Falha ao abrir alguns Jogos pela STEAM PROTON no Debian 12

É bem simples. Alguns jogos que funcionam perfeitos no meu steam deck quando vou abrir pelo proton no meu pc de mesa com graficos integrados intel simplesmente não abrem.
São jogos leves tá, que funcionam no windows na mesma maquina.

Quero saber como resolver.

Quais são os jogos? É interessante dizer os nomes porque de repente outras pessoas aqui tenham esses jogos na Steam e saibam como rodar. Além disso, dá uma pesquisada pelos nomes desses jogos no ProtonDB. Lá tem uma boa chance de tu encontrar instruções sobre como rodá-los.

Disco Elysium - The Final Cut
BioShock (TODOS os Clássicos)
Magic: The Gathering Arena

Usa hd graphics ? Se sim, talvez precisa de um proton mais antigo que use dxvk mais antigo também ou renderizar em opengl (como mostro aqui) .

1 curtida

Specs abaixo:
image

ou se o vulkan não tiver compatibilidade com seu hardware grafico, nem precisa tentar nada igual o meu

no seu caso tem suporte.

disco elysium é ouro no protondb
bioshock tambem e magic tambem.

Mas não abre, eu clico no botão de iniciar na steam, ele diz iniciando e depois de uns 10 segundos ele simplesmente não inicia e o botão fica verde de novo para iniciar

Entra no protodb pesquisa o game que você quer depois veja em qua versão do próton todos estão falando bem nos comentários do protodb, daí você muda a versão lá na steam.

Já aconteceu comigo isso eu tinha que ir testando os próton tipo o endless space não funciona no próton 9 mas funciona no 8.

ok, vou testar e dou feedback depois

1 curtida

Uma pergunta rapaz, o seu debian é em XFCE ?

Gnome 43.9, não XFCE

Encontrei a solução, que acho muito boba na real.
Os meus games eu sempre instalo no meu SSD secundário que compartilho arquivos com o Windows.
Descobri que alguns jogos não funcionam pelo proton se estiverem localizados em uma partição NTFS. Movi o game para minha partição /home Ext4 e funcionou de primeira.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.