FAT, Ext4, Btrfs, ZFS... Qual sistema de arquivos bom para um HD externo no Linux?

Quando adquirimos um HD ou SSD externo e usamos sistemas Linux, muitas vezes esbarramos na seguintes questão. Qual sistema de arquivos usar? Se você precisa trocar aquivos com maquinas Windows, o FAT ou NTFS são as opções lógicas. Mas se você utiliza apenas sistemas Linux, qual sistema de arquivos escolher? Temos várias opções, e já utilizei no passado Ext4 e Btrfs, e vocês, qual usam, já usaram e qual recomendam?

Se não precisa de compatibilidade com Win, pode deixar o sistema de arquivos de sua preferência. Se quer uma sugestão, eu usaria ext4 mesmo.

Eu deixo o meu em ntfs, por uma questão de comodidade. Caso eu precise, na pressa como já precisei, acessar alguma coisa dele em um pc com Win não tenho que me preocupar em baixar nenhum programa para poder acessar os dados. Isso eu acho importante de ter em mente.

Só lembrado uma coisa. O FAT, atualmente, conta com três possibilidades. O FAT original, que e jurássico hoje em dia e não faz sentido usar pela extrema limitação. O FAT32, que é usado na maior parte dos pendrives que a gente usa no dia a dia. Também é bem limitado para os padrões atuais, mas ainda funciona em certos casos. E o por último o exFAT, que é uma, digamos, atualização do FAT32, tem gente que chama ele de FAT64. Não acho que seja viável usar um hd externo com qualquer um deles. Ou se usa ntfs ou algum desses sistemas de arquivos disponíveis no linux.

EDIT: apenas corrigindo. Não é viável usar fat e fat32 em hd externo. O exFAT é suportado pelo linux, mas, em muitas distribuições, você tem que instalar uma pacote chamado exfat-fuse. Me corrijam se eu estiver enganado em relação ao nome do pacote.

3 curtidas

eu deixaria em exfat mesmo, qualquer coisa fora de fats vc vai acabar esbarrando com problemas de permissão

Use o filesystem mais seguro para contra queda de energia brusca como remover a USB bruscamente.
Pegue um SSD o HD é menos seguro se ele cair no chão diga adeus.

1 curtida

Vai depender da disposição que tenha para configurar o sistema de arquivos.

Se quiser algo simples, ext4.

Se quiser mais opções contra corrupção de dados, BTRFS e ZFS já são melhores. Porém tem que configurá-los.

FAT é muito arcaico para usar em HD. Se quiser compatiblidade com windows vá de exfat embora perca funções para uso no linux (não tem suporte a permissões de arquivos).

1 curtida

Não precisa configurar o Btrfs ele esta no kernel Linux.
O ZFS que precisa de configuração ele não esta no kernel Linux.
Quer ver eu vou ate colocar uma print do menuconfig do Btrfs no kernel.
A versão do kernel na print é o 3.16 as versão do BTRFS nos kernel mais atuais tem mais estabilidade.

Ai a lista dos filesystem que contem no kernel e marcado de azul esta o BTRFS e para ele funcionar no sistema so precisa que ele seja compilado.
Os kernel Linux do Ubuntu vem com o BTRFS compilado no kernel.

1 curtida

Como os colegas citaram, você já poderia de pronto descartar o FAT/FAT32 exceto se precisar instalar esse HD em aparelhos legados, por exemplo som de carro e etc… já que nesses casos os suporte ainda é para o FAT32.

Já se quiser um cenário híbrido (Linux e Windows), vale a pena testar o exFAT.

1 curtida

De forma geral eu recomendo uso do HD externo em Exfat porq assim fica compativel com Mac, Linux e Windows (claro). Por mais que a pessoa só use sistemas Linux uma hora ela pode precisar conectar esse HD externo num computador com Windows. Por isso recomendo sempre Exfat que além de ter otima compatibilidade com Linux e boa velocidade de leitura e escrita tmb funcionará em outros sistemas como: AndroidTV, MacOS, iPadOS, Linux e Windows.

1 curtida

Se é só entre Linuxes eu sempre uso EXT4 devo ter uns 4 pendrives assim

1 curtida