Fazendo o gnome-weather funcionar no seu gnome

Tem um bom tempo que o gnome-weather não funciona direito, mostrando apenas a meteorologia de algumas cidades… e a minha estava fora!

E ninguém conserta o pestilento. E olha que é software livre!!! Provavelmente é um abandonware e ninguém tem interessa de resolver o problema.

Bem, deixemos de lenga-lenga. Copie o script desta página e rode como usuário comum.

Basta colocar o nome de sua cidade, confirmar a opção apresentada e voilá! A desgraça volta a servir para alguma coisa…

Não é não, esses apps de clima dependem de bases de informação (Data Providers) pra listar cidades nominalmente, o que acontece é que a base do GNOME Weather só lista cidades próximas a aeroporto, capitais e centros populacionais e pelo que entendi funciona com um cache offline, o script faz basicamente uma busca nominal em outra base e extraí as coordenadas e registra no libgweather, imagino que deva ter algum custo implementar por padrão

n creio que haja custo. antes funcionava sem problemas.

Muito obrigado! Agora é um app funcional!

Muito obrigado, funcionou perfeitamente!!!

O ideal seria pegar os dados das estações meteorológica próxima onde o usuario mora…

https://portal.inmet.gov.br/servicos/estações-automáticas

Como esta HOJE tem falso positivo.

Obrigado aqui funcionou tbm

O Weather do KDE encontra até áreas rurais, o que achei bem doido, mas o widget dele que é bom não funciona no Plasma 6. Daí estou usando o Weather Widget Plus, com latitude e longitude. Ainda fico meio na dúvida quanto à precisão dele.
Ele usa 3 APIs diferentes open meteo, met.no e openweathermap dai vc pode configurar
as 3 ao mesmo tempo e comparar uma com a outra.
Outro widget que gostei muito é o Wunderground que usa estações locais de pessoas que compartilham no WunderMap® | Interactive Weather Map and Radar | Weather Underground se tiver uma estação na sua cidade fica top.

Bem completo

Parece que, a cada versão, precisa aparecer um novo desenvolvedor.

Comecei usando o Weather Widget… depois, tive de migrar para o Weather Widget 2… e no Plasma 6 tive de migrar para o Weather Widget 3:

Atualmente, só está funcionando OpenWeatherMap (OWM):

Acabei de configurar o Weather Widget Plus https://store.kde.org/p/2281196
no debian kde da minha mãe e vc não vai acreditar
eu estava usando latitude longitude com . e não funcionava troquei por , e funcionou
tipo -19,5555 -41,5555 por exemplo se colocar ponto não vai.
isso é novo pq no meu ta com ponto no arch

Recém-lançado. Ainda não conhecia. Obrigado!

Essa divergência de ponto ou vírgula pode ser causada por alguma diferença de configuração.

Eu uso inglês na interface KDE de todas as distros, mas no Kubuntu a data aparece em Português – tanto no Conky quanto no Relógio Digital.

Pode ser isso então, no meu PC deixo inglês tmb no da minha mãe ta ptbr🤔