É bem simples. Alguns jogos que funcionam perfeitos no meu steam deck quando vou abrir pelo proton no meu pc de mesa com graficos integrados intel simplesmente não abrem.
São jogos leves tá, que funcionam no windows na mesma maquina.
Quais são os jogos? É interessante dizer os nomes porque de repente outras pessoas aqui tenham esses jogos na Steam e saibam como rodar. Além disso, dá uma pesquisada pelos nomes desses jogos no ProtonDB. Lá tem uma boa chance de tu encontrar instruções sobre como rodá-los.
Mas não abre, eu clico no botão de iniciar na steam, ele diz iniciando e depois de uns 10 segundos ele simplesmente não inicia e o botão fica verde de novo para iniciar
Entra no protodb pesquisa o game que você quer depois veja em qua versão do próton todos estão falando bem nos comentários do protodb, daí você muda a versão lá na steam.
Já aconteceu comigo isso eu tinha que ir testando os próton tipo o endless space não funciona no próton 9 mas funciona no 8.
Encontrei a solução, que acho muito boba na real.
Os meus games eu sempre instalo no meu SSD secundário que compartilho arquivos com o Windows.
Descobri que alguns jogos não funcionam pelo proton se estiverem localizados em uma partição NTFS. Movi o game para minha partição /home Ext4 e funcionou de primeira.