Falta de apps nas lojas oficiais?

Fiz alguns testes no Ubuntu, pop os, mint e nem sei mais quais, reparei que algumas lojas não tem o chrome ou edge, outros apps, porquê isto?

provavelmente daria para pegar por fora, mas seria mais trabalhoso para iniciante, seria bom só ir na loja e clicar e pronto.

Vou aproveitar para fazer mais perguntas aqui para não criar um novo tópico para cada.

para quem viu, tive problemas em usar o zorin, por enquanto foi um dos que mais gostei, a loja é “completa”, tem tudo que procurei, gostei do pop os mas GTS450 me deixou na mão, assistindo os videos do diolinux vi que o kernel novo não é tão incrível assim para migrar para o mais recente e sendo assim quem sabe fazer uso de sistemas mais antigos mas ainda ainda dentro do suporte seria uma opção razoável, procurar um pop os para testar mais. como eu comecei no mundo linux com ubuntu acho que o 7 ou 9, tenho mais facilidade com o uso dos comando do terminal dele, então os sistemas ideiais seriam com base debian, debian?

quando eu tiver mais duvidas vou postar aqui se não tiver problemas.

Ah isso infelizmente vem do licenciamento desses softwares que não deixam ser distribuidos de qualquer maneira, tem o fator que distros igual o Debian tem muito “mimimi” com qualquer coisa que seja proprietario e tbm os devs gostam de controlar quem usa o software, infelizmente isso e um padrão pra base “deb”

1 curtida

Olá @anderson_ferraro, tudo bem contigo?

Algumas lojas começaram recentemente a não exibir mais por padrão aplicações em flatpak que não sejam verificadas, isso inclui o Mint e algumas outras.

Essa opção pode ser desativada facilmente, dá uma verificada se não é este o caso.

:vulcan_salute:

2 curtidas

As lojas não podem colocar todos os softwares por questões de licenciamentos. Isto também acontece em lojas do Windows e no Mac. Geralmente o pessoal baixa navegadores diretamente no site como o próprio Google Chrome fazendo da mesma forma seja no Windows, Mac ou Linux. Quanto a apps, se vc não se incomoda em simplesmente copiar uma linha de texto e jogar no terminal, você pode simplesmente ir no site do flathub Flathub - Aplicativos para Linux e buscar o aplicativo que quer instalar. Aí baixa copiar o comando de instalação e executar no terminal.
Ps. Não se esqueça de verificar ou habilitar o suporte a flatpak na sua distro.

Se quer minha opinião pessoal use distros baseadas em Ubuntu e instale seus aplicativos principais (Navegador, Descompactador, Player de Video e etc) como pacotes nativos deb (repositório da distros | sudo apt-get install app x ou y) e instale softwares adicionais que necessitar pelo flathub.

1 curtida

Porque não pode basicamente, o máximo que dá pra fazer é usar hooks de instalação como o Flathub faz ou como o Tiger OS faz

1 curtida

Porque algumas distros não habilitam o suporte a Flatpaks + Flathub por padrão. Para solucionar isso, basta selecionar a distro neste link e seguir as instruções: Flatpak—the future of application distribution

O Flathub é o local mais completo para encontrar aplicações comuns como o Chrome e o Edge, assim como outras menos comuns como o GitHub Desktop e o Unity Hub.

2 curtidas

Ola, sou novato por aqui também!
Estava com a mesma dúvida quanto a qual versão usar, e o Dionlinux poderia ajudar também e parar de avaliar tanta distro ruim KKKKKKK(desse jeito a galera vai pirar!).
Brincadeiras a parte, se você assitiu tantos videos do diolinux como eu (e olha que eu sou veterano da área! Desde 1993), vai ver que em todos os videos e discursões sobre distro, o OpenSUSE se destaca, então não sei se você esta saindo agora do windows, você irá perceber que qualquer coisa relacionada a essas distribuições tem boa avaliação!
Inclusive tem um video falando da versão BR do Open que o mostra sempre entre os primeiro (não a versão BR infelizmente) em desempenho em tudo, ou seja, se quer algo realmente bom, recomendo a OpenSUSE Tumbleweed, pois é bem construída e não vai se arrepender pela segurança, desempenho e compatibilidade.

2 curtidas

saquei, mais tarde vou ver este video, acho que já vi ele mas lembro vagamente.

instalei o Zorin 16.3 na tentativa desesperada de não trocar a GPU, tive que baixar o Edge, na loja parece que não tinha ele ou não atualizou a lista. Outro ponto seria a instalação do arquivo baixado hoje conseguir instalar mas acredito que foi a primeira vez que deu certo, geralmente dá um erro, arquivo não encontrado ou algo assim.

acho que os únicos programas que vou ter problema serão os de trabalho ou melhor o único, o openboardview que testei no zorin 17 quebrava o sistema quando clicava para fechar, algumas vezes foi normal mas numa terceira tentativa quebrava. O outro app foi o firefox, quebra completamente tudo, voltando para tela de login e não permitindo logar mais, mesmo com a senha correta volta sempre para tela de login, acredito que a GTS450 dando pau de kernel.

preferia usar a loja, mas até que gosto de usar o terminal… é divertido.

todas distros testadas até agora me afeiçoei mais pelo Zorin, possivelmente por ficar mais próximo do windows, gostei das outras sempre fica um detalhe que incômoda. Minha preferência são distros baseadas em Ubuntu mesmo.

vou ter que me familiarizar com este termo, hooks, mas devido o sucesso do flathub acho bom ficar nele.

Opa, como vou ficar no Zorin já está tudo resolvido. no máximo atualizar bibliotecas… eu acho…

O Zorin OS é o sistema mais belo e mais fácil de usar na minha opinião. Recomendo bastante, especialmente para novatos.

1 curtida

opa, não testei a openSUSE… falha minha, vou colocar na máquina aqui e ver como se sai. Ela é baseada em Ubuntu\ Debian(interrogação) kkkk acabei de perceber que usando o notebook aqui não dá para digitar interrogação, seria com alt gr + w. verei isto depois.

como tenho certa " experiência com Ubuntu fica mais fácil migrar, num futuro quem sabe aprender novas distros, sei que não deva ser nada complicado mas a preguiça impera aqui.

Hook é simples de entender inclusive eu peço desculpa por ter usado ao invés de usar seu significado:

Quando você baixa o Chrome da Flathub você não está baixando o Chrome, você baixa um script com um ativador, esse ativador vai baixar e instalar o Chrome pra você

Esse processo de ao invés de fazer uma coisa direto (que seria subir o Chrome na Flathub) subir um script que é executado no momento da instalação, é o chamado “hook”, gancho em inglês, fica mais fácil de entender se já jogou Minecraft

1 curtida

Eu gostei bastante dele, pensei em fazer algumas mudanças no visual por que também gostei bastante do windows 11, ao menos as fontes tentar deixar iguais do windows, teria mais coisas mas nem sei como explicar elas, são detalhes pequenos, somente no visual de algumas coisas. Mas se não for possível não teria problema, está ótimo assim.

entendido, bem pratico isto. E nunca joguei Minecraft hehehehe

Pois é. Primeiramente vem a questão de licenciamento, já falada por colegas. Quem se propõem a fazer um sistema livre de software proprietário, não pode adicionar os softwares proprietários…

O segundo ponto que eu vejo é muito software novo ou que usa dependências muito novas, ou seja, mesmo que seja software livre, não pode ser incluída na distribuição estável. O pessoal é sempre vidrado nas novidades, então vai acabar querendo instalar esses softwares, mesmo que tenha uma alternativa de alguns versões anteriores no repositório da distribuição.

2 curtidas

aqui um outro exemplo do que digo, instalando um dropbox do site deles, baixei e tentei e deu este erro.

A máquina não está reconhecendo o teclado usando hub USB 2.0 “original” no windows ele trabalha bem, e agora o teclado está quebrando o sistema, travando as telas.

Hahahaha será que vou precisar de um setup inteiro novo e moderno?

Teria algum gerenciador gráfico de transferências de arquivos como do windows, com taxa de transferência ou algo do tipo?

Não devemos sair baixando coisas na Internet para instalar no Linux. A primeira coisa que você deve fazer, como usuário Linux, é abandonar esse comportamento.

No Linux, você sempre deve priorizar as lojas de aplicativos (ou os comandos no terminal, usando diretamente os repositórios) para instalar programas.

O Dropbox, por exemplo, está disponível no Flathub: Install Dropbox on Linux | Flathub. Basta abrir a loja de apps do Zorin, pesquisar por ele e clicar em instalar.

Inteiro não, mas, como expliquei no seu outro tópico, vai precisar remover a placa de vídeo ou comprar outra. Seu dia a dia no Linux vai ser bem problemático por conta da GTS 450.

Instale este aplicativo pela loja do Zorin: Install Mission Center on Linux | Flathub

Ele permite monitorar a atividade de rede, além de muitos outros detalhes do sistema.

1 curtida