Falha de Inicialização Associada ao Initramfs no Kernel Ativo

Estou enfrentando um problema recorrente durante o processo de boot da minha distribuição Linux, especificamente relacionado ao initramfs. Atualmente, tenho duas versões do kernel instaladas: uma versão mais recente (definida como padrão) e uma versão anterior.

Ao inicializar o sistema utilizando o kernel antigo, o boot ocorre normalmente, sem qualquer erro. No entanto, quando o sistema tenta iniciar automaticamente com o kernel mais recente, ocorre uma falha no carregamento do initramfs, impedindo a inicialização adequada do sistema.

Diante desse comportamento, levanto a hipótese de que o kernel mais recente, ou seu respectivo initramfs, possa estar corrompido ou inconsistente.

Realizei testes adicionais utilizando um Live USB, onde o sistema se comporta de maneira estável e sem apresentar anomalias, o que sugere que o problema não está relacionado a hardware.

Durante a investigação, identifiquei um possível ponto suspeito ao listar dispositivos com ls /dev, onde foi exibido um alerta relacionado a UUID inconsistente ou não reconhecido. Esse comportamento pode indicar algum problema na identificação de partições ou na configuração do sistema de arquivos. Além disso, ao tentar interagir com o ambiente do initramfs para executar comandos básicos, o sistema não responde conforme esperado, limitando significativamente a capacidade de diagnóstico direto nesse estágio.

Diante desse cenário, surgem algumas dúvidas:

• É recomendável remover o kernel mais recente e definir o kernel antigo como padrão?

• Existe um procedimento mais adequado para recuperação ou reconstrução do initramfs nesse tipo de situação?

• Esse tipo de erro está mais comumente associado a corrupção de kernel/initramfs ou a inconsistências na configuração de UUID (por exemplo, em /etc/fstab ou no GRUB)?

Agradeço desde já por quaisquer orientações ou recomendações de diagnóstico e correção mais aprofundadas.