Fedora 37 é lançado

Após alguns atrasos devido a problemas de segurança com o Open SSL, o Fedora 37 foi lançado. Além do tão esperado GNOME 43, ele traz suporte oficial a Raspberry Pi 4.

O sistema pode ser baixado com outras interfaces, como KDE Plasma 5.26.2, Xfce 4.16 ou Cinnamon 5.4.12.

O Dio testou a beta há algum tempo, então você já pode conhecer os recursos desse sistema!

4 curtidas

Amém,até que enfim,vai ser o próximo do meu Desktop,já que o notebook tá com o Camaleão lá.Daily Driver,do as i say…

Aberta a temporada de upgrades / reinstalações:

19 Novembro    Mageia 9 Alpha1
15 Novembro    Fedora 37
24 Outubro     KDE Neon on LTS 22.04

Comecei pelo Fedora, cujo upgrade de versão nunca interrompeu a usabilidade – exceto por pequenos ajustes eventuais:

O maior “avanço” (no que me toca) ocorreu nas atualizações da versão 36 – obrigatórias, para fazer o upgrade para 37:

Kernel      6.0.8   -->  6.0.9
KDE Plasma  5.25.5  -->  5.26.3
Qt          5.15.6  -->  5.15.7
Frameworks  5.99.0  -->  5.100.0

O upgrade, em si, mudou:

systemd     250      -->  251
KDE Apps    22.08.1  -->  22.08.3

Em 2 horas de uso (nenhum teste brabo), só precisei reabrir o Toolbox do Gimp – que não apareceu automaticamente:

1 curtida

Instalei aqui e está praticamente a mesma coisa que o 36, só tive que desinstalar o ProtonVPN e instalar denovo, porque estava dando erro de versão do Python.

1 curtida

Como o Fedora tem atualizações relativamente rápidas, as novidades de cada versão são quase sempre as novidades do GNOME mais recente e uma ou outra tecnologia incremental por baixo dos panos. Como o GNOME não mudou muito, é difícil de perceber a mudança, de fato. As únicas com as quais você interage diariamente são o port do Nautilus para GTK4 e a nova central de ações.

1 curtida

Só para lembrar / informar, o Fedora vai muito além de 1 ambiente de desktop… recomendo a leitura Porque Fedora?. Já dissertei sobre o que acho do Fedora… | by Fast OS | Medium

1 curtida