Falha ao instalar o Gamer OS

Bom dia, gente!
Minha primeira vez aqui no fórum. :slight_smile:

Gostaria que me ajudassem a resolver o problema no meu notebook.
Tentei ontem a noite instalar o Gamer OS e após terminar a instalação e reiniciar o sistema aparece a seguinte mensagem:

ERROR: device ‘LABEL=frzr_root’ not found. Skipping fsck.
mount: /new_root: can’t fins LABEL=frzr.
Tou até now being dropped into an emergency shell.
sh: can’t access tty: job control turn off
[rootfs ]# lsblk -f
sh: lsblk: not found
[rootfs ]#

Será que alguém sabe que tipo de erro é esse?

Se quer uma distro pra jogos, baseada apenas na Steam, vai de Steam OS que é bem mais negócio, essa distro baseada no Arch é bem enxuta, porém não tem um suporte de hardware tão universal quanto as distros mais comuns, baseadas em Debian e Ubuntu.

2 curtidas

rauldipeas,
Primeiro, obrigado por me responder!

Então eu até tentei instalar o Steam OS depois, mas eu não consegui deixar o pendrive bootavel depois de baixar o arquivo .zip da site da Steam.
Você pode me dar uma dica de como fazer isso?

Outro ponto é que a minha intenção de usar o GamerOS é pelo fato dele consumir o mínimo possível de recursos do meu notebook (um i3, 4 GB de RAM e sem placa de vídeo ).
Você sabe se o Steam OS também é “poupador” de hardware?

1 curtida

O GamerOS é um pouco mais enxuto no sentido de ocupar menos espaço em disco, já com relação ao processador e memória, o Steam OS é a mesma coisa, o consumo é igual por conta de não ter uma sessão X11 rodando por baixo, é só o Steam no modo big picture mesmo.

Você seguiu os passos descritos aqui?

Boa tarde a todos,
também obtive o mesmo problema e gostaria muito de usar essa distro pela promessa de “enxuto” sem todas aquelas firulas!
Alguém sabe como resolver esse erro?

ERROR: device ‘LABEL=frzr_root’ not found. Skipping fsck.
mount: /new_root: can’t fins LABEL=frzr.
Tou até now being dropped into an emergency shell.
sh: can’t access tty: job control turn off
[rootfs ]# lsblk -f
sh: lsblk: not found
[rootfs ]#

Outra coisa, posso usar o etcher para criar um pendrive SteamOS?

Está se referindo à qual firula?

Não a forma de instalar o SteamOS em um pendrive é simples.

Instalação automatizada

  1. Baixar a instalação do SteamOS
  2. Extraia o conteúdo do arquivo SteamOS.zip em um pendrive USB vazio formatado em FAT32.
  3. Conecte o pendrive USB de restauração do sistema na máquina-alvo. Ligue a máquina e use o BIOS para inicializar a partir do pendrive. (as teclas F8, F11 ou F12 são comumente usadas para abrir o menu de inicialização do BIOS).
  4. Selecione a opção UEFI, cujo nome será similar a “UEFI: Patriot Memory PMAP”. Caso não haja opção UEFI, você precisará ativar a inicialização UEFI nas configurações do BIOS.
  5. Selecione “Automated install (WILL ERASE DISK!)” no menu.
  6. O resto da instalação é automatizado e realizará o reparticionamento do disco e a instalação do SteamOS.
  7. Após a conclusão da instalação, o sistema será reiniciado, e automaticamente iniciará a sessão no SteamOS e iniciará a instalação do Steam, momento no qual é necessária uma conexão à internet. Caso uma conexão já esteja estabelecida, o Steam será instalado automaticamente. Caso contrário (por exemplo, você precisa conectar-se a um ponto de acesso Wi-Fi), um pop-up será exibido solicitando que isso seja feito. Feche o pop-up e a interface de configuração de rede será aberta. Após estar conectado à internet, feche esta janela o Steam será instalado automaticamente.
  8. Após a instalação ser concluída, o seu sistema automaticamente reiniciará e criará uma cópia de segurança da partição do sistema.
  9. Após a cópia ser concluída, selecione “reboot” para acessar o seu SteamOS recém-instalado.

Instalação avançada

  1. Baixar a instalação do SteamOS
  2. Extraia o conteúdo do arquivo SteamOS.zip em um pendrive USB vazio formatado em FAT32.
  3. Conecte o pendrive USB de restauração do sistema na máquina-alvo. Ligue a máquina e use o BIOS para inicializar a partir do pendrive. (as teclas F8, F11 ou F12 são comumente usadas para abrir o menu de inicialização do BIOS).
  4. Selecione a opção UEFI, cujo nome será similar a “UEFI: Patriot Memory PMAP”. Caso não haja opção UEFI, você precisará ativar a inicialização UEFI nas configurações do BIOS.
  5. Selecione “Expert install” no menu.
  6. Selecione o idioma desejado, localização e layout do teclado.
  7. Você terá a opção de alterar o particionamento padrão.
  8. O resto da instalação é automatizado e realizará a instalação do SteamOS.
  9. Após a conclusão da instalação, o sistema será reiniciado e automaticamente iniciará a sessão no SteamOS, seguido da a instalação do Steam, momento no qual é necessária uma conexão à internet. Caso uma conexão já esteja estabelecida, o Steam será instalado automaticamente. Caso contrário (por exemplo, você precisa conectar-se a um ponto de acesso Wi-Fi), um pop-up será exibido solicitando que isso seja feito. Feche o pop-up e a interface de configuração de rede será aberta. Após estar conectado à internet, feche esta janela e o Steam será instalado automaticamente.
  10. Após a instalação ser concluída, o seu sistema automaticamente reiniciará e criará uma cópia de segurança da partição do sistema.
  11. Após a cópia ser concluída, selecione “reboot” para acessar o seu SteamOS recém-instalado.

O SteamOS é para a criação de uma Steam Machine ele é desenvolvido para que você tenha uma boa experiencia com a Steam.

sorry mas não acho uma boa ideia, o sistema é baseado numa distro antiga com drivers e pacotes antigos

se tiver usando um pendrive multboot tenta um aplicativo simples pra criar um pendrive bootavel comum.

eu tive problemas com essas ferramentas multbook para o manjaro, como esse Gamer OS é arch pode ser parecido.

e eu realmente acho o Steam OS antiquado, não recomendo até que finalmente o atualizem.

Afirmação essa, baseada em que?

Para que você quer um sistema atualizado para jogar sendo que a única coisa que vai fazer é jogar as única coisa que tem que ser atualizada é o driver gráfico.
E olha lá que um amigo uma vez me disse:
Um driver ou ele funciona ou ele não funciona se ele funciona seu problema esta resolvido.
Ele tem razão.
Um cara que baixa um OS de jogo não vai ficar fazendo o que você faz no na sua maquina.
Se ele quisesse um OS para o dia a dia ele baixaria um navegador !

não faz muito tempo que estou ativo no Linux mas eu lembro da ultima noticia de atualização do SO, e faz um certo tempo e já era desatualizado, fora que eu próprio tentei instalar o compositor e as dependências era para ubuntu 16, tem uns forks do steamcomposer para SOs mais atualizadas, mas tmb n deu certo comigo.

image

Cara, toda essa balela de bleeding edge não faz sentido algum, é completamente dispensável.

Se você teve uma má experiência por falta de conhecimento, tudo bem, mas daí afirmar que se não estiver usando a última versão de tudo no sistema, não vai conseguir jogar, é um exagero sem tamanho.

Não faço a menor ideia do motivo pelo qual você citou o Mint, não tem correlação nenhuma com a conversa.

Você insiste em dizer que o Steam OS não é uma boa opção por ser obsoleto, o que não é um fato.

Não é uma distribuição bleeding edge, mas funciona perfeitamente pro seu propósito.

vou instalar o proprio SteamOS então e ver.

Eu instalei o GamerOS neste fim de semana e tive o mesmo problema que você, só consegui resolver, dando boot em live CD no Ubuntu e usando o GParted para criar uma nova tabela de partição na hd, também rebaixei a ISO dele na versão nova e usei o etcher para instalar, uma dessas 3 coisas resolveu o problema.

Obrigado pela ajuda Raul, seguinte quero montar uma máquina que tenha um sistema exclusivo para jogos, ou seja, todos as demais aplicações que não sejam as necessárias para se rodar jogos é a tal “FIRULA” que me referi, com isso concluo que a ideia do Gamer OS atende aos meus requisitos. porem, estou tendo esse problema.
Quanto a instalar o SteamOS, eu segui todos os passos religiosamente, e simplesmente não consigo dar boot, porem vou tentar mais uma vez. (quem sabe na 15 funciona kkkk).

Dá uma olhada nisso…