Extrair e Apagar — extraia arquivos compactados no XFCE!

Eu sempre usei o KDE Plasma, e lá eu estava acostumado a extrair arquivos compactados já apagando o original automaticamente — era algo que eu usava bastante no dia a dia.
Recentemente mudei para o XFCE e percebi que, infelizmente, o Thunar não tem essa opção por padrão. Procurei alguma solução parecida, mas não encontrei nada pronto.
Então resolvi criar eu mesmo um script simples, que faz exatamente o que eu precisava: extrai o conteúdo e apaga o arquivo compactado logo em seguida.
A melhor parte é que ele pode ser integrado facilmente ao Thunar, deixando o processo rápido e prático, igual eu tinha no KDE.

:puzzle_piece: Explicação curta do script

Esse script foi feito para extrair automaticamente arquivos compactados e apagar o original logo em seguida, economizando espaço e evitando duplicados.
Ele cria uma pasta com o nome do arquivo, extrai tudo dentro dela e mostra o progresso em um terminal.
Funciona com vários formatos, como .zip, .tar, .gz, .7z, .rar e .lz4, e pode ser facilmente integrado ao Thunar (gerenciador de arquivos do XFCE) como uma ação personalizada.

Eu meio que acabei de fazer então ainda não tenho certeza se vai funcionar em todos os arquivos compactados, nos que eu testei funcionou.

4 curtidas

Atualização:

• Confirmação via yad antes de remover o arquivo original.

• Extensões adicionais (.xz, .zst, .tar.zst, .lzma, .cab, .iso).

• Adicionada notificações gráficas usando o notify-send.

2 curtidas

Olá, @tuxslack :waving_hand:

Primeiro, quero agradecer pela sua excelente contribuição! :raising_hands:
As melhorias que você trouxe — especialmente o suporte a novos formatos (.xz, .zst, .lzma, .cab, .iso) e a adição das notificações gráficas com notify-send — ficaram muito boas e deixaram o script bem mais completo.

Optei apenas por remover a confirmação via yad, pois a ideia original do projeto é manter o processo o mais automático possível: o Thunar (e outros gerenciadores) já possuem ações para extrair sem apagar, então essa função acabava ficando redundante.

Fora isso, todas as suas melhorias foram mantidas. O resultado final está ótimo! :tada:

Muito obrigado pela colaboração — vou deixar o seu crédito no cabeçalho do script e também mencionar no changelog do repositório.

Grande abraço e valeu pela força! :flexed_biceps:

1 curtida

Para evitar exclusões acidentais

O sistema deve sempre manter o usuário informado sobre o que está acontecendo. (Jakob Nielsen)

Atualização para OpenBox.

Baixando o script
Configurando a ação personalizada no Thunar
Extrai o arquivo compactado sem removê-lo
Extrai o arquivo compactado e depois o remove

2 curtidas

Testou na sua distro?