Faça Benchmark do seu DNS e escolha o que deixar a sua internet mais rápida

Olá pessoal, a dica de hoje é super bacana para quem tem problemas com navegação na internet e lentidão. Muitas vezes, o seu plano tem até uma boa velocidade, mas mesmo assim, pode parecer que os sites não carregam na velocidade que deveriam.

O que é DNS?

Muito disso tem a ver com o DNS. Os servidores de DNS são responsáveis por transformar os IPs dos servidores do sites em URLs amigáveis, são como grandes catálogos, relacionando números a nomes.

Mesmo que você nunca tinha ouvido falar, ao acessar qualquer site da internet através de uma URL como “plus.diolinux.com.br”, você certamente está usando um. Muitas vezes o seu provedor possui um servidor DNS próprio e por padrão utiliza ele, o que pode ser eficiente em muitos casos, ou um completo desastre em outros.

Existem também servidores de DNS de grandes empresas, como do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) e da Cloudflare (1.1.1.1, 1.1.1.2 e 1.1.1.3), além do OpenDNS ( 208.67.222.222 e 208.67.220.220) que podem ser usados no lugar deles. Na verdade a lista de opções é grande, por isso do nosso próximo tópico.

Como escolher o melhor DNS para você?

Realmente não existe algo como “o melhor de todos em todos os momentos”, mas existe o melhor para você. Algo que depende da sua localização e até de que rotas a sua conexão geralmente utiliza até chegar ao destino final, por isso, nada melhor do que fazer um benchmark de dns.

Testando as melhores opções para você

Ainda 2015 eu escrevi um artigo no blog Diolinux sobre uma ferramenta chamada Namebench. Por acaso hoje precisei usar a ferramenta hoje, mas aparentemente ela não está mais no repositório do Ubuntu. Ao menos eu não consegui encontrar.

Felizmente, alguém (aparentemente um brasileiro) empacotou uma versão em Snap da ferramenta, permitindo que ela continue sendo utilizada, independente da distribuição.

Usando o namebench para testar os melhores servidores DNS

Uma vez instalado, você encontra ele no menu do sistema.

Uma vez aberto o programa (imagem acima na esquerda), você pode apontar um DNS específico que você queira testar, ou deixar totalmente em branco. O programa é intuitivo, mas de forma geral, apenas apague qualquer número de IP e deixe em branco no campo “Nameservers”, clicando posterioremente em “Start Benchmark”.

O processo pode demorar um bocado dependendo da quantidade de servidores que você pediu para ele testar, verifique as configurações.

O Namebench consegue testar vários DNS diferentes contra os sites mais acessados do ranking Alexa da Amazon. São 2 mil sites e geralmente, através desses testes, é possível ter uma noção da velocidade para os demais.

Depois dos testes, o software vai gerar uma nova janela (imagem acima na direita) com todo o relatório, apontando o top 3, dos melhores DNS a partir da sua localização.

Com essa informação, basta fazer a alteração do seu roteador ou diretamente no seu computador, ou celular, para fazer os testes e verificar se você tem um melhor desempenho ao acessar as páginas. Em alguns casos a diferença pode ser notável.

Neste meu caso em particular, o DNS secundário do Google se mostrou mais eficiente (8.8.4.4), mas para você, pode ser que outro resultado apareça.

Fique à vontade para comentar outras ferramentas que você conhece para fazer o mesmo trabalho.

Até a próxima! :vulcan_salute:

9 curtidas

Cheguei a usar esse software no Windows, é bem legal. Pena que aqui em casa não tem como usar ele. Meu provedor intercepta todas as requisições de DNS pro servidor deles.