Fan da GPU sempre ligada

Olá, galera!

Uso o Ubuntu 19.10 e tenho uma placa de vídeo Radeon RX 570. No Windows utilizando coisas básicas, as fans da placa ficam paradas e ao utilizar para jogos por exemplo, elas são ativadas.

Quando estou no Ubuntu elas sempre ficam ligadas mas em rotação baixa. De fato não testei outras distros para ver se ocorre a mesma coisa. Alguém sabe algo sobre?

Print do Xsensors:

Isso e culpa de quem compilou o driver kkkk não tem nada a se fazer sobre isso ja que foram voluntários que montaram esse driver

É verdade. Se você abrir o computador vai ver que a ventoinha está parada mas a leitura continua a mesma do último valor antes dela parar completamente.

Normalmente isso é ajustado pela bios. Opcionalmente pode-se instalar softwares controladores ou adquirir hardware controlador de fan (no caso de um desktop).




Tem como mudar a fan para modo manual e assim a desligar.
Você pode colocar o valor de /sys/class/drm/card0/device/hwmon/hwmon2/pwm1_enable como “1” para deixar em modo manual e então trocar a velocidade da fan para 0 no arquivo /sys/class/drm/card0/device/hwmon/hwmon2/pwm1 (a localização pode ser diferente para você).

O problema é que o modo manual é horrível (kkkk), você precisa ficar de olho nas temperaturas ou, então, voltar para o automático toda vez que for iniciar um jogo ou algo assim. Você também precisa adicionar um parâmetro de boot no kernel.

Mais informações aqui e aqui caso você se interesse.