Faz sentido notebook com resolução 8K? Perceberíamos alguma diferença?

Vamos assumir aqui que já temos conteúdo abundante em 8K e internet boa o suficiente para transmitir conteúdo nessa qualidade.

Tenho um notebook com resolução em 1080p e tela de 15,6 polegadas e ainda posso enxergar os pixels, então acho válido que existam notebooks com resolução em 4K, sem sombra de dúvidas um notebook com resolução em 4k tem potencial para entregar imagens visualmente mais bonitas do que um notebook em 1080p.

Ainda não tive a oportunidade de ver um notebook com resolução em 4K, mas suponho que os pixels sejam bem pequenos. Para quem já teve a oportunidade de ver um notebook nessa resolução, os pixels ainda são visíveis a olho nu? Você acha que uma resolução 8k faria diferença em relação a uma resolução 4k no contexto de telas de notebooks, que normalmente não passam das 16 polegadas?

Li tempos atrás que o olho humano só consegue enxergar até 2k… Uma tela 2k ou superior seria indiferente.

Aí já entra a questão do tamanho de tela… Obviamente o 4k ficará muito melhor em 100" do que o 1080p.

E uma resolução maior, significa consumo elevado de bateria (além de desgaste da GPU).

Na minha opinião não existe motivo algum para ir além de 1080p em uma tela de 15", aumentar a resolução além disso trás mais desvantagens do que vantagens, a duração da bateria diminui, o poder de processamento gráfico necessário para renderizar o display aumenta, rodar vídeos e jogos em resoluções maiores também demanda mais processamento, o que aumenta a produção de calor e reduz a duração da bateria. Sem contar que HiDPI ainda é problemático em muitos aplicativos.

2 curtidas

a Internet é cheio de material publicando desinformação, você consegue ler diversas versões sobre algo, eu por exemplo já li no baixaki que o olho humano consegue enxergar uma quantidade absurda em megapixel, todo mundo já viu pessoas discutindo sobre frame-rate, acho que o melhor é procurar artigos científicos de lugares apropriados, se deixar pra midia de tecnologia vai virar uma bagunça.

1 curtida

O pixel não tem um tamanho definido, se compararmos uma tela de 32’’ com uma de 16" e ambas tem a mesma resolução (não importa se é 1080p, 4k ou 8k), os pixels da tela de 32" serão maiores que a da tela de 16", mesmo as duas tendo maior resolução.

Esse site é muito bom ver pra isso.

  • Uma tela de 15,6" com resolução de 1080p tem o pixel com o tamanho de 0.179 mm
  • Uma tela de 32" com resolução de 1080p tem o pixel com o tamanho de 0.368 mm
  • Uma tela de 49" com resolução de 1080p tem o pixel com o tamanho de 0.564 mm
  • Uma tela de 15,6" com resolução de 4k tem o pixel com o tamanho de 0.089 mm
  • Uma tela de 32" com resolução de 4k tem o pixel com o tamanho de 0.184 mm
  • Uma tela de 49" com resolução de 4k tem o pixel com o tamanho de 0.282 mm
  • Uma tela de 15,6" com resolução de 8k tem o pixel com o tamanho de 0.044 mm
  • Uma tela de 32" com resolução de 8k tem o pixel com o tamanho de 0.092 mm
  • Uma tela de 49" com resolução de 8k tem o pixel com o tamanho de 0.141 mm

É por isso que, neste tópico, frisei que eu me referia a telas de notebook, que tem tela menor. É claro que uma resolução de 8k vale a pena, mas numa TV grande na qual os pixels são “esticados”.

É algo complicado de medir porque o olho humano funciona de modo beeeem diferente, mas pelos vídeos que assisti (de pessoal aparentemente competente para falar disso) sobre o assunto, eu entendi que – grosseiramente falando – nossa visão tem 4k de resolução. Mas não deixe isso enganar você, se lembre do que eu disse nesta mesma mensagem sobre a relação de resolução e tamanho de tela.

Mas vamos assumir que nossa visão tem 4k de resolução (ou 2k, tanto faz, é uma afirmação grosseira de qualquer jeito). Qual seria o tamanho da “tela” do nosso olho? Pois precisaríamos disso para calcular o tamanho dos nossos “pixels”. Entende aonde eu quero chegar?

Se tivéssemos televisores do tamanho de telas de cinema, valeria a pena até mesmo ter resoluções de 50k ou mais, porque em telas maiores os pixels são esticados.

Só por curiosidade, fiz uma continha aqui: assumindo uma tela de cinema de 30 por 70 pés, creio que teria em torno de 914"

  • Essa tela com com resolução de 1080p tem o pixel com o tamanho de 10.538 mm
  • Essa tela com com resolução de 4k tem o pixel com o tamanho de 5.269 mm
  • Essa tela com com resolução de 8k tem o pixel com o tamanho de 2.634 mm

O limite do nosso olho não é dado pela resolução mas sim pelo tamanho do pixel, se você olha pra sua tela e você ainda consegue enxergar o quadradinho do pixel, isso significa que aquele tamanho de tela ainda pode ter uma resolução maior. O limite do nosso olho só é alcançado a partir do monento em que