O instalador padrão do Anaconda, baseado em GTK, é antigo. Embora funcione bem, há alguns debates sobre sua facilidade de uso. Além disso, o blivet-gui não é tão expressivo para um usuário médio, especialmente o módulo de particionamento.
O instalador do Anaconda Web UI está em desenvolvimento há um ano ou mais. Em uma recente discussão de proposta de mudança, foi aprovado para fazer parte do lançamento do Fedora 37.
Por que um instalador de interface Web?
Você pode se perguntar, por que a necessidade repentina de tecnologias web num instalador Linux? Existem muitos casos de uso remoto em hardware de baixo custo ou thin clients – incapazes de executar o kit de ferramentas GTK com componentes adicionais.
Como a IU do Anaconda web usa Python, Cockpit e PatternFly para navegação baseada em assistente, será mais fácil solucionar problemas via conexão remota ou instalar mais rapidamente.
Além disso, gráficos pesados afetam a conectividade remota, muito mais lenta, mesmo com internet de alta velocidade, porque os protocolos Remote Desktop (RDP) ou VNC, permaneceram quase os mesmos em seu núcleo.
A nova IU do Anaconda web tenta resolver esse problemas e, se tudo correr bem, substituirá o Anaconda GTK instalado no desktop do Fedora.
O Fedora 37 não o tornará obrigatório. Estará disponível como uma opção. Vamos esperar até uma imagem de teste para tentarmos dar uma espiada. Você pode compilar e testar a partir do código-fonte se tiver tempo livre.
FONTE: aqui