Fedora 37 espera remover a limitação de acesso a aplicativos do flathub, que permite apenas a instalação de programas muito específicos deste repositório.
Por que essa mudança?
A principal razão é o feedback do usuário, insatisfeito com o pequeno número de aplicativos disponíveis atualmente.
O Flathub é de longe o maior repositório de flatpacks. Além disso, se mais de uma fonte estiver disponível para um único aplicativo, o software preferirá os pacotes Flatpak em vez de Snap ou rpm. E o usuário teria a opção de alterar as preferências da fonte.
Esta mudança ainda não foi aprovada pelo Fedora Engineering Steering Committee ( FESCO ). Espera-se que o checkpoint desta mudança ocorra até o final de agosto de 2022.
Flatpak está ganhando?
É uma jogada interessante, considerando que a Canonical está pressionando a adoção do Snap, como a controvérsia do Firefox Snap.
O Fedora 37 beta está planejado para setembro; o lançamento final, para 25 de outubro deste ano. Atente-se para mais detalhes à medida que o desenvolvimento avança e os recursos são finalizados.
FONTE: aqui