Bom é apenas uma ideia né.
Esse aqui deve ser mais pobre ainda.
https://www.devmedia.com.br/file-systems-comparando-os-sistemas-de-arquivos-do-linux/31299
Eu não curto essas paginas que não mostram a data da publicação e atualização, os caras falam de coisas de 10 anos atrás e o leitor nem fica sabendo.
O cara escreve que os HDs são de 15k RPM, e hoje nem deve mais existir HD que não seja híbrido, já comecei a ler e já acho que é uma postagem antiga.
@Rimana21 aqui ele escreve “e a sua confiabilidade ainda não está no mesmo nível dos discos de tecnologia tradicional.” informação incorreta, o SSD é imensuravelmente mais seguro, vc pode puxar o SSD da tomada quantas vezes que quiser, ele é quase imortal.
@Rimana21 sei não, quando eu vejo essas coisas eu já dou uma desanimada de terminar de ler.
E qual a diferença nisso ?
Sabemos muito bem que os file system para linux mais utilizados são: BTRFS, XFS e o EXT4. O que fica de fora por enquanto é o ZFS que ainda está em desenvolvimento e que o próprio linus torvalds não recomenda “ainda” a sua implementação e utilização pois ainda está em fase de testes.
Nota: Palavras dele.
Ele não recomenda por motivo de licença, a GPL não é compatível.
Pode ler ai em todos os lugares, quando ele fala essas coisas ele sempre fala mencionando licença.
@Rimana21 A GPL é tão carrasca que ela não é compatível com ela mesma, acredita nisso.
Ele nunca vai recomendar, eu não sei se ele pode alterar a licença do Linux, ele é GPLv2 teria que ver isso com advogado.
@Rimana21 Tem gente que ate se pergunta, se a GPL é tão permissiva porque ela conflita com ela mesma, essas pessoas criticam a GPL e estão certo, agente tem que ter senso critico mesmo.
@rique Quer ver, eu vou postar uma fonte sobre isso, o link diz “Quando dizemos que a GPLv2 e a GPLv3 são incompatíveis, significa que não há um meio legal de combinar código sob a GPLv2 com código sob a GPLv3 em um único programa.”
https://www.gnu.org/licenses/rms-why-gplv3.pt-br.html
lendo todos os posts aqui concluímos que muitas decisões a tomar no linux, por usuários não-técnicos, são muito bem atendidas com as configurações padrão.
para o pessoal técnico, que precisa considerar outros pontos, uma análise adequada do sistema de arquivos pode fazer a diferença num determinado tipo de servidor, aqui chutando, sql.
e os dois casos são válidos. os dois estão certos.
Eu corrigi, eu tinha escrito que o ReFS é o ultimo com sistema de auto reparo em Journaling, e estava incorreto, é o ultimo e único, e provavelmente não haverá outro. ou seja desde antes de 2012 a falta de uma reparação automática sem intervenção manual já era um problema, é igual eu falei o usuário acorda numa linda manha de sol querendo bater seu joguinho antes de ir para a praia e quando liga a maquina, pronto não sabendo de FSCK tem que formatar a maquina.
Exatamente o que aconteceu nesse outro tópico é o que irá acontecer em todos os outros com a mesma temática que forem abertos. Mesmo com muitas informações interessantes, rapidamente os comentários fora do tópico começam a proliferar.
![]()