Estou utilizando a spin KDE do FEDORA e estou gostando muito. Estava procurando uma distro que tivesse RPM e fosse fácil de se lidar com java (que estou utilizando para IRPF) e com o warsaw (para acesso a bancos). Sei que várias outras distros dispõe disso que falei, mas sinto que o FEDORA me oferece a segurança e estabilidade que procuro. Está para sair a versão 32, mas como utilizo KDE e não GNOME, fico em dúvida na atualização, se devo fazer ou ficar na minha. Principalmente porque não sei como atualizar uma versão para outra. Vejam o anúncio da versão beta:
Também estou usando o Fedora mas o Workstation e estou com um certo medo de atualizar já que é a primeira vez que vou fazer essa atualização. Mas acho que vai dar tudo certo e que venha o Fedora 32.
Fedora quando se trata de atualização é uma distribuição tranquila?
Estou pensando em voltar para o Fedora, porém fico meio assim pois na base Ubuntu eu meio que tenho a garantia de todos meus programas terem uma versão nativa.
Provavelmente quando sair o release vou tentar mais uma vez migrar para o Fedora
Digo tentar pois na 31 tive alguns problemas, uma notificação de erro (nem lembro mais qual era) ficava aparecendo toda vez que o sistema iniciava tentei resolver e o sistema terminou ficando sem som (input/output).
Como meu notebook é de “produção”, trabalho com ele, normalmente o tempo para resolver essas questões não é muito grande, ai quando chego no limite volto para a base debian onde tudo funciona (hoje estou no Ubuntu 19.10).
Outra questão é a placa hibrida da NVidia, o suporte ainda não é o mesmo do Ubuntu para alternar entre a intel e a nvidia e com isso terminando ficando com a placa dedicada ativa o tempo todo. Termina sendo um ponto negativo por conta do consumo de energia (mas até aceito rsrsrs).
Vamos ver como sera minha experiencia dessa vez.
Meu note é um Dell G3.
Vocês estão verificando as ISOs baixadas? Essa semana tive problemas com isso primeira vez na vida. Instalei, problemas e mais problemas, baixei novamente, instalei… perfeito.
Sempre que necessito fazer algum download, dou preferência a arquivos torrent. De uma maneira geral, os programas que baixam torrents fazem a checagem do arquivo. Ou então por gerenciadores de download. Gosto muito do Xdman, que gerencia o arquivo e faz a comparação do arquivo baixado com a fonte. Depois que passei a utilizá-los, nunca mais tive dor de cabeça com downloads.
Por utilizar o Fedora Media Writer nunca precisei fazer a checagem, ao terminar de gravar a imagem ele checa automaticamente e ao dar boot você tem mais uma chance de checar pois é a opção selecionada por padrão.
Com exceção das imagens diárias (que não possuem torrent), sempre opte pelo torrent pois desafoga os servidores e você baixa mais rápido.
Tenho visto alguns tutoriais de atualização do Fedora, e parece ser relativamente simples, assim como é no Ubuntu. Mas fico me perguntando: estou utilizando a spin KDE, e não o Gnome que é padrão. Será que a atualização detectará isso? Se não for assim, sinto que o trabalho será dobrado.
Cara taí um coisa que eu queria saber, será que o update chegaria via discover? debaixo do capô o discover utiliza o Packagekit também, mas aí só testando para ter certeza.
Bom seguem as informações, verifiquei as opções do Discover e não tem a opção de atualização de versão, mas utilizando o método oficial que é pela GNOME Software a atualização ocorreu sem problemas, segue algumas capturas de tela. Fiz o processo de ativar a atualização pelo dconf, mas normalmente o próprio sistema faz essa ateração tendo a GNOME Software instalada.
Pois é. Fiz a atualização pela dica acima (via terminal), e deu certo! Aliás, foi tão tranquilo que fiquei na dúvida se deu certo mesmo. Mas já conferi, e a versão atual já é da 32. Claro que deve ser beta ainda, mas agora deve estar na fase de freeze, então a possibilidade de dar bugs é pequena. Pelo menos até agora tá rodando suave.