atualização somente quando entrar no updates).

sudo dnf in https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/solaar/1.1.9/1.fc38/noarch/solaar-1.1.9-1.fc38.noarch.rpm https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/solaar/1.1.9/1.fc38/noarch/solaar-udev-1.1.9-1.fc38.noarch.rpm

FIM DA EDIÇÃO.

Só encontrei algo relacionado a isto referente a hardware AMD no fórum do arch, mas dai você já tem uma base do que pode estar ocorrendo e qual a causa, só não achei uma solução, talvez mesmo desinstalando o solaar tenha restado resquícios de configuração, na maioria das respostas dizem que ao rebaixar o kernel o problema foi resolvido, porém no fedora rebaixar o kernel só será possível se ele ainda estiver disponível no koji, porém acho que isso é uma solução extrema, antes de instalar o software para o mouse logitech chegou a testar se a suspensão estava funcionando? antes do atualizar para o 38 funcionava normalmente se sim, aí talvez possa ser um problema com o kernel.

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=282293

Meu hardware é de 2017 intel também, faça um teste se a suspensão funciona sem o mouse conectado só para desencargo de consciência.

1 curtida

Então, sem mouse deu na mesma. Observei uma coisa hoje, enquanto perdia tempo nessa brincadeira de suspende e acorda. Eu havia deixado marcado em 30 segundos o atraso pra bloquear o login quando a tela desligasse, e agora retornei pra bloquear assim que a tela se apaga. Feita essa mudança, deu pra perceber duas coisas:

• O problema persiste, claro, mas essa mensagem sobre a suspensão em breve é o que está acordando o notebook. De fato, após 5 minutos de inatividade, definido na parte de energia, assim que a tela se apaga, essa mensagem a faz ligar de novo. Nessa configuração, bloqueando o login de imediato quando a tela se apaga, a mensagem aparece na tela bloqueada, e com isso a tela se apaga após alguns segundos e fica assim por mais 10 minutos, completando os 15 minutos até suspender. Inclusive, aos 15 minutos, novamente a tela se liga por uma fração de segundo e depois o notebook é suspenso.

• Já na configuração anterior, deixando 30 segundos de tempo sem bloquear, essa mensagem ligava a tela e, com isso, não desligava mais e ficava 10 minutos com a tela ligada esperando até o momento do bloqueio.

Não sei se expliquei bem, mas essa mensagem sobre o bloqueio em breve é o que está atrapalhando e o fazendo despertar. Parece algo besta, fácil de resolver e que é só uma configuração mal definida, mas não faço ideia de como corrigir.

Sobre o Solaar, eu instalei dessa forma que você solicitou, mas o comportamento segue igual. Imagino que talvez, apenas definindo em algum local que é pra ele desligar a alimentação USB quando suspender deva resolver esse “problema”, mas observei o Windows aqui hoje e acho que ele “acorda” também quando mexo no mouse, então pode ser só um capricho meu essa parte de não ligar a tela ao mexer no mouse.

Talvez não tenha nada a ver, mas tenho a extensão Caffeine instalada e, deixando o Spotify na lista, ela só funciona quando defino pra não deixar desligar a tela. Se deixar desligar a tela, o Caffeine fica ligado, mas não impede o notebook de suspender quando chega aos 15 minutos. Já assistindo a um vídeo do youtube, mesmo sem o Caffeine e mesmo sem ser em tela cheia, ele não bloqueia e nem desliga a tela.

:man_shrugging:

Isso é um comportamento normal, se você mexe no mouse/teclado a tela será ligada mesmo, você pode descobrir o que impede a sessão de entrar em idle utilizando o comando gnome-session-inhibit -l o comportamento do youtube também é normal, isso é um inibidor a tela só será apagada quando o vídeo/filme terminar exemplo.

gnome-session-inhibit -l
org.gnome.Rhythmbox3: Reproduzindo (suspend)
/opt/google/chrome/google-chrome: Video Wake Lock (suspend, idle)
/opt/google/chrome/google-chrome: Playing audio (suspend)

Nesse caso o rhythmbox e o chrome enquanto estiverem executando audio não deixarão o computador suspender mesmo com a tela apagada, e enquanto estiver assistindo vídeo não vai apagar a tela nem suspender pois não vai entrar no modo ocioso.

Só pra dar um feedback… resolvi tirando as notificações sobre energia. Agora, não sou mais avisado quando a bateria chega em 20%, nem que ela vai acabar e nem que o notebook vai suspender. Não é tão legal, mas evita essa situação de ligar e desligar a tela.

Infelizmente essa parte de não suspender, pelo menos no caso do spotify, não consegui “resolver”. Aqui, sem o caffeine, ele suspende normalmente. Com o caffeine, ou ele mantém a tela ligada, e aí não suspende, ou marco a opção de permitir que a tela se apague, e ele apaga a tela após um tempo e suspende mesmo tocando música e com:

[peter@fedora ~]$ gnome-session-inhibit -l
spotify.desktop: Inhibit by Caffeine (suspend)

Enfim, paciência! Se por algum motivo isso for resolvido e o tópico não for encerrado eu posto o que resolveu.

Valeu!