Fazendo upgrade: 4gb+4gb em dual channel ou 4gb+8gb?

Boa tarde e de ante mão peço desculpas se eu estiver cometendo algum erro.

Estou adquirindo um Lenovo Ideapad 330, com Linux Satux, que irei trocar pelo Mint. O mesmo possui 4gb de ram (soldado) e pretendo fazer um upgrade para melhorar um pouco o uso, sou professor e usarei mais o notebook para provas e afins.
Qual seria a melhor opção, adquirir uma ram de 4gb (ddr4 2133MHz) para uso em Dual Channel ou adquirir uma ram de 8gb ou mais? Encontrei algumas informações discrepantes em sites de busca.

Desde que as especificações sejam as mesmas, não tem problema utilizar memórias com capacidades diferentes. O que você deve se perguntar é se você precisa de mais de 8GB de RAM. Mesmo com muitas abas abertas no navegador, gerenciador de arquivos e editor de texto abertos, dificilmente eu ultrapasso os 4GB de RAM, mas isso vai depender do seu uso.

2 Curtidas

melhor adquirir 8gb em um Channel com o máximo de frequência ou seja MHz que sua placa mãe suporta e seu processador também o mais importante quando for comprar uma memoria ram e os MHz depois vem o tamanho 8gb acho que já ta de bom tamanho já que vc ira usar só para provas e afins. e uma coisa boa e que o outro Channel vai ficar livre se futuramente vc quiser dar um up maior ainda vai ficar disponível.

1 Curtida

Já eu ouvi falar que é melhor ter 2 pentes de 4gb ram fazendo dual channel do que ter um só de 8gb ram (em questão de desempenho). É mais seguro em caso de dano também, imagina se o seu pente de 8gb estragar, agora imagina se um pente só de 4gb estragar, você ainda terá o outro, fora que o custo será bem menor para repor a memória. Observe a frequência em MHz também, ela nada mais é do que a velocidade da memória.

2 Curtidas

O recomendável é ter 2 pentes com mesma frequência e de mesmo tamanho, afinal, as memórias sempre se nivelam pela frequência mais baixa, se tiver uma ram de 2800Mhz e outra de 2133Mhz ambas trabalharão a 2133Mhz, outra coisa é o tamanho, não vejo necessidade de ter mais que 8Gb em um notebook, primeiro que acima disso só sera usado em jogos em 4k coisa que não acontecera aqui, e que mesmo 8Gb em 4k é o suficiente para fazer qualquer coisa que não seja jogar ou renderizar videos.

2 Curtidas

@Juzo001 exatamente, mais que 8Gb é recomendado para quem vai mexer com virtualização e VMs.

2 Curtidas

Sim, mas mesmo com 8Gb duvido muito que vá faltar ainda mais que, como ele disse, vai ser um notebook para uso de “escritório” e 4Gb já daria conta da grande maioria dos aplicativos comummente usados.

2 Curtidas

Agradeço a todos. Agora com o notebook em mãos e rodando o Mint 19.1, percebo que não a necessidade realmente para o aumento da ram. Irei fazer o upgrade com um SSD que ganhei, apenas para aumentar a velocidade de inicialização. Novamento, muito obrigado. Paz e Bem.

1 Curtida

Na época em que mexia com hardware, aprendi que é bom simplificar as coisas: 2 pentes identicos de 4 gigas.

1 Curtida

Esse video responde muito bem sua duvida Dual chanel

2 Curtidas