Falha ao desbloquear bootloader Motorola (Moto e6s - 64gb)

Ao tentar desbloquear o bootloader usando o comando “fastboot oem get_unlock_data”,

aparece "FAILED (remoto: ‘comando desconhecido’)

fastboot: erro: comando falhou".

Já fui nas opções do desenvolvedor e permiti que o bootloader fosse desbloqueado e já ativei a depuração USB.

Eu preciso do bootloader desbloqueado para conseguir instalar uma custom rom gsi, pois esse celular não recebe mais atualizações, se vem que a Motorola nunca lançou uma versão nova do Android para esse celular, tá parado no Android 9.

Olá.

Quando me aventurei nessa de entender alguns desses procedimentos avançados em smartphones, fiquei com a impressão de que tutoriais que envolvem o uso de “ADB + fastboot”, não servem para dispositivos com Processador/Chipset da MediaTek.

[edit]
Ah! Havia me esquecido!
Caso você esteja fazendo o procedimento a partir do Windows ou MacOS, possivelmente precisará instalar os drivers da marca do seu dispositivo (Motorola/Lenovo, né?) no sistema:

USB Driver Windows (e MacOS) | Motorola (Lenovo)

A partir de alguma distro Linux, possivelmente não será necessário instalar drivers.
[/edit]

É, eu sei. É comum encontrar tutoriais para “todos dispositivos da qualquer-marca”. Mas parece que não é bem assim que funciona…

O XDA-Developers costuma trazer tutoriais relativamente seguros pra quem quer se aventurar nesses procedimentos avançados… Específicos para cada dispositivo.

preciso do bootloader desbloqueado para conseguir instalar uma custom rom gsi
(…)
tá parado no Android 9.

O dispositivo está funcionando? E você quer arriscar fazer esse procedimento?

Se for o único dispositivo que você tem, você realmente quer arriscar?

Você está ciente de que imagens genéricas do sistema (gsi) podem não funcionar corretamente no seu dispositivo, né?


Vale destacar que se você quiser seguir adiante, você fará esse procedimento por SUA conta e risco - Clique aqui para expandir:
  • Tenha certeza de que quer arriscar a fazer o procedimento e estragar o dispositivo no meio do processo, de forma que fique economicamente inviável fazer um reparo;

    • Você pode, por exemplo, acabar apagando o IMEI do dispositivo. E perder a conectividade wi-fi. Talvez você encontre meios de recuperar isso. E talvez o método que você achar não seja seguro.
  • Leia o tutorial até o fim antes de iniciar o procedimento;

  • Faça backup dos seus arquivos;

  • Desconecte o dispositivo de todas as contas que estão a ele vinculadas (Google, Whatsapp, Facebook, …), no menu de configurações do dispositivo;

  • Desconecte cartões SIM e cartões de memória que talvez estejam conectados.

Eis um tutorial que talvez funcione sem dar muitos problemas:

[GUIDE] How to unlock bootloader on E6s | XDA Forums

Novamente: Você está ciente de que imagens genéricas do sistema (gsi) podem não funcionar corretamente no seu dispositivo, né? E que talvez você faça isso tudo pra instalar uma gsi que não funciona?

Aparentemente o pc nao ta localizadoo comando fastboot, vc ta escutando os comandos na mesma pasta que extraiu o fastboot? tentou reinstalar o adb e o fastboot?

Olá boa noite. Bom, o celular tá funcionando normal, as vezes da uns toques fantasmas, um coisa ou outra, mas como eu já estou com esse celular a um bom tempo, o desempenho já tá um pouco defasado, e vou trocar de celular em breve, eu estou disposto a arriscar.

Mas mesmo, assim obrigado pelos alertas e bom final de semana.

1 curtida

Sim, eu estou executando os comandos na pasta, já reinstalei o adb e o fastboot, versões antigas e novas. Quando eu conecto o celular no Pc, o dispositivo não reconhece, mas eu vou no gerenciador de dispositivos e coloco um drive usb universal para Android (os drivers da Motorola não funcionam no meu celular), e o pc reconhece, mas quando eu dou o comando para desbloquear o bootloader usando os procedimentos da Motorola (fastbook oem unlock), simplesmente dá o erro já mencionado.