Olá,
Recentemente atualizei o Fedora para a versão 38 e, por coincidência ou não, uma situação começou a ocorrer desde então. Sei que o texto está longo, mas tentei colocar o máximo de informação porque algum item em específico pode ter ocorrido com outra pessoa e ser de simples solução.
Eu deixo o notebook para desligar a tela após 5 ou 8 minutos e para suspender após 15 minutos. O que passou a ocorrer é que, após apagar a tela, em poucos segundos, aparece uma notificação sobre a suspensão automática. Nela, está escrito:
Suspensão automática
Suspensão em breve por causa de inatividade.
O problema é que, ao desligar a tela, o normal seria o notebook permanecer assim até os 15 minutos, quando ele deveria suspender, novamente sem avisar. Agora, após alguma modificação que desconheço, a tela se apaga normalmente após 5 ou 8 minutos e, quando essa mensagem é exibida, a tela é ligada novamente e permanece ligada com a mensagem sendo exibida. A mensagem aparece no mesmo local que novos e-mails, atualizações, etc. E mesmo com a tela ligada, aos 15 minutos o notebook entre em suspensão diretamente, sem apagar a tela primeiro. A dúvida é: alguém sabe o que ocorre? Não me recordo se antes estava assim, mas uso um mouse sem fio e, antes, aparentemente, ele também não despertava com movimento do mouse ou touchpad, apenas se uma tecla fosse pressionada. Agora, mesmo um esbarrão na mesa que faça o mouse se mexer tira o notebook da suspensão. Se a tela estiver bloqueada ele segue praticamente o mesmo processo, porém quando a mensagem sobre o iminente bloqueio da tela aparece, ele a acende apenas por alguns segundos, na tela de login, e a apaga novamente, seguindo até os 15 minutos e voltando a entrar em suspensão. Nessa notificação, aparece que o software responsável por ela, claro, é o que gerencia a energia. Não me recordo de ver alguma configuração para mudar isso, mas… iniciante, né? Pode ser que esteja lá, quase me mordendo, e eu não vi.
Em tempo, há alguns dias questionei sobre ele travar no momento da suspensão, permanecer com a luz de “ligado” acesa e estar com o boot lento (cerca de 33~35 segundos). Me sugeriram desabilitar a zram. De fato, ele parou de travar e agora entra em suspensão e retorna, pelo menos na maioria das vezes, sem travar. Como também havia questionado sobre o boot estar lento, as poucas alterações que fiz não surtiram qualquer efeito, nem na suspensão nem no boot, então acredito que não foi em razão dessas modificações que fiz.
Também desabilitei 100% das extensões pra testar e, mesmo sem elas, o comportamento é o mesmo.
Após a atualização fiz uma espécie de limpeza. Não me recordo dos comandos, mas acredito que tenha usado esses:
journalctl --vacuum-time=3d
journalctl --vacuum-size=500M
flatpak uninstall --unused
dnf clean all
dnf autoremove
Desde já agradeço qualquer ajuda.