Fazendo upgrade: 4gb+4gb em dual channel ou 4gb+8gb?

#1

Boa tarde e de ante mão peço desculpas se eu estiver cometendo algum erro.

Estou adquirindo um Lenovo Ideapad 330, com Linux Satux, que irei trocar pelo Mint. O mesmo possui 4gb de ram (soldado) e pretendo fazer um upgrade para melhorar um pouco o uso, sou professor e usarei mais o notebook para provas e afins.
Qual seria a melhor opção, adquirir uma ram de 4gb (ddr4 2133MHz) para uso em Dual Channel ou adquirir uma ram de 8gb ou mais? Encontrei algumas informações discrepantes em sites de busca.

0 Likes

#2

Desde que as especificações sejam as mesmas, não tem problema utilizar memórias com capacidades diferentes. O que você deve se perguntar é se você precisa de mais de 8GB de RAM. Mesmo com muitas abas abertas no navegador, gerenciador de arquivos e editor de texto abertos, dificilmente eu ultrapasso os 4GB de RAM, mas isso vai depender do seu uso.

2 Likes

#3

melhor adquirir 8gb em um Channel com o máximo de frequência ou seja MHz que sua placa mãe suporta e seu processador também o mais importante quando for comprar uma memoria ram e os MHz depois vem o tamanho 8gb acho que já ta de bom tamanho já que vc ira usar só para provas e afins. e uma coisa boa e que o outro Channel vai ficar livre se futuramente vc quiser dar um up maior ainda vai ficar disponível.

1 Like

#4

Já eu ouvi falar que é melhor ter 2 pentes de 4gb ram fazendo dual channel do que ter um só de 8gb ram (em questão de desempenho). É mais seguro em caso de dano também, imagina se o seu pente de 8gb estragar, agora imagina se um pente só de 4gb estragar, você ainda terá o outro, fora que o custo será bem menor para repor a memória. Observe a frequência em MHz também, ela nada mais é do que a velocidade da memória.

2 Likes

#5

O recomendável é ter 2 pentes com mesma frequência e de mesmo tamanho, afinal, as memórias sempre se nivelam pela frequência mais baixa, se tiver uma ram de 2800Mhz e outra de 2133Mhz ambas trabalharão a 2133Mhz, outra coisa é o tamanho, não vejo necessidade de ter mais que 8Gb em um notebook, primeiro que acima disso só sera usado em jogos em 4k coisa que não acontecera aqui, e que mesmo 8Gb em 4k é o suficiente para fazer qualquer coisa que não seja jogar ou renderizar videos.

2 Likes

#6

@Juzo001 exatamente, mais que 8Gb é recomendado para quem vai mexer com virtualização e VMs.

2 Likes

#7

Sim, mas mesmo com 8Gb duvido muito que vá faltar ainda mais que, como ele disse, vai ser um notebook para uso de “escritório” e 4Gb já daria conta da grande maioria dos aplicativos comummente usados.

2 Likes

#8

Agradeço a todos. Agora com o notebook em mãos e rodando o Mint 19.1, percebo que não a necessidade realmente para o aumento da ram. Irei fazer o upgrade com um SSD que ganhei, apenas para aumentar a velocidade de inicialização. Novamento, muito obrigado. Paz e Bem.

1 Like

#9

Na época em que mexia com hardware, aprendi que é bom simplificar as coisas: 2 pentes identicos de 4 gigas.

1 Like

#10

Esse video responde muito bem sua duvida Dual chanel

1 Like