FBI envia alerta "urgente" para empresas americanas que ainda usam Windows 7

Uma das coisas “mais batida” no mundo de T.I, é que quando você utiliza algo desatualizado e sem o devido suporte, você abre brechas de segurança que lhe podem trazer algumas dores de cabeça desnecessárias. E quando é sobre sistema operacional, o “buraco é mais embaixo”.

Uns dos Windows mais usado e “amado” pela galera, foi o Windows 7, mas como tudo que é bom uma hora acaba né :grin: . Esse fim veio no começo desse ano (2020), quando a Microsoft encerrou de vez o “suporte” e updates , a não ser que você pagasse uma quantia (em média de US$50) pelo pacote Extended Security Update (ESU), e assim tendo suporte ate 2023. Mas creio que nem todos teria essa quantia pra desembolsar pra somente navegar na internet e fazer coisas do tipo.

Depois dos alertas feitos por especialistas em segurança e da própria Microsoft, falando que a permanência no sistema operacional poderia trazer problemas, agora quem faz o alerta é o FBI.

O alerta “urgente” veio essa semana, depois que o FBI emitiu um relatório oficial sobre as brechas no Windows 7 e também enviando uma Private Industry Notification (PIN) para o setor privado dos EUA. No comunicado se tinha a seguinte observação:

Continuar usando o Windows 7 em uma empresa pode fornecer acesso aos cibercriminosos nos sistemas dos computadores. Com o passar do tempo, o Windows 7 se torna mais vulnerável à exploração devido a falta de atualizações de segurança e para novas descobertas de vulnerabilidades . Com menos clientes capazes de manter um sistema corrigido após o fim de sua vida útil, os cibercriminosos continuarão a ver o Windows 7 como um alvo fácil.

No mesmo comunicado, o FBI faz fortes recomendações para que empresas façam a migração de sistema operacional, para que assim elas continuem protegidas.

Sabemos que ainda tem muitas escolas, empresas e alguns setores governamentais que usa o Windows 7 (e alguns mais radicais o Windows XP), por causa de programas legados e que não tiveram o seu código “modernizado” para o Windows 8.1/Windows 10, creio que agora seria uma boa hora para se fazer isso. E se o PC que for ser usado, é para uso “domestico”, soluções Linux, como o ZorinOS Lite é uma boa para dar uma sobrevida e ainda dar aquela proteção também.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

4 Curtidas

Realmente chega a ser triste ver um sistema que foi querido no passado (e presente também) ser deixado de lado. Mas a Microsoft precisa evoluir também, e consequentemente precisa tentar forçar as pessoas a utilizarem os seus novos produtos, e para isso precisam matar o produto antigo.

O que pode piorar a situação é que muitas pessoas não irão utilizar nenhuma distro Linux, ou até mesmo dar uma chance ao Windows 10. Depois acabam virando vítimas de algum ataque e ficam reclamando na internet.

3 Curtidas

Wannacry mandou um abraço.


O pior de tudo é isso mesmo, ficam com sistema desatualizado com windows update desativado e ficam bravos quando acontece isso. Beira ao ridículo.

4 Curtidas

Aí é complicado gente, a grande maioria nem entende isso. Não é como se as pessoas fizessem isso porque sabem/entendem e ainda assim preferem manter o Win7.

1 Curtida

Se o Windows 10 não fosse tão problemático assim talvez o senário seria outro (me poupem), me entristece saber que esse será o único Windows daqui pra frente, solução mais interessante seria migrar para Linux porem, vc se depara com vários “mas” também.

1 Curtida

Caso a pessoa não entenda, é importante explicar para ela o motivo delas não utilizarem ativadores ou saber se o computador dela roda o Windows 10 sem maiores dificuldades. É necessário boa vontade de ambas as partes para conseguir obter o melhor resultado.

Mas também há casos onde você explica com todo cuidado para que a pessoa possa entender os riscos que ela está correndo, e mesmo assim é ignorado.

Depende, tem pessoas que não dão sorte com o Sistema, eu também era do time que “Amava odiar o Windows 10”, mas eu entendi que poderia usar desde que eu tomasse alguns cuidados como não usar ativadores e ter certeza que a máquina tem capacidade de rodar o sistema corretamente.

No mundo Linux também tive alguns problemas com o Ubuntu, e até mesmo com o Manjaro que estou utilizando agora, e eu tive que estudar para conseguir resolver esses problemas. Particularmente eu prefiro saber os requisitos do computador da pessoa, antes de falar se pode usar o Windows 10 ou empurrar goela a baixo alguma distro Linux.

2 Curtidas

Não sou do time “Odiar W10” sou só realista, falo do nível empresarial, maquinas Dell/Lenovo que já veem com W10 e vive dando problema mais precisamente por causa das benditas atualizações que vivem quebrando ou dando algum problema como ocorreu novamente na ultima 2004.

1 Curtida

Vejo muita gente dizendo: “E daí? Não tenho nada de importante e nem sou ninguém famoso/importante pra me hackearem”.

Exatamente, com gente assim dá vontade de mandar tomar naquele lugar. Quem agradece por existir pessoas assim são os “técnicos” de esquina que mal sabe formatar um computador.

3 Curtidas

O povo não aprende mesmo, já viram o estrago/prejuízo que esse tipo de atitude pode causar e continuam insistindo. É de cair o c* da bund@.