Fazendo upgrade: 4gb+4gb em dual channel ou 4gb+8gb?

Boa tarde e de ante mão peço desculpas se eu estiver cometendo algum erro.

Estou adquirindo um Lenovo Ideapad 330, com Linux Satux, que irei trocar pelo Mint. O mesmo possui 4gb de ram (soldado) e pretendo fazer um upgrade para melhorar um pouco o uso, sou professor e usarei mais o notebook para provas e afins.
Qual seria a melhor opção, adquirir uma ram de 4gb (ddr4 2133MHz) para uso em Dual Channel ou adquirir uma ram de 8gb ou mais? Encontrei algumas informações discrepantes em sites de busca.

Desde que as especificações sejam as mesmas, não tem problema utilizar memórias com capacidades diferentes. O que você deve se perguntar é se você precisa de mais de 8GB de RAM. Mesmo com muitas abas abertas no navegador, gerenciador de arquivos e editor de texto abertos, dificilmente eu ultrapasso os 4GB de RAM, mas isso vai depender do seu uso.

2 Curtidas

melhor adquirir 8gb em um Channel com o máximo de frequência ou seja MHz que sua placa mãe suporta e seu processador também o mais importante quando for comprar uma memoria ram e os MHz depois vem o tamanho 8gb acho que já ta de bom tamanho já que vc ira usar só para provas e afins. e uma coisa boa e que o outro Channel vai ficar livre se futuramente vc quiser dar um up maior ainda vai ficar disponível.

1 Curtida

Já eu ouvi falar que é melhor ter 2 pentes de 4gb ram fazendo dual channel do que ter um só de 8gb ram (em questão de desempenho). É mais seguro em caso de dano também, imagina se o seu pente de 8gb estragar, agora imagina se um pente só de 4gb estragar, você ainda terá o outro, fora que o custo será bem menor para repor a memória. Observe a frequência em MHz também, ela nada mais é do que a velocidade da memória.

2 Curtidas